Mapeamento dos Fundos Rotativos Solidários serão concluídos até o final do mês

Iniciou hoje, sexta-feira (07/07) a 24ª Feicoop - Feira Internacional do Cooperativismo,  junto a 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária. Já as discussões proporcionadas nesta edição começaram na manhã de quinta (6), no Hotel Dom Rafael, no Centro de Santa Maria. No local, a Caritas realizou o Encontro de Mulheres da Região Sul e reunião dos Fundos Rotativos Solidários (FRSs) do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e contou com a participação de membros da Caritas da região Sul do Brasil e também de Brasília, Bahia e Sergipe. A Coordenadora das Pastorais Sociais e Cáritas, Cinara Dorneles participa das atividades, representando a Diocese de Cruz Alta. .

O FRS é como uma poupança comunitária gerida coletivamente para fortalecer a agricultura familiar. Essa poupança é formada por meio da doação voluntária de recursos por cada membro participante do fundo ou ainda pode ser constituída a partir de ações e recursos externos destinados à comunidade.

Quando uma família adquire um benefício, assume a responsabilidade de contribuir mais adiante com a poupança devolvendo o valor do bem recebido (ou aquela quantia determinada pelo grupo) para que ela ou outra família possa ser beneficiada novamente. Dessa forma, o fundo nunca fica vazio.

Conforme previsão da Cáritas Nacional, até o final do mês de julho será finalizado um mapeamento nacional com a localização de todos os FRSs.

Oficina de formação no Parque da Medianeira

O dia que antecedeu a abertura da Feicoop também foi marcado por uma oficina de formação em Economia Solidária. A atividade ocorreu no Lonão 02 do Parque da Medianeira e reuniu dezenas de pessoas.

Nesta sexta, a partir das 7h30min, inicia a comercialização de produtos com a presença de centenas de grupos de produtores provenientes de todo o país e também de países como Uruguai, Argentina, Senegal, entre outros. Desde o início da manhã também serão realizados diversos encontros, palestras e seminários.

A Feira

A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária ocorrem de 07 a 09/07 no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.

O evento é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.

Em 2016, o evento recebeu 248 mil visitantes. Este ano, é esperado um público de 250 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Fonte: Cáritas Nacional

Publicada em 21/07/2017 às 14:46:25