"Diversidade religiosa no Brasil e participação Político-partidária" é tema da próxima etapa da ECEP

Neste sábado, dia 15 de julhoserá realizada mais uma etapa da Escola Cristã de Educação Política – ECEP, queterá como local o Centro Diocesano de Formação Pastoral – CDFP. Nesta etapa otema será: “Diversidade religiosa no Brasil e participação Político-partidária”,com Waldir Bohn Gass.

Desde o mês de abril, aDiocese de Cruz Alta, em parceria com o Diocese de Santo Ângelo, realiza maisuma edição da ECEP. Serão, no total, dez encontros até o mês de outubro.Destes, cinco já foram realizados, sendo que três aconteceram em Cruz Alta. Oúltimo foi no dia 17 de junho, que abordou o tema “Relação da sociedade com oEstado e Garantia de Direitos”, com assessoria do professor da URI SantoÂngelo, Doutor em Ciências da Religião, professor Noli Bernardo Hahn. Tambémfoi o momento de celebrar com os aniversariantes do mês, Ir. Norma Knob,coordenadora da Comissão Pastoral da Terra, e do Pe. Aloisio Ruedell,Coordenador de Pastoral da Diocese de Santo Ângelo. “É um grupo muito animado,com muita coesão”, relata Neltair Barbosa, participante do curso. Para AndreiAntonio Pires, de Cruz Alta, também aluno desta turma: “participar da EscolaCristã Política é uma experiência única, pois cada um tem papel importante demudança dentro da sociedade, principalmente neste momento difícil que nossopaís atravessa, numa crise política social tão grave. As análises, os diversospontos de vista, as palestras e assuntos abordados até aqui, tudo fundamentadoteologicamente, o que é o principal. Uma bela iniciativa da Diocese de CruzAlta”.

De acordo com a Coordenadora das Pastorais Sociais,Cinara Dorneles, a Escola Política funcionava sob a coordenação da ProvínciaEclesiástica de Santa Maria, idealizada por Dom Ivo Lorscheiter na década de90, mas desde 2015, as Dioceses de Cruz Alta e Santo Ângelo reuniram-se pararealizar a escola em conjunto, em nossa região, de modo a favorecer aparticipação, diminuindo as distâncias e favorecendo a realidade regional. Elacomemora o número de participantes, que nesta edição somam-se 35, e o fatodesta ser uma turma que busca capacitação para atuar na política, com base nosvalores evangélicos e princípios éticos. Cinara lembra que cada etapa do cursotem duração de 1 dia e acontece a cada 2 anos, não coincidindo com anoeleitoral.

Publicada em 25/07/2017 às 17:41:47