Diocese de Cruz Alta

Destaques, Notícias › 09/06/2021

1,8 tonelada de alimentos arrecadados durante Corpus Christi em toda a Diocese

Diocese de Cruz Alta mobiliza para a 2ª fase da Ação Emergencial É tempo de cuidar

Entrega de cobertores feita pela Paróquia São Pedro Apóstolo, de Fortaleza dos Valos à Cáritas Diocesana

Diante da grande necessidade de ajudar a quem mais precisa, sendo esta uma missão da Igreja Católica, Dioceses e arquidioceses de todo o país estão mobilizadas para a 2ª fase da Ação Emergencial Solidária  É tempo de Cuidar. Na Diocese, a campanha está sendo motivada pelo Bispo Diocesano, Dom Adelar Baruffi, e Pastorais Sociais.

A campanha na Diocese é permanente, mas teve uma mobilização especial no dia de Corpus Christi. Como ação concreta, o Bispo pediu que fossem atividades voltadas para a doação de alimentos e agasalhos. As ações foram realizadas das mais diversas formas. Foram entregues doações  nas Paróquias; houve arrecadação feita nas casas, durante procissão motorizada com o Santíssimo Sacramento, e, também, motivação para que as doações fossem realizadas diretamente às famílias que mais estão necessitando.

Conforme levantamento extraoficial, em toda a diocese, estima-se que foram arrecadados e doados cerca de 1,8 mil kg de alimentos e 1,4 mil peças de roupas, além de calçados e mais de 100 cobertores.

A Paróquia São Geraldo Magela, de Ijuí, que já realiza um trabalho expressivo no setor social, realizando diversos projetos que vão ao encontro das necessidades locais, e promovendo, inclusive geração de renda para quem participa, arrecadou um total de: 35 cobertores, 530 kg de alimentos, mais de 300 peças de roupas, além de roupas para crianças e calçados. As doações foram recebidas na paróquia, na parte da tarde.

Assim, também foi na Paróquia São Pedro Apóstolo, de Fortaleza dos Valos, que arrecadou 50 cobertores e cerca de 135kg de alimentos. Parte dos cobertores foram doados às famílias necessitadas da Paróquia e a outra parte foi destinados à Cáritas Diocesana, para que esta possa destinar a pessoas de outras localidades da Diocese, que necessitam.

Algumas paróquias realizaram a doação diretamente para as Assistenciais Sociais de seus municípios, visto que estes têm o controle das famílias que mais precisam. Foi o caso da paróquia São José, de Pejuçara, e São Marcos de Alto Alegre, onde a arrecadação foi feita pelos grupos de jovens da paróquia, durante a procissão motorizada com o Santíssimo. A doação chegou a cerca de 1 mil peças de roupas, além de alimentos.

Houve, também, motivação para que as doações fossem levadas diretamente para as famílias. Assim foi nas paróquias Santa Terezinha de Condor e Nossa Senhora da Conceição, de Tunas.

Em Chapada, na Paróquia São José, a doação de aproximadamente 75kg de alimentos e peças de roupas foi feita diretamente na paróquia, durante celebração. Assim, também, foi feita na paróquia Imaculada Conceição, de Cruz Alta, onde os fiéis levaram a sua doação durante a missa. Foram cerca de 27kg de alimentos, além de material de higiene e limpeza, peças de roupas, além de cobertores.

Na Paróquia Santa Terezinha, de Fontoura Xavier, foram arrecadados cerca de 180kg de alimentos, que foram doados em forma de cestas básicas às famílias cadastradas nas pastorais da paróquia.

Na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, do Santo do Jacuí, arrecadou cerca de 300kg de alimentos, que são destinados para as famílias atendidas pela Cáritas e Pastoral da Criança paroquiais. E, em Barros Cassal, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, foram arrecadados 73kg de alimentos, algumas peças de roupas, além de R$ 768,55 de coleta. O valor arrecadado será destinado aos projetos sociais realizados na paróquia. Ainda na região de Soledade, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Ibirapuitã, arrecadou cerca de 200 kg de alimentos, além de material de higiene e limpeza.

Praticamente todas as Paróquias da Diocese realizam uma campanha permanente de doação, especialmente neste tempo de pandemia. As doações chegam a todo o momento e são entregues para as famílias que mais necessitam. Entre elas a Catedral Diocesana, a Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Ijuí, a Paróquia Nossa Senhora da Soledade, de Soledade, entre outras, inclusive algumas das já citadas acima.

Semana de Mobilização Nacional para da ação emergencial É tempo de cuidar

A ação emergencial É tempo de cuidar é realizada em numa parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira, Conferência dos Religiosos do Brasil, Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Como forma de motivar a todas as arqui/dioceses de todo o país a

Nesta semana, de 08 a 12/06, vivenciamos a Semana Nacional de Mobilização da 2ª fase da Ação Emergencial, onde todos são chamados a promover ações diversas com objetivo de ajudar a quem mais precisa, visto que a pandemia do covid-19 continua atingindo a todos, das mais diversas formas, especialmente aos mais pobres.

Programação da Semana de Mobilização

12 junho – Dia de Cuidar – dia especial de doações em todo o país
6h45 – Santa Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa (BA), presidida pelo bispo dom João Santos Cardoso
Ações locais de arrecadação em drive thrus organizado por comunidades e paróquias católicas.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X