Assembleias Diocesanas
Histórico das Assembleias Diocesanas
Desde sua criação, o primeiro objetivo da Diocese de Cruz Alta foi conhecer a realidade socioeconômica e sua realidade religiosa. E desenvolver uma ação pastoral que fosse condizente e respondesse a essa realidade, com os necessários recursos humanos.
1ª Assembleia
A primeira assembleia, realizada em 19 de dezembro de 1973, propôs que esses objetivos fossem reassumidos. Assim, incentivando mais recursos para a formação de agentes pastorais.
2ª Assembleia
Realizada de 1974 a 1975, propôs o objetivo geral: Desenvolver uma ação pastoral que possibilite o crescimento de uma consciência crítica, que leve a corresponsabilidade exercida na participação tanto do planejamento quanto na execução de uma pastoral transformadora da realidade.
3ª Assembleia
Realizada em 1976, foi realizada na residência do Sr. Bispo, onde foram elaborados os seguintes projetos: vocações, catequese, formação de agentes, promoção humana, conselhos paroquiais e
liturgia.
Para promover a Diocese de agentes de pastoral, foi iniciado, em 1976, a construção de um CENTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO PASTORAL.
4ª Assembleia
Realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 1977, e teve como tema: “Igreja Viva e Consciente”. E elaborou o seguinte objetivo geral: A Igreja particular empenhada na missão de mãe educadora através de uma ação pastoral consciente e transformadora da realidade.
5ª Assembleia
Aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro de 1978, e teve como tema: “Igreja Mãe Educadora”. Na ocasião decidiu-se retomar os objetivos anteriores e foi elaborado o seguinte objetivo geral: A Igreja Particular de Cruz Alta empenhada em ser mãe educadora, desenvolvendo uma ação pastoral consciente e transformadora da
realidade, voltada principalmente para os marginalizados, responsabilizando os grupos de influência.
6ª Assembleia
Ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro de 1979, e teve como tema: “Igreja mãe libertadora, geradora de comunidades”. Seu objetivo geral foi empenhar-se em ser Igreja mãe libertadora geradora de comunidades para, em comunhão e participação, transformar a realidade com vistas a uma sociedade justa e fraterna.
Foi optado por priorizar:
*Pastoral da promoção humana;
*Pastoral da CEBs;
*Pastoral da Juventude;
7ª Assembleia
Realizada em 1980, teve como objetivo do trabalho:
Em que atitudes e atividades da Ação pastoral se percebeu a presença dos elementos do Objetivo Diocesano? Como finalidade, fizeram a avaliação do Objetivo da Diocese e Promoção Humana e CEBs.
8ª Assembleia
Realizada nos dias 24 e 25 de novembro de 1981, teve como tema: “Ser Igreja mãe geradora de Justiça e Fraternidade”. Decidiu-se pelo seguinte objetivo geral: Ser Igreja mãe evangelizadora, converter-se na opção preferencial pelos pobres, empenhando-se em transformar a realidade com vistas a uma sociedade justa e fraterna.
9ª Assembleia
Realizada em 1982, teve como tema: “O trabalho numa sociedade
mais justa e fraterna”.
E como objetivo geral: Ser Igreja Mãe Evangelizadora, convertendo-se na opção preferencial pelos pobres, em vista de uma sociedade justa e fraterna.
10ª Assembleia
Realizada nos dias 23 e 24 de 1983, ano em que a Diocese completara seus dez anos de instalação, teve como tema: “Igreja mãe que educa para a vocação e a redenção”. Teve como objetivo geral: Ser Igreja mãe evangelizadora presente na vida do povo, à luz de opção preferencial pelos pobres, criando comunidades que gerem uma sociedade nova, sinal do reino definitivo.
11ª Assembleia
A décima primeira assembleia, realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 1984, teve como tema: “Ser Igreja presente na vida do povo”. Como objetivo, optou-se pela continuação das diretrizes
anteriores, com alguns retoques na formulação dos objetivos e nas suas fundamentações.
12ª Assembleia
Realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 1985, teve como tema: “Evangelização no mundo urbano e rural”. Teve como objetivo geral: Ser Igreja comprometida com a justiça e a verdade, dando preferência aos pobres para ser fermento de uma sociedade fraterna, sinal do Reino Definitivo. Prioridades:
Pastoral Rural (Reforma Agrária, Previdência e Saúde, Organização da mulher trabalhadora, Política Agrícola);
Pastoral Urbana: (Operária e Periferia);
Formação de Agentes: (CEBs, Educação, Juventude, Bíblia).
13ª Assembleia
Realizada nos dias 25 e 26 de novembro de 1986, teve como tema: “Igreja de Cruz Alta, como é? Como caminha?”
Teve como objetivo geral:
Ser Igreja comprometida com a Justiça e a Verdade, dando preferência aos pobres para ser fermento de uma sociedade fraterna, sinal do reino definitivo.
14ª Assembleia
Realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 1987, teve como tema: “Com Maria e Como Maria caminhamos”. Teve como objetivo geral: Ser Igreja comprometida com a Justiça e a Verdade, dando preferência aos pobres para ser fermento de uma sociedade fraterna, sinal do reino definitivo.
15ª Assembleia
Realizada nos dias 22 e 23 de novembro de 1988, teve como tema: “O reconheceram ao partir o pão”.
E como objetivo geral de avaliar os sinais concretos da realização dos objetivos diocesanos.
16ª Assembleia
Realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 1989, teve como tema: “Igreja em constante revitalização”.
E como objetivo: Descrever, com detalhes, qual foi o trabalho realizado na paróquia sobre o 10º Plano Diocesano de Pastoral do ano de 89; Apontar os sinais concretos, os resultados da aplicação do Objetivo Diocesano e das Prioridades; Descrever tudo que foi feito de concreto durante o ano com relação à Pastoral da Juventude.
17ª Assembleia
Realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 1990, teve como tema:
“Não Podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.
E como objetivo geral: Ser Igreja povo de Deus, evangelizando numa nova cultura comprometida com a opção evangélica pelos pobres, em comunidades fraterno-libertadoras assumindo o Projeto de Jesus Cristo.
18ª Assembleia
Realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 1991, teve como tema: “Jesus Cristo ontem, hoje e sempre”.
E como objetivo geral: Evangelizar com renovado ardor missionário.
19ª Assembleia
Realizada nos dias 24 e 25 de novembro de 1992, teve como tema: “Evangelizar com novo ardor, novos métodos e nova expressão”. Na ocasião fora prestada uma homenagem da Pastoral Diocesana a Dom Jacó Roberto Hilgert pelo seu aniversário de 40 anos de ordenação
sacerdotal. Como objetivo geral, o tema: Ser Igreja Povo de Deus, comprometida com a evangélica opção preferencial pelos pobres, evangelizando as culturas, em comunidades fraterno-libertadoras, assumindo o projeto de Jesus Cristo.
20ª Assembleia
Realizada nos dias 23 e 24 de novembro de 1993, teve como tema: Ide comunicar o que vistes e ouvistes”.
Assim como o ano anterior, teve como tema:
Ser Igreja Povo de Deus, comprometida com a evangélica opção preferencial pelos pobres, evangelizando as culturas, em comunidades fraterno-libertadoras, assumindo o projeto de Jesus Cristo.
21ª Assembleia
Realizada nos dias 22 e 23 de novembro de 1994, teve como tema: “Abrir caminhos. Missão de todos”.
Neste ano não foram definidas
novas diretrizes, mas sim, foram avaliadas e aprofundadas as diretrizes assumidas na assembleia anterior.
22ª Assembleia
Realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 1995, teve como tema: “O Espírito do Senhor me enviou para Evangelizar e Anunciar o Ano da Graça”.
Objetivava-se realizar um encontro de planejamento e de avaliação, principalmente das ações pastorais da Paróquia, praticadas de acordo com o 12º Plano Diocesano Pastoral.
23ª Assembleia
Realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 1996, e teve como tema: “Jesus passou pela Terra anunciando e fazendo o bem”. Teve-se como objetivo avaliar a ação pastoral e evangelizadora da Diocese, aprofundando um tema específico do PAE e especificando as atividades diocesanas para o ano seguinte.
24ª Assembleia
Realizada nos dias 25 e 27 de novembro de 1997, teve como tema: “O Espírito Santo descerá sobre ti”. Na ocasião, foi celebrado o Jubileu de Prata da Diocese. O Objetivo geral do encontro é:
“Evangelizar a sociedade urbanizada, em vista da vida mais justa, digna e fraterna, conforme o projeto de Jesus Cristo, anunciando o Ano da Graça”.
25ª Assembleia
Realizada nos dias 24 e 25 de novembro de 1998, teve como tema: “Eis que venho, ó Pai, para fazer a tua vontade”. Na ocasião foi avaliada a caminhada realizada no ano e projetado os passos a serem dados no próximo ano, no intuito de crescer no empenho pela transformação social, na ação profética e na sensibilidade pelo clamor dos excluídos. Tendo em vista, também, o Projeto Rumo ao Novo Milênio, projetado o próximo ano.
26ª Assembleia
Realizada nos dias 23 e 24 de novembro de 1999, teve como tema:
“Na Comunhão da Trindade viver o Ano da Graça”. O encontro foi de avaliação e planejamento, principalmente, centrado na avaliação do 13º Plano de Ação Evangelizadora, conforme orientações que foram passadas a cada Região Pastoral e no projeto para a caminhada da Igreja par o Ano Jubilar – Ano da Graça.
27ª Assembleia
Realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 2000, no ano da Graça Jubilar dos 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo. teve como tema: “Na alegria da Trindade projetamos o futuro”. O intuito do encontro foi projetar o futuro para a Igreja do Novo Milênio, com todos os desafios que se apresentam.
28ª Assembleia
Realizada nos dias 20 e 21 de novembro de 2001, teve como tema: “Eles eram perseverantes na doutrina dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”.
Neste primeiro encontro no novo século e no primeiro ano de vigência do 15º Plano Diocesano de Evangelização, foi feito uma avaliação de como estão as comunidades e como foram atendidas as orientações contidas nas Diretrizes Diocesanas, além de definidas as ações para o ano seguinte.
29ª Assembleia
Realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2002, teve como tema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O encontro discutiu os novos desafios pela frente, entre eles: o Mutirão Nacional para a Superação da Miséria e da Fome; a organização pastoral e administrativa da Diocese.
30ª Assembleia
Realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2003, teve como tema: “Avancem para águas mais profundas”.
Considerando as Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc Nº 71 da CNBB), os
direcionamentos da Igreja no Rio Grande do Sul;
e as sugestões vindas da base da Diocese, o encontro construiu o 16º Plano de Ação da Diocese de Cruz Alta.
Realizada nos dias 23 e 24 de novembro de 2004, teve como tema: “Nossa vocação: Acolher”. Com a assessoria do Pe. Agostinho Sautier, da CNBB Sul 3 de Porto Alegre, o momento foi de estudo e avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano, quando trabalhado o plano diocesano, através do cartaz e também do livro.31ª Assembleia
32ª Assembleia
Realizada nos dias 22 e 23 de novembro de 2005, teve como tema: “Olhar o rosto da nossa Igreja no rosto do Bom Pastor”. O encontro pretendeu reassumir o objetivo das Diretrizes da Ação Evangelizadora no 16º Plano Diocesano e avaliar as atividades no confronto com o agir e falar de Jesus.
Na leitura das diretrizes os seguintes pontos receberam atenção especial: A pessoa; A comunidade; A família pela pastoral Familiar;
A catequese familiar; A pastoral do Dizimo e a Sociedade (Mutirão para superação da miséria e fome.
Formação para políticas públicas. A Ecologia).
33ª Assembleia
Realizada nos dias 15 e 16 de novembro de 2006, teve como tema: “Vocação Humana – Viver em comunidade”. Na ocasião foi discutido o planejamento para 2007, a inserção da caminhada Diocesana, a Campanha da Evangelização do Advento/2006, a Romaria do
Trabalhador no próximo e o Fórum da Igreja do Rio Grande do Sul, ambos a acontecer no ano seguinte.
34ª Assembleia
Realizada nos dias 13 e 14 de novembro de 2007, teve como tema:
“O Sopro do Espírito Santo Renovará nossas comunidades”.
35ª AssembleiaA pauta principal do encontro foi a elaboração dos objetivos de um programa pastoral tampão, válido para o ano de 2008, bem como a definição dos objetivos para o quadriênio 2009/12, baseado nas definições da CNBB do ano próximo.
Realizada nos dias 11 e 12 de novembro de 2008, teve como tema: “Conversão Pastoral para a Missão”. O encontro identificou os aspectos que precisavam ser transformados na Igreja (comunidades, paróquias, dioceses) para que a pastoral possa ser devidamente “missionária”.
Entre os demais temas: “Conversão Pastoral par a Missão” e “Agir: Prioridades a serem assumidas”.