Diocese de Cruz Alta

Histórico da Cúria

 

 

 

Histórico da Cúria Mitra Diocesana

 

Desde a fundação da Diocese de Cruz Alta, a Cúria e Secretariado sempre funcionou em lugares apertados, e inadequados para bem desenvolver suas atividades administrativas e pastorais. Depois de 25 anos funcionando precariamente em locais alugados ou emprestados, foi numa decisão tão arrojada quanto necessária, que a Diocese construiu o tão sonhado espaço que possibilita o desenvolvimento de atividades tanto no campo administrativo quanto pastoral.

A decisão de criar a sede própria da Mitra Diocesana e Secretariado da Pastoral partiu dos Conselheiros da paróquia, em virtude dos 25 anos de existência da Mitra, e também adquirir melhores acomodações para desenvolverem os trabalhos dirigidos às 30 paróquias de 29 municípios, além do atendimento à comunidade de Cruz Alta. “Trabalhamos com dificuldades, às vezes por falta de espaço, e como o nosso trabalho é abrangente, precisamos ocupar melhor os espaços”.

Lançamento da Pedra Angular

Lançamento da Pedra Angular em 28 de janeiro de 1997

Com o repicar dos sinos, às 19h30min, do dia 28 de janeiro, com a presença do Bispo Dom Jacó, sacerdotes, diretoria da Catedral, representantes das 32 Paróquias pertencentes a Diocese de Cruz Alta, e demais fiéis da comunidade participam do ato de lançamento da Pedra Angular do Secretariado Diocesano, à Rua Duque de Caxias.

A benção do Bispo

O Ato iniciou com a palavra de Dom Jacó sobre a importância da nova Cúria Diocesana para que o secretariado seja instalado e tenha a eficiência necessárias, para dinamizar a Pastoral, bem como os setores administrativos. Após a benção do Bispo e a leitura da Ata por Claudino Albertoni, a Banda da AD3 entoou hinos de louvor, enquanto os fiéis caminhavam em direção a Catedral e jovens com faixa “A Paróquia da Catedral orgulha0se em fazer parte desta história”, demonstravam sua fé e alegria pelo grande acontecimento”.

Em frente à Catedral, o Pároco João Bagolin leu, do livro do Levítico 25,9-14 e segundo as palavras bíblicas, Dom Jacó declarou aberto o Ano Jubilar de nossa diocese “em nome de Deus Pai que nos criou, em nome de Jesus Cristo nosso irmão na fé e no Espírito Santo que nos santificou”. O solene toque de silêncio da “trombeta”, o toque dos sinos e a salva de foguetes, demonstraram que com imensa alegria, a Igreja de Cruz Alta abria solenemente esta caminhada, dando graças a Deus e cantando Glória e louvando ao Senhor.

A missa festiva, com a participação de 20 padres concelebrantes, lotou a Catedral numa grande demonstração de festejar o Novo Milênio.

Na homília, Dom Jacó mais uma vez ressaltou a importância do Ano da Graça, pois Cristo veio anunciar a Pedra Angular e a descida do Espírito Santo em Pentecostes.

Inauguração

Dia da inauguração em 26 de novembro de 1997

Em agosto de 1997 o prédio já estava praticamente concluído, como relatou o Chanceler do Secretariado, Claudino Albertoni “o prédio já está pronto, faltando apenas alguns reparos e instalações internas, que são mais demoradas”.

A inauguração estava prevista para o mês de novembro, por ocasião da Assembleia Diocesana. A mudança de todo o acervo aconteceu neste mês.

Por fim, no dia 26 de novembro de 1997, Dom Jacó inaugurou o Secretariado Diocesano. 

Os participantes da 24ª Assembleia Diocesana de Pastoral estiveram presentes, prestigiando o evento. 

Após a benção da imagem do Bom Pastor, foi cortada a fita pelos senhores Carlos Alberto Frantz Machado, presidente do Conselho de Finanças, Arlindo Cavinatto, construtor e pelo Dr. Jorge Berwanger, engenheiro.

Em seguida o público acompanhou a benção do prédio por Dom Jacó e visitou as dependências do mesmo.

Como parte integrante da Solenidade houve missa concelebrada por todos os padres e jantar no Salão da Catedral. Com a conclusão dessa obra, cuja realização também faz parte do Ano Jubilar da Diocese, foi preenchida uma necessidade que não pode ser atendida durante a caminhada Diocesana.

A Diocese levou algum tempo para adequar as salas para atendimento de suas finalidades. No entanto, o secretariado atendia a parte administrativa, no térreo, e as pastorais no 1º piso.

 

Dependências

 

Nos primeiros anos, a Cúria funcionava do seguinte modo: na parte térrea do prédio funcionava a secretaria diocesana, que mantinha todo o Histórico da Diocese, como certidões de casamento, batizados, entre outros; também havia uma repartição para o funcionamento da tesouraria diocesana, que é administrada pelo bispo com o auxílio de um Conselho formado por leigos, cujo coordenador era o Sr. Carlos Alberto Frantz Machado.

Arranjava-se uma sala para o bispo e outra para o vigário geral atenderem ao público, além de almoxarifado, sala de arquivo e um protocolo. Já a parte superior do prédio, estava designada ao setor de liturgia, que comportava toda a estrutura pastoral, como biblioteca, sala de reuniões para os Conselhos e sala para cada uma das pastorais existentes (Pastoral da Criança, do Jovem, do Negro, Pastoral Rural, Urbano; Pastoral da Comunicação…).

Conforme Albertoni, o objetivo maior dessa construção era equipar toda a atividade diocesana com instalações próprias e que favorecessem o atendimento ao público em geral. 

Já a importância desse passo, que só foi consolidado 25 anos depois da fundação da Diocese de Cruz Alta, representa o funcionamento da Diocese em dependências adequadas.

Todos os custos que cobriram a obra iniciada em 1996, cujo o prédio abrange 440m2, foram contribuições da comunidade, além de doações, inclusive, da Alemanha, ao longo desses anos, como explicou Albertoni.

 

Estrutura e funcionamento atual da Cúria Mitra Diocesana

A Cúria Diocesana está situada no centro da cidade de Cruz Alta, na Rua Duque de Caxias, 729 Centro – CEP: 98.005-200.

Na cúria trabalham 11 funcionários, sendo um o administrador/ecônomo (leigo), quatro no setor de contabilidade, sendo uma contadora formada, mais três auxiliares de contabilidade (sendo duas destas formadas em contabilidade), uma funcionária no departamento pessoal e tesouraria (formada em administração), uma funcionária na Assessoria de comunicação e Secretaria do Bispado (formada em Jornalismo), uma funcionária na recepção e setor de Batistérios e Arquivos, uma funcionária na limpeza, a Coordenação das Pastorais Sociais e Cáritas, com uma funcionária, a Coordenação da Pastoral da Criança, com uma funcionária.

Está situada, também, na Cúria, a sala do Vigário Geral, a sala do Chanceler / Vigário Judicial, a sala do Coordenador Diocesano de Pastoral e a sala do Bispo.

A cúria possui, também uma sala mais ampla utilizada para reuniões, um refeitório, 07 banheiros (sendo um na recepção), sala de espera e sala de Arquivo.

Registros da construção em 31 de março de 1997

 

Registros da construção de 15 de maio de 1997

Dom Jacó supervisionando a obra em 15 de junho de 1997

Dom Jacó no dia de inauguração

 

Fontes:

Jornal A Gazeta, 31 de janeiro de 1997

Jornal Diário Serrano, 1 de agosto de 1997

A Voz da Diocese, n. 115, março de 1997

A Voz da Diocese, n. 123, novembro de 1997

A Voz da Diocese, n. 124, dezembro de 1997

Arquivo Mitra Diocesana – Histórico da Diocese – 1994/1997

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X