Diocese de Cruz Alta

1991 a 1995

Pesquisa por ano 1991 a 1995

 

 

 

 

 

1991

 

 

 

 

 

 

Bispo coadjutor é empossado em Passo Fundo

 A Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Passo Fundo, tornou-se pequena para abrigar todos os presentes na cerimônia que ordenou Bispo o Monsenhor Pedro Ercílio Simon. A cerimônia contou com a presença do ordenante principal Dom Carlo Furno, embaixador do Vaticano no Brasil.

A cerimônia de ordenação do novo bispo aconteceu no último domingo, às 17h, na Catedral de Passo Fundo, tendo como ordenantes principais, além do embaixador do Vaticano no Brasil, os auxiliares Dom Urbano Algayer, Bispo de Passo Fundo, e Dom Jacó Hilgert, Bispo de Cruz Alta.

Presentes também durante a cerimônia de ordenação, quase todos os bispos do Estado, como é o caso de Santa Catarina e São Paulo. Segundo o Padre Flávio Rohr, cerca de 20 Bispos e 150 padres de todo o Rio Grande do Sul estavam presentes, além de inúmeras pessoas da comunidade de diversas cidades, inclusive Cruz Alta, onde partiu um ônibus de excursão.

A posse do novo Bispo será neste domingo, dia 6, às 18h, na Catedral do Divino Espírito Santo, com missa e leitura da carta do Papa que o nomeou, contando com a presença dos bispos e padres de todo o Estado, além dos representantes das 31 Paróquias da Diocese. Após a posse, haverá um jantar em homenagem ao novo bispo, onde será oferecido um churrasco, pão e salada, podendo os convites serem adquiridos na Secretaria da Catedral.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de janeiro de 1991

 

 

 

 

 

 

Pedro Ercílio Simon toma posse hoje

O Bispo Coadjutor da Diocese de Cruz Alta, Pedro Ercílio Simon, toma posse hoje, em solenidade que acontece às 18h na Catedral do Divino Espírito Santo. O novo Bispo foi ordenado no último dia 30 de dezembro de 1990 na Catedral Diocesana Bossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo.

A posse do Bispo Coadjutor, que acontece no dia de hoje, iniciará com a leitura da Carta do Papa que o nomeou, seguido da solenidade de posse e celebração da santa missa com a presença de inúmeros convidados especiais, como é o caso de vários Bispos de todo o Estado, além de padres e de representantes das 31 Paróquias da Diocese de Cruz Alta.

Segundo o Padre Flávio Rohr, logo após a solenidade de posse, será servido um jantar em homenagem ao novo Bispo, que permanecerá na Diocese trabalhando junto ao Bispo Dom Jacó Hilgert. O jantar será servido nas dependências do novo salão paroquial, o qual está em construção.

Atividades Sacerdotais do novo Bispo

Pedro Ercílio Simon nasceu em Ibiaça, no ano de 1941, e, aos 11 anos de idade, ingressou no Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Tapera, RS. Foi ordenado sacerdote por Dom Aloísio Lorscheider, em 1965. Entre suas principais atividades sacerdotais, ao longo de 25 anos, estão: Assistente e professor nos Seminários de Tapera e Erechim, reitor e professor por seis anos no Seminário Diocesano de Passo Fundo, professor de Teologia Dogmática no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, Pároco das Paróquias de São Judas Tadeu, São Cristovão, Sagrado Coração de Jesus e Catedral,  todas em Passo Fundo, Coordenador Diocesano da Pastoral por quatro anos, Vigário Geral da Diocese a partir de 1987.

Participou, também, da direção dos seguintes organismos diocesanos: Cabido dos Cônegos, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho dos Assuntos Econômicos Cáritas, Assistência Social Diocesana Leão XIII e Rádio Planalto. Exerceu ainda, as atividades de Assistente Diocesano da Pastoral Familiar, diretor espiritual dos Cursilhos de Jovens e diretor espiritual das Tendas de Shalom.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de janeiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

Novo Bispo assume em Cerimônia especial

– Bispos e religiosos de vários municípios vieram assistir a posse –

A Catedral ficou completamente lotada para a Solenidade de Posse do Bispo Coadjutor de Cruz Alta, Pedro Ercílio Simon. A solenidade aconteceu às 18h de domingo, reunindo autoridades eclesiásticas e civis, além de um grande número de pessoas da comunidade cruz-altense e outras localidades.

Às 18h de domingo, a comunidade cruz-altense assistiu a solenidade de posso do novo Bispo Coadjutor de Cruz Alta, vindo especialmente da Diocese de Passo Fundo para ajudar ao Bispo Dom Jacó Hilgert. Estavam presentes na posse, o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Cláudio Colling, o Arcebispo Coadjutor Altamiro Rossatto, o Presidente da Regional Sul 3 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Bispo de Santa Maria, Dom José Ivo Lorscheiter, além dos bispos das cidades de Santo Ângelo, Erechim, Santa Cruz do Sul, bispos auxiliares de Porto Alegre, representantes dos bispos de Frederico Westphalen e Passo Fundo, prefeitos de Cruz Alta e Passo Fundo, cerca de 40 padres da Diocese de Cruz Alta e outras localidades do Estado, representantes das 31 paróquias da Diocese e um grande número de fiéis da cidade e de fora.

Nomeação do Papa

No dia 24 de outubro de 1990, o Papa João Paulo II nomeou Monsenhor Pedro Ercílio Simon, da Diocese de Passo Fundo, Bispo Coadjutor de Cruz Alta, e a ordenação episcopal aconteceu no último dia 30 de dezembro em Passo Fundo. Durante a solenidade de posse foi feita a leitura da carta de nomeação do Bispo e leitura da ata da solenidade de ordenação do Bispo que aconteceu em Passo Fundo e, por último, a leitura da ata da posse do Bispo em Cruz Alta.

Após a solenidade, foi oferecido um jantar em homenagem ao novo Bispo no salão paroquial, previamente ornamentado para a ocasião, tendo reunido cerca de 500 pessoas. O novo Bispo ficará, permanentemente, servindo a comunidade cruz-altense, assessorando a Dom Jacó, que está com problemas de saúde.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 8 de janeiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

Novo Bispo:

“Credibilidade da Igreja não significa assumir controles”

Dom Jacó cumprimenta o novo bispo

O Bispo Coadjutor de Cruz Alta, Dom Pedro Ercílio Simon, que tomou posse no último domingo, fala um pouco de sua vida sacerdotal, de seu trabalho e de sua missão como padre, desde que iniciou até os dias de hoje, quando várias foram as transformações ocorridas no mundo e nas pessoas.

Pedro Ercílio viveu grande parte de sua vida na pequena localidade de Sertão, próximo a cidade de Passo Fundo, e ambiente bastante religioso, não apenas falando em família, mas toda a comunidade. Aos 11 anos de idade, o Bispo ingressou no Seminário, mas somente mais tarde pode compreender que estava sendo chamado para servir a Deus.

“Desde a faculdade até hoje já se foram cerca de 32 anos e eu continuo firme neste trabalho, apesar de que, ao longo destes anos todos, várias foram as transformações. Por um lado, houve a penetração de outros valores, como é o caso do secularismo, as facilidades, o consumismo… tudo isso foi transformando o modo de ser e de viver de nossa população mais fiel aos princípios católicos. Tudo isso veio proporcionar uma certa depuração, ou seja, se alguns deixaram de seguir a sua religião, por outro lado, outros passaram a assumir a sua fé com maior consciência, com maior vocação. Desta forma, acredito ser o trabalho do padre, atualmente, melhor, pelo fato de ser, até mesmo, mais compreendido do que em outros tempos”, acentua o Bispo.

O que representa uma nomeação

Para o novo Bispo, há uma diferença fundamental entre uma promoção humana de cargo e subir um degrau na hierarquia da Igreja. “Numa promoção dessa natureza, assumimos a responsabilidade não apenas como a subida de mais um degrau, mas, sobretudo, no mais alto grau de dever e missão a ser cumprida”, ressalta o Bispo.

Quanto a atual situação que atravessa o país, o Bispo acredita ser bastante difícil. “Basta se perguntar como é que se faz para sobreviver, principalmente aquele que vive com um salário mínimo ou pouco mais? Realmente, é como que quase um milagre permanente a questão da sobrevivência para milhões de brasileiros. Olhando para esta realidade, sinto-me pequeno diante de tamanha responsabilidade, entretanto, se olharmos a situação de outros países, veremos que conseguiram reverter a situação, com a colaboração de todos, não apenas com fórmulas mágicas, e dar à população dias melhores e de maior esperança. Não devemos desanimar, mas confiar e dar nossa parte na responsabilidade de proporcionar dias melhores”, ressalta o Bispo.

A Credibilidade da Igreja

Em pesquisa levantada há alguns dias pelo Jornal Diário Serrano, pode-se constatar que a Igreja está em primeiro lugar em credibilidade junto à opinião pública, e segundo o Bispo, apresentar os verdadeiros valores do ser humano que devem ser respeitados, clamar por eles e, muitas vezes, denunciar caso não estejam sendo respeitados, é o que de fato dará a credibilidade.

“O que tira a credibilidade é dizer uma coisa e fazer outra. Mas o fato de a Igreja ter os índices mais altos de confiança, não significa que ela deva assumir o controle em buscas de soluções. Ela deve colaborar, no entanto, com aqueles que estão capacitados para tal função, fazendo com que se caminhe ao encontro destas soluções”.

Quanto às vocações sacerdotais, Pedro Ercílio acredita que o número atualmente não tenha diminuído tanto. O que dificulta, segundo ele, é justamente as transformações que ocorrem no mundo e nas pessoas, o que faz com que o trabalho de um religioso se torne mais complexo.

Para finalizar, o novo bispo deixou uma mensagem de saudação e desejo de conhecer melhor a todos os membros da comunidade católica de Cruz Alta e região para que juntos possam trabalhar em busca de um melhor sentido para a vida.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de janeiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

Salão Paroquial:
Parte térrea em fase de conclusão

 As obras do Salão Paroquial estão com a parte térrea em fase de conclusão, tendo já sido alugadas praticamente todas as salas. Os trabalhos de término do segundo piso terão somente início em março. A afirmação é do tesoureiro da Diocese Orlandino Lazzari.

A previsão de término das lojas térreas, segundo Orlandino, será até o fim da primeira quinzena de fevereiro, onde praticamente todas as lojas já se encontram alugadas para o comércio, além da Livraria da Catedral, que funcionará de frente à Rua Venâncio Aires.

Assim que forem concluídas, continua o tesoureiro, terá início as obras de conclusão do segundo piso, faltando as aberturas, o piso, teto, entre outros. Para tanto, acentua Orlandino, será lançada nova campanha a partir de fevereiro, tendo em vista angariar verbas junto à comunidade para que as obras cheguem ao seu final. “Se continuar no ritmo que vem tendo, desde o início, a previsão é de que em seis meses toda a obra esteja concluída”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 19 de janeiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário Divino Mestre precisa de reformas urgentes

O único Seminário menor da Diocese de Cruz Alta e de suas 31 paróquias está em precárias condições e corre o risco de ser fechado ou desativado temporariamente. O Seminário Divino Mestre, localizado na cidade de Pejuçara, funciona há 11 anos em regime escolar de internato e é dele que saem os futuros padres da região.

O prédio, no entanto, foi construído ainda em 1935 e desde então nunca passou por uma reforma geral, de tal forma que ao longo dos anos a depreciação, naturalmente, vem se acumulando. Nesta semana, Bispo Coadjutor de Cruz Alta, Dom Pedro Ercílio fez sua primeira visita às paróquias, desde que tomou posse em 6 de janeiro.

Bispo visita Seminário

Dom Pedro Ercílio foi ver de perto a situação do Seminário que passa por sérias dificuldades e só sobrevive com o apoio e as contribuições espontâneas da comunidade. Ele ouviu atentamente o relato feito pelo Reitor do Seminário, Padre Luiz Kolling e pelo Padre Antônio Marcos Fabris, das necessidades e problemas enfrentados. Bastante preocupado, embora não tenha antecipado nenhuma medida, o bispo assegurou que levará a situação ao conhecimento da Diocese para uma profunda discussão.

“Uma decisão para este caso deve vir do consenso das pessoas, religiosas ou leigas, que administram a diocese”, disse Dom Ercílio. Mesmo em precárias condições, o Seminário vai admitir este ano 25 alunos em regime de internato. A confirmação foi feita pelo Reitor do Seminário.

Ele entende que “as reformas não podem esperar, sob pela de comprometer a atuação da Igreja Católica perante sua comunidade”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 29 de janeiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

“Solidários na dignidade do trabalho” é o slogan da Campanha da Fraternidade

Dom Ercílio

O lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano será na próxima quarta-feira, dia 13, às 20h, na Catedral do Divino Espírito Santo, pelo Bispo Dom Jacó Hilgert. O tema central da campanha é “Fraternidade e o mundo do trabalho”, tendo como slogan “Solidários na dignidade do trabalho”.

“O trabalho é a chave da questão social”. A partir destas palavras do Papa João Paulo II é que foi sedimentada toda a Campanha da Fraternidade deste ano, e, segundo o Bispo Coadjutor de Cruz Alta, Dom Pedro Ercílio Simon, o trabalho constitui-se em centro de organização da vida de todas as pessoas, da família e da sociedade.

A campanha deste ano, acentua o Bispo, tem como principal objetivo que a Igreja e as pessoas de boa vontade assumam a realidade do trabalho e do mundo do trabalho, com todas as suas dimensões de criação, progresso, conflito, divisões e solidariedade, como lugar teológico para a evangelização, o anúncio da Boa Nova no mundo de hoje, e para a construção do Reino de paz, justiça e amor. Outro objetivo da campanha, ressalta Dom Ercílio, é o da comemoração dos 100 anos da Encíclica “Renum Novarum”, redigida pelo Papa Leão XIII, que mencionava as relações do trabalho naquela época.

Objetivos Específicos

Com objetivos específicos, ressalta Dom Ercílio, a Campanha da Fraternidade desse ano visa contribuir para a construção da fraternidade, fundamentada na dignidade do mundo do trabalho, celebrar a 1ª Encíclica do Ensino Social da Igreja; estudar, divulgar e praticar o Ensino Social da Igreja à luz de nossa realidade; contribuir para a pregação do quinto centenário da presença da Igreja na América Latina; promover a missão das pastorais sociais e movimentos ligados ao mundo do trabalho na pastoral de conjunto da Igreja; criar consciência ética sobre a situação dos trabalhadores em nosso país; denunciar todas as injustiças e opressões; anunciar os valores do Reino de Deus; valorizar e solidarizar-se com as organizações dos trabalhadores e favorecer o compromisso e a participação dos cristãos na mesma.

As três visões do trabalho

Dentro do tema a ser trabalhado durante todo o ano, continua Dom Ercílio, deve-se dar uma ampla visão ao assunto, sobretudo em três aspectos diferentes, ou seja, em primeiro lugar, relacionado à visão cristã do trabalho, sendo este, uma continuação da obra criadora de Deus. O trabalho envolvendo a participação do ser humano – o trabalho com dignificação. “Deus não deixou o mundo pronto. É preciso construir a cada dia, com dignidade e participação”.

A segunda visão seria a visão da realidade do mundo do trabalho. “Hoje o trabalho não combina com o projeto de Deus. Não está havendo fraternidade na construção dele. Os frutos não estão sendo igualmente distribuídos, poucos tem muito, e muitos tem quase nada”.

E, como terceira e última visão, qual a maneira de vencer esta estrutura errada no trabalho. “A melhor maneira de se chegar a um consenso seria através da solidariedade, ou seja, o empenho pelo bem comum. Todos responsáveis por todos”, ressalta o bispo. A questão do trabalho será amplamente discutida durante todo o ano, diz Dom Ercílio, inclusive já foram confeccionados os livretos que servirão de guias nas reuniões de grupos de famílias e, ao final da campanha, será feita coleta durante a missa, assim como acontece durante todo o ano.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 7 de fevereiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

Campanha da Fraternidade foi lançada ontem

Com o slogan “Legendários na dignidade do trabalho” foi aberta ontem à noite a Campanha da Fraternidade do ano de 1991, pelo Bispo de Cruz Alta Dom Jacó Hilgert. A solenidade de abertura aconteceu às 20h30min na Catedral do Divino Espírito Santo.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como principal objetivo que a Igreja e as pessoas de boa vontade assumam a realidade do trabalho e do mundo do trabalho, com todas as suas dimensões de criação, progresso, conflito, divisões e solidariedade, como lugar teológico para a evangelização, o anúncio da Boa Nova no mundo de hoje, e para a construção do Reino de paz, justiça e amor. Outro objetivo da campanha é o da comemoração dos 100 anos da Encíclica “Renum Novarum”, redigida pelo Papa Leão XIII, que mencionava as relações do trabalho naquela época. Outro objetivo é em torno do tema central da Campanha que é “Fraternidade e o mundo do trabalho”.

A Solidariedade

O tema “Fraternidade e o mundo do trabalho” será amplamente discutido e analisado durante todo o ano, sobretudo em três aspectos diferentes. Por um lado, será analisado a visão cristã do trabalho, como uma continuação da obra criadora de Deus, envolvendo a participação do homem e como dignificação.

A visão realista do trabalho é outro aspecto a ser abordado dentro do tema, uma vez que, nos dias de hoje, o trabalho não está combinando com o verdadeiro projeto de Deus, que menciona a igual distribuição dos frutos dele. E por último, seria qual a maneira de corrigir essas distorções e de como vencer esta estrutura errada.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de janeiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

Irmãos Maristas voltam à Cruz Alta

– Chegada está prevista para o dia 03 –

 Após vários anos atuando na comunidade de Santa Maria, retornam a Cruz Alta os três irmãos maristas no próximo dia 3 de março, onde estão sendo aguardados com intensa programação.

Segundo o padre Flávio Rohr, há vários anos os irmãos deixaram a cidade para desenvolver seu trabalho na comunidade de Santa Maria, que consiste no trabalho vocacional, com a juventude, principalmente nas vilas e bairros, além da organização das comunidades.

Os irmãos serão instalados no Bairro de Fátima e vão atender a região que compreende o Bairro Petrópolis, a vila dos Funcionários, os apartamentos do Núcleo Habitacional Santa Bárbara e o Bairro do Sol.

Programa de Recepção

A chegada está prevista para o dia 3, e às 8h serão apresentados na Catedral, durante a missa, às 9h30min, haverá uma carreata até o Bairro de Fátima, às 9h40min. Será efetivada benção da residência onde irão residir, às9h45min haverá uma procissão até a creche “Nina Amaral”, próxima a vila dos Funcionários, às 10h missa campal, em frente a Creche e, ao meio-dia, almoço de acolhida.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 23 de fevereiro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

Salão Paroquial:
Campanhas em benefício das obras

As obras do salão continuam em ritmo acelerado. Diversas promoções estão previstas para o próximo final de semana, tendo em vista as conclusões das obras do salão paroquial da Catedral e, segundo o Padre Flávio Rohr as salas térreas começam a ser ocupadas ainda este mês, ficando, no entanto, a parte superior a ser concluída.

A comunidade sempre colaborou, diz o padre, assim como os legionários e, mais uma vez está convidada a dar sua parcela de contribuição para que as obras cheguem ao seu final.

Dentre as promoções, acontece um churrasco com bingo às 20h, do dia 8. As fichas já se encontram à disposição na secretaria da Paróquia. Também nos dias 8 e 9, bingo com salgadinhos às 20h, além de já estar sendo vendidos números de uma rifa que concorre na Páscoa, de um televisor colorido.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 3 de março de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campanha da Fraternidade:
Trabalho: um desafio para todos

 A Campanha da Fraternidade de 1991 nos convida para sermos “solidários na dignidade do trabalho”, pois este é o slogan desta iniciativa da CNBB. Para o Pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, Padre Flávio Rohr, este é um desafio altamente desafiador, tendo em vista que o mundo do trabalho apresenta uma complexidade muito grande. Senão vejamos…

“A pessoa humana é sempre um ser necessitado. Ela precisa de comida, de vestuário, moradia, descanso… E, sendo um ser necessitado, a pessoa se abre para o mundo em busca daquilo que pode satisfazer suas necessidades. A pessoas extrai da natureza ou produz, a parti dela, as coisas que necessita. Esse processo se dá pelo trabalho. Ele é o resultado de uma série complexa de ações diretas e indiretas sobre a natureza, transformando alguns elementos para o uso na vida das pessoas”.

O homem se apropria da natureza transformando-a em objeto de uso para que a vida se reproduza. O trabalho é, assim, uma atividade que, iniciando-se no sujeito humano, se endereça para um objeto exterior, pressupõe um domínio específico do homem sobre a terra, isto é, sobre todos os recursos que a mesma terra tem escondidos em si e que, mediante a atividade consciente do homem, podem ser descobertos e oportunamente utilizados por ele para satisfazer suas necessidades.

Toda pessoa, continua o Padre Flávio, é abarcada pelo trabalho. Todas tomam parte em tal processo gigantesco, mediante o qual o homem submete a terra com o seu trabalho. O objeto que satisfaz a necessidade da pessoa humana é o produto do trabalho humano.

Os meios de produção

O processo de trabalho pelo qual a natureza é transformada para servir a pessoa inclui três elementos: a própria atividade da mulher e do homem que trabalham, o objeto sobre o qual eles exercem essa atividade e os meios utilizados para executá-la.

O trabalho como atividade humana, diz o padre, é o elemento subjetivo do processo de trabalho. É a ação produtora da própria pessoa humana através de suas capacidades materiais e intelectuais. Para isto, ela precisa consumir para refazer constantemente suas forças. Os objetivos sobre os quais se exerce a atividade e os meios empregados para executá-la constituem o elemento objetivo do processo de trabalho. São os meios de produção.

Todo processo de trabalho se reveste de uma forma social e se desenvolve no seio desta forma. O trabalho se realiza numa comunidade de pessoas e são duas as séries de relações que constituem os elementos de toda e qualquer forma social de produção. 1 – As relações que os trabalhadores mantêm entre si no decorrer do processo de trabalho; 2 – As relações que os homens mantêm entre si quanto a apropriação das condições objetivas do processo de trabalho e a apropriação de seu produto.

As relações de apropriações compõem-se de formas de apropriação dos recursos naturais e dos objetos de trabalho, formas de apropriação dos instrumentos e meios de trabalho; formas de apropriação da força de trabalho dos próprios trabalhadores e de formas de apropriação do produto do trabalho.

O Abismo Social

As relações de apropriação ficam variando e evoluindo através dos tempos. E, diz o Padre Flávio, primitivamente os homens viviam da coleta dos frutos da terra, da caça e da pesca. Depois da agricultura e da criação de animais. Não havia grandes desigualdades ou hierarquias sociais. Tudo era, de certa forma, comum.

Com o escravagismo alguns foram reduzidos a mera coisa, instrumento, propriedade de seu senhor. Este, era dono da força de trabalho, dos meios de produção e do produto do trabalho. Isso levou a considerar o trabalho, que exigia força física, como exclusivo de escravos e indigno de homens livres.

O feudalismo, o mercantilismo, o capitalismo, o liberalismo e o socialismo, procuraram dar a sua resposta ao abismo social criado pela defasagem destas relações ao longo da história, mas até hoje ainda não se encontrou a solução.

Assim sendo, o trabalho, e principalmente o trabalhador, continuam revestidos de uma falta de dignidade, o que justifica o slogan da Campanha da Fraternidade, que é, sem dúvidas, um desafio para todos nós”, diz o padre Flávio.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 3 de março de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salão Paroquial:
Primeira etapa está praticamente concluída

 De acordo com o Padre Flávio Rohr, a primeira etapa de construção do salão paroquial da Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo está praticamente concluída. Segundo ele, até o final deste mês deverá ocorrer a instalação das lojas, na parte inferior.

A obra está sendo construída por etapas, enfatizou o padre, portanto, logo após a conclusão da parte inferior, os esforços serão concentrados para a conclusão da parte superior.

Um dos aspectos muito positivos, ressaltados pelo padre Flávio, é a colaboração das pessoas através de doações diversas. Segundo ele, a construção de um novo salão se fazia necessária, e isso a comunidade entendeu, pois trará muitos benefícios a todos.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 17 de março de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje procissão do Senhor Morto

Hoje, para a Igreja Católica, dentro da Semana Santa, é o Dia do Jejum e da Abstinência, com uma intensa programação que culmina com a Procissão do Senhor Morto às 20h.

Das 8 às 11h estão previstas confissões na Catedral e na Igreja de Fátima, especialmente para retardatários, que não puderam comparecer nas datas anteriormente marcadas. Há às 15 horas da tarde, acontece a celebração da Paixão e Morte do Senhor, em ambas as paróquias.

De acordo com a Paróquia da Catedral, a Sexta-Feira Santa é o dia e que o sentimento religioso se aviva em todos os homens, e muitas práticas expressam essa fé. Há necessidade de compreendê-las no seu verdadeiro sentido, para que sejam uma forma de evangelização e de conversão, a uma autêntica vivência cristã. A visita ao Senhor Morto é uma prática muito difundida entre os cristãos, que a fazem na Sexta e Sábado Santo, durante o dia.

A Procissão do Senhor Morto, partindo da Igreja de Fátima em direção a Catedral do Divino Espírito Santo, onde seguem as confissões, acontece às 20h do dia de hoje. Para a Igreja, a paixão e Morte de Cristo continua acontecendo em nosso mundo, em todos os setores.

O Sábado Santo

No Sábado Santo a comunidade é convidada a maior concentração e silêncio, de modo que tudo se encaminhe para a Solene Vigília, que acontece à noite. O encontro tem por local as duas igrejas, às 21h com a Vigília Pascal, benção do Figo Novo, renovação das promessas do Batismo, benção da água Pascal e Batismal, devolução dos envelopes da Campanha da Fraternidade e Missa da Ressurreição na Catedral e Fátima.

Os participantes devem levar velas.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 29 de março de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia de Fátima organiza Festa da Padroeira

Elias Zancan e Padre João Bagolin

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Cruz Alta, no próximo dia 5 de maio, estará promovendo a festa de sua Padroeira. A programação social desta festa consta:

Jantar com bingo no salão paroquial, no dia 26 de abril, à noite; chá promovido pelos grupos de jovens no dia 28 de abril, domingo à tarde; churrasco no dia 5 de maio, ao meio-dia.

As pessoas responsáveis pela organização da festa são: Licildo Giacomini, Romilton de Bortoli, Ercide Macagnan, Elias Zancan, Pedro Rosa, Atílio Rubim, João Basso, Ancleto Bonazza e José Marques de Oliveira. Segundo eles, todos que quiserem contribuir com a festa poderão se dirigir a uma destas pessoas ou na secretaria da Paróquia.

Além disso, lembra o Padre João Bagolin, será desenvolvida uma intensa programação religiosa, com tríduo nos dias 2, 3 e 4 de maio e missa no dia 5, a partir das 9h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de abril de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário Divino Mestre:
Depois das reformas a situação melhorou

Religiosos responsáveis pelo Seminário

O Seminário Divino Mestre, de Pejuçara, é o único que abriga os Seminaristas Menores da Diocese de Cruz Alta, e há alguns meses enfrentou sérias dificuldades devido a problemas de estrutura do prédio que já é bastante antigo.

Agora, porém, segundo o Bispo Dom Ercílio Simon, depois de algumas reformas, a situação está tranquila, e a casa abriga 24 seminaristas, sendo a maioria deles de 2º grau.

Trabalho Vocacional

O Bispo Dom Ercílio também lembrou a intensa atividade que vem sendo desenvolvida pela Diocese de Cruz Alta, no setor das Vocações, através do trabalho do irmão Marista, Celso Rauber. Segundo Dom Ercílio, a exemplo do restante do Brasil, na Diocese de Cruz Alta também existe um grande déficit de sacerdotes, e para reverter esse quando é necessário muito trabalho.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de abril de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Catedral realiza Festa do Divino e inaugura Salão Paroquial

A exemplo dos anos anteriores, a Festa do Divino será precedida pela preparação, nas diversas comunidades, e neste ano o cenário será o Cenáculo, ou seja, a reunião dos Apóstolos, junto com os demais discípulos, algumas mulheres, entre elas Maria, que ficaram numa sala fechada, unânimes na oração.

É esta experiência, conta o Padre Flávio Rohr, que deve ser repetida nesta edição, em todas as comunidades da Paróquia. Desta forma, será estudado o 11º Plano Diocesano de Pastoral, já que é ele quem dará as orientações para os próximos anos. O programa da preparação, iniciou no dia 6, segunda-feira, no Bairro Educacional, dia 7 na Santa Terezinha, dia 8, hoje, no Bairro do Sol, às 19h; dia 9 no Faxinal, Coqueiro e Boa Vista do Cadeado, respectivamente às 15h, às 17 e às 19hs; dia 10 às 18h no Bairro Planalto, e às 19 no Novo Horizonte; dia 11 às 14h: 30 no Passo da Divisa e às 19h na Vila Nova; dia 12 às 15h na Parada Benito, e às 19h na Vila Lizabel; dia 13 às 15h no Lagoão; às 19h na Vila Esperança; dia 14 às 19h na Visitação e no dia 15, às 19h na Cohab da Vila Rocha.

A novidade desta edição da Festa do Divino é o Tríduo na Catedral, nos dias 16, 17 e 18, acompanhado da tradicional quermesse, no novo salão paroquial, que estará concluído até esta data.

Estão programadas as mais diversas atrações, como jogos para adultos, jovens e crianças, além de assados, cucas, bolos e muitas guloseimas, tudo regado com bebida, no estilo das tradicionais quermesses da Aldeia do Divino, como conta o Padre Flávio.

Já o programa para o dia da festa, no dia 19, inicia às 6h com a Alvorada Festiva com repicar dos sinos da Catedral. Às 8h acontece a Missa de abertura da Festa do Divino Espírito Santo, e às 10h é a vez da Missa Solene de Pentecostes, seguida de um churrasco ao meio-dia, com saladas, pães, cucas, bebidas e almoço na parte superior do novo salão paroquial.

À tarde será realizada uma festa popular, com atrações para todas as idades.

A Igreja está dando continuidade à campanha para a conclusão das obras do Salão paroquial, e tenta arrecadar as aberturas para a parte posterior do salão, para a qual solicita a colaboração da comunidade.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 8 de maio de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa do Divino:
Uma tradição que se mantém

A Festa do Divino Espírito Santo é uma festa tradicional em Cruz Alta que vem resistindo ao tempo e a devoção dos fiéis em Nossa Senhora de Fátima, a protetora dos cruz-altenses. Segundo o Padre Flávio Rohr, a Festa do Divino foi o maior evento da cidade, cujo próprio nome é uma homenagem ao padroeiro de Cruz Alta.

Hoje, essa devoção continua, muito embora ela não seja tão demonstrada a exemplo do que acontece com Nossa Senhora de Fátima. Mas, diz o padre, mesmo assim é surpreendente a crença dos fiéis no Divino. Neste domingo, a Igreja Católica comemora com festa o Dia de Pentecostes, como também é conhecida a data.

A programação inicia às 6h, com uma alvorada festiva e o repicar dos sinos. Às 8h será celebrada a missa de abertura, sendo que a grande celebração acontece às 10h, com a pregação do Bispo Dom Jacó Hilgert. Durante todo o dia haverá festejos populares com saladas, cucas, doces, bebidas e churrasco.

Segundo o padre Flávio, a Festa do Divino, como em todos os anos, foi precedida pela preparação das comunidades dos bairros e vilas da cidade. Neste ano a Igreja relembrou através do cenáculo, a reunião dos apóstolos junto com os discípulos em sala fechada. Nas comunidades o povo se reuniu e discutiu de que forma o Espírito Santo impulsiona hoje a Igreja Católica. E, também conheceu melhor os caminhos que devem ser seguidos rumo a um mundo melhor. Também foi introduzido neste ano o tríduo na Catedral, acompanhado da tradicional quermesse, tudo com o objetivo de resgatar a Festa do Divino, cuja devoção vem dos açorianos.

Antigamente esta festa era caracterizada pelas Bandeiras do Divino, que passavam de casa em casa. Neste dia as famílias, cantavam, rezavam e confraternizavam em espírito de união. Em Cruz Alta, a devoção ao Espírito Santo diminuiu com o surgimento da devoção à Maria, cujo maior devoto foi o Padre Luis Gotardo, já falecido.

O Novo Salão Paroquial

A renda desta festa será empregada na obra do novo Salão paroquial. Segundo o Padre Flávio, muita coisa já foi feita, mas ainda falta. “Estamos agora com a campanha para as aberturas da parte superior do prédio. As janelas e portas já estão sendo colocadas, mas precisam ser pagas. E um valor alto que precisa ser arrecadado junto à comunidade que está convidada a participar desta grande festa.

Ainda no domingo, haverá a posse oficial do novo Conselho Paroquial da Catedral, que tem como presidente Atílio Scapin, vice Carlinhos Zambra, 1º tesoureiro Airston Freitas, segundo tesoureiro Agostin Arance, primeiro secretário Laerte Oliveira e segundo secretário Leonaldo Duarte.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 19 de maio de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Celebração de Corpus Christi será hoje às 15h

Celebra-se hoje, em toda a Igreja, o Dia de Corpus Christi, ou seja, a festa do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, quando os cristãos saem para a rua carregando a hóstia consagrada, como testemunho público da fé, na presença real de Cristo na Eucaristia.

Em cada missa os cristãos proclamam solenemente a sua fé na Eucaristia, pois após a consagração o presbítero anuncia: “Eis o Ministério da Fé”. A presença real de Cristo no Sacramento, e a certeza da continuação do seu sacrifício redentor, constituem o centro do culto cristão.

Segundo o Padre Flávio Rohr, é em torno desse mistério que, ao passar dos anos, foram surgindo muitas práticas de devoção popular que foram manifestando a fé e a devoção do povo de Deus. E entre estas devoções, temos hoje a consagrada festa do Corpo de Cristo, que começou a ser celebrada na Bélgica, e passando por diversos países, estendeu-se finalmente à Igreja Universal, em 1264, com o Papa Urbano IV.

No Brasil a Festa de Corpus Christi é amplamente consagrada, e caracteriza-se, de modo especial, pelas procissões elas ruas enfeitadas das cidades, com algumas paradas onde se dá a popular Benção do Santíssimo. A importância desta festa é tão grande, para o povo brasileiro, que exigiu a decretação de um feriado nacional.

Aqui em Cruz Alta, diz o Padre Flávio, com humildade e sem ostentação, acontece hoje, às 15h, a procissão, saindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, dirigindo-se para a Catedral do Divino Espírito Santo, onde haverá missa com distribuição da Eucaristia. Ao longo da procissão, serão feitas algumas paradas, como de costume, com orações, cânticos e benção do Santíssimo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 10 de maio de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos fiéis acompanharam a procissão de Corpus Christi

 Mais de mil pessoas acompanharam a Procissão de Corpus Christi, ou seja, a Festa do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, em Cruz Alta. Os fiéis saíram da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a Catedral do Divino Espírito Santo conduzindo a hóstia sagrada, como sendo um testemunho público da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

Após a procissão, marcada por orações, leituras, preces e cantos, foi celebrada a missa na Catedral, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacó Hilgert. A procissão do Corpo de Cristo é um evento tradicional na cidade de Cruz Alta.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de junho de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja já tem o balanço da Festa do Divino

 A Comissão Organizadora da Festa do Divino deste ano, realizou recentemente, um encontro para efetuar o balanço final do evento, numa confraternização entre todos os que trabalharam para o sucesso do programa.

De acordo com o Padre Flávio Rohr, a renda líquida foi de Cr$ 547 mil e 24 centavos, que serão destinados, prioritariamente, a conclusão das obras do salão paroquial da Catedral. Ele lembra que a renda também irá para o sustento da própria paróquia, mas no que diz respeito ao salão, restam apenas o reboco, piso e forro na parte superior, bem como alguns retorques na inferior, onde estão três salas de catequese e reuniões.

Já estão sendo instalados os banheiros, cozinha e churrasqueira no salão principal, para que a Catedral possa sediar os festejos de São João, previstos para o final deste mês de junho. “Nós não temos pressa de completar os trabalhos, principalmente tendo em vista a crise econômica da atualidade, e mesmo assim a obra está caminhando bem para sua conclusão”, acentua Padre Flávio.

Curso

Neste final de semana acontece, no Centro Pastoral, um curso de leitura, para leitores da palavra, que queiram participar da liturgia, durante as celebrações das missas. O local é o Centro Pastoral, e maiores informações podem ser obtidas na Secretaria da Catedral.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 7 de junho de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salão Paroquial:

Próxima promoção será dia 29

De acordo com o Padre Flávio Rohr, apesar da atual crise econômica, a construção do salão paroquial da Catedral do Divino Espírito Santo continua em pleno andamento. “Embora um pouco atrasada em seu cronograma inicial”. No momento estão sendo efetuados os trabalhos, de acabamento das três salas para catequese e reuniões no andar térreo, bem como as instalações hidros sanitárias do andar superior, onde funcionará um amplo salão de festas, com palco de apresentações, copa, cozinha e churrasqueira.

Há poucos dias, lembra o Padre, foi encerrada com igual sucesso uma campanha, pois o objetivo era conseguir doadores para às 14 janelas do salão de festas, que foram doadas por Amábile Facco Rubin e filhos, Juliete Amorim, Zancal, Venuto Vicensi e família, José Cavalheiro e família, Raquel Calçados, Constantino Cessa e família, irmãs do Colégio Santíssima Trindade, Jorônimo Rubin e filhos, Daniel Macagnan e filhos, Ricardo Stefanello, Atílio Scapin e filhos, Antenor Segatto e família, além do Setor dos religiosos da Diocese de Cruz Alta.

Próxima Promoção

A próxima promoção em favor da conclusão das obras do salão, é no dia 29, às 20h, quando será realizado um risoto com bingo. Os interessados, acrescenta o Padre Flávio devem adquirir sua ficha com antecipação, pois o número é limitado.

Será efetuada, ainda, e breve, uma campanha com o objetivo de comprar mesas e cadeiras para o novo salão. Para praticar, a comunidade tem três opções, que são doar em dinheiro, uma cadeira ao preço de Cr$ 2 mil cruzeiros, doar em dinheiro uma missa ao preço de Cr$ 6 mil cruzeiros, ou doar em dinheiro um conjunto com uma mesa, quatro cadeiras ao preço de Cr$ 12 mil cruzeiros. Entre os participantes da campanha serão sorteados brindes pela Extração da Loteria Federal, em setembro.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 22 de junho de 1991

 

 

 

 

 

 

 

40ª Romaria já está sendo preparada

Com o slogan “Com Maria, o Evangelho na Família” já está sendo preparada a 40ª edição da Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, que acontecerá em Cruz Alta no dia 13 de outubro.

Os grupos de família estão recebendo um livrinho com 20 páginas e quatro encontros, que serão realizados em preparação da Romaria. As comunidades estão preparando um encontro de coordenadores para estudar o subsídio. Também os festeiros já estão empenhados fazendo reuniões e encontros para que tudo seja providenciado. Entre os pregadores da Novena na catedral estará Dom Ivo Lorscheiter, Bispo de Santa Maria.

Comunidades

A Paróquia do Divino Espírito Santo, já tem definida sua programação junto as comunidades até o final deste ano. De acordo com o Padre Flávio Rohr, estas visitas pastorais que o Bispo faz periodicamente em todas as paróquias de sua diocese acontece há anos, e em setembro os Bispos irão se dedicar, por uma semana inteira, única e exclusivamente para a nossa paróquia. Nesta mesma oportunidade, farão um encontro de um dia inteiro, previsto para 23 de setembro, com todas as lideranças, e depois, ao longo da semana, vão visitar todas as comunidades, tanto da cidade quanto do interior.

Este, continua, Padre Flávio, será um momento de fazer uma séria revisão da organização da Igreja, bem como para que seja percebido como vai a consciência dos cristãos católicos frente a nossa realidade, e seu objetivo, prioridades, destaques propostos para a ação pastoral. A paróquia acrescenta que todos podem participar, e para isso, os grupos e comunidades existentes devem fazer suas reuniões de avaliação, inclusive elaborar ideias, propostas e questões a serem apresentadas aos Bispos. Para o Padre Flávio, é importante que ainda em julho, as diretorias comunitárias se reúnam e decidam alguns pontos de preparação e encaminhamento desta visita.

Durante o mês de agosto todas as comunidades vão fazer trabalhos e encontros, preparando esta visita do Bispo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de julho de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Catedral:

Visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Tendo em vista a preparação dos fiéis para a celebração da 40ª Romaria de Fátima, a Paróquia de Fátima e a Paróquia da Catedral já definiu o programa da visita da imagem de Nossa Senhora aos colégios e comunidades. As visitas iniciam amanhã, e conforme o Padre Flávio Rohr, o dia e horário das visitas será o seguinte:

Dia 29/08 -quinta-feira – Gabriel Miranda – 8h 22h; 30/08 – sexta-feira – José Carlomagno 8h 16h30min, Lagoão 20h; 31/08 – sábado, Vila Lizabel, 19h; 02/09 – segunda-feira, Dom Antônio Reis, 8h, 22h; 03/09 – terça-feira, Margarida Pardelhas, 8h 22h; Asilo Santo Antônio, 16h; 04/09 – quarta-feira, Catharino Azambuja, 8h, 16h30min, Bairro do Sol 19h; 05/09 – quinta-feira, Vasconcelos Pinto, 8h, 16h30min, Planalto-Progresso, 19h; 06/09, sexta-feira, Pacífico Dias, 8h, 16h30min; Vila Nova 19h; 07/09 – sábado, Parada Benito 14h30min, Ivaí 14h30min, Cohab Vila Rocha 19h; 08/09 – Domingo Visitação 19h.

09/09 – segunda-feira, Alberto Pasqualini 8h, Amado Lacroix 8h 16h, 10/09 – terça, Ticiano Camerote 8h, 16h30min, Vila Esperança 19h; 11/09 – quarta-feira, Amado Lacroix 8h30min, Ponte Queimada 9h, Escola Carlos Gama 14h; Capela do Cadeado 15h30min, Santa Terezinha 19h; 12/09 – quinta-feira, Carlos Gomes 8h, 22h; Faxinal 14h30min; Coqueiro 17h, Boa Vista do Cadeado 20h; 13/09 – sexta-feira, Santíssima Trindade 8h, 17h; Novo Horizonte 20h; 14/09 – sábado – Passo da Divisa 14h30min, Espinilho 15h30min; Bairro Educacional 19h.

16/09, segunda-feira Arthur Moreira 8h, 16h30min, Bairro Brum, 19h, Cândido Machado, 8h, 16h30min; 17/09 – terça-feira Hildebrando Westphalen 8h 16h30min, Capão Grande 19h, Frederico Baiocchi 8h 16h30min, Conceição, 19h; 18/09 – quarta-feira, 18 de Agosto, 8h, 16h30min, Vila Hilda, 19h, Arthur Brum 8h, 16h30min; 19/09 – quinta-feira, Arnaldo Balvé 8h 16h30min, Independência 19h, Getúlio Vargas 8h, 16h30min, 20/09 -sexta-feira, Belarmino Cortes 8h 16h30min, Santo Antônio 19h, Francisco Puppo 8h, 16h30min; 21/09 – sábado, Perpétuo Socorro, 19h30min.

23/09 – segunda-feira, Álvaro Ferreira Leite 8h, 16h30min, Tamoio 19h, Carlos Cini 8h 16h30min; 24/09 – terça-feira, Eliza Brum de Lima 8h 16h30min; Abegay 19h, Castelo Branco 8h 16h30min; 25/09 – quarta-feira, Henrique Hostin 8h 16h30min, Benjamin Nott 19h; 26/09 – quinta-feira, Hildo Meneghetti 8h 16h30min, Toríbio Verissimo 19h; 27/09 – sexta-feira, Gabriel Annes da Silva 8h 16h30min, Vila Rancho 19h.

30/09 – segunda-feira, Toríbio Verissimo 8h 15h30min, São Jorge 19h; 01/10 – terça-feira, Venâncio Aires 8h 22h, São José 19h; 02/10 – quarta-feira, Annes Dias 08h 22h.

De acordo com o pároco da Catedral, é importante a participação de todos os fiéis, tendo em vista que Maria Santíssima é mãe de todos. Além disso, o slogan deste ano é “Com Maria, o Evangelho na Família”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 28 de agosto de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

Pejuçara terá novo seminário

 Seminário é o lugar onde preparam-se os jovens que almejam o sacerdócio. O Seminário Divino Mestre, de Pejuçara, que atualmente abriga 18 seminaristas, apresenta sérios problemas de estrutura, pois o prédio é bastante antigo. Mas, segundo o Bispo Diocesano Dom Jacó Hilgert, um novo seminário, que venha suprir as necessidades, será construído em Pejuçara. As obras deverão iniciar ainda este ano.

Segundo ele, foi adquirida já algum tempo, uma área próxima a cidade, onde será construído o novo seminário. As obras ainda não iniciaram, pois não temos a planta definitiva, lembra o Bispo.

Localização

Além dos problemas que o atual prédio apresenta, Dom Jacó considera como fator mais importante para a construção do novo seminário, a sua localização, que agora está fora da cidade. Segundo ele, com a nova construção os seminaristas terão mais espaço para desenvolver as diversas atividades que são inerentes a formação de bons padres.

Além disso, poderão ter uma pequena criação de animais e desenvolver algumas atividades agrícolas que irão colaborar no sustento do seminário.

Recursos

A construção do novo seminário diocesano em Pejuçara terá um gasto bastante elevado. Conforme Dom Jacó, a Prefeitura Municipal de Pejuçara já se dispõe a colaborar na terraplanagem, transporte, bem como fará a doação de areia e brita. Além disso, a área atual onde está localizado o seminário, será dividida em terrenos os quais serão vendidos e o dinheiro empregado na nova construção. No mais, lembra Dom Jacó, não há muita preocupação, pois “Deus há de providenciar recursos suficientes para a conclusão da obra que forma pessoas que levarão sua mensagem a todos os homens”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de setembro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novena Móvel:

Inauguração da 40ª Romaria de Fátima

 A 40ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima tem como slogan “Com Maria, o Evangelho na Família”. E, para bem preparar todos os fiéis, a Igreja vem realizando uma série de encontros nas escolas e comunidades, com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Além disso, está sendo realizado uma novena móvel, nas diversas cidades pertencentes a Diocese de Cruz Alta, com a participação do Bispo Dom Jacó, e membros da Comissão de Festeiros. Neste final de semana, sábado e domingo, o Bispo Diocesano Dom Jacó visita a cidade de Fontoura Xavier com o objetivo de preparar os fiéis desta paróquia para a celebração deste importante evento, com o coração aberto para receber os ensinamentos provindos de Maria.

A 40ª Romaria ao Monumento de Fátima tem este ano várias razões para ser celebrada, entre as quais, diz Dom Jacó, podemos destacar:

Comemoração dos 20 anos da criação da Diocese de Cruz Alta;

Comemoração dos 74 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima;

Comemoração dos 15 anos com o Bispo de Cruz Alta, Dom Jacó;

Comunhão com o Santo Padre o Papa João Paulo II; que no dia da Romaria chega ao Brasil para o XII Congresso Eucarístico Nacional.

A procissão e festejos populares serão realizados no dia 13 de outubro, no Monumento de Nossa Senhora. De acordo com os festeiros, a 40ª Romaria, tendo em vista as fortes razões de sua realização, bem como a intensa preparação, será um marco de participação e religiosidade.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de setembro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

Visitas Pastorais encerram amanhã

Dom Jacó

Encerra amanhã o programa de visitas pastorais realizado pela Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo, que consiste nas visitas do Bispo Dom Jacó Hilgert e o Bispo Coadjutor Dom Ercílio Simon, a todas as comunidades, num programa realizado há 5 anos.

Nesta ocasião, além de realizarem uma boa avaliação da pastoral, os bispos abordam com profundidade o tema “Família”, pois o programa é uma preparação para a 40ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, que neste ano vai ser realizado no dia 13 de outubro, com o tema “Maria, o Evangelho na Família”.

Desde o dia 22, quando iniciaram as visitas, até ontem, foram visitadas 22 localidades, entre comunidades e escolas, da rede municipal, estadual e particular.

Este é o programa de hoje e de amanhã:

Dia 28 – sábado: Encontro com crianças da Catequese, das 8h às 11h, no salão paroquial;

Encontro com outras crianças, das 14h às 16h;

Encontro com jovens, das 16h às 18h;

Comunidade S.C. de Jesus, na Cohab da Vila Rocha, das 19h às 22h

Dia 29 – domingo: Comunidade São João Batista, na Vila Nova, das 8h às 11h;

Monumento de Fátima, missa das 16h às 17h45min

Missa solene de encerramento na Catedral do Divino Espírito Santo, com as presenças de representações de todas as comunidades da Paróquia e acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que chegará à Catedral para a novena, que inicia dia 4.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 28 de setembro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

40ª Romaria de Fátima:

Imagem chega hoje à Catedral

Marcando o encerramento da visita pastoral, acontece hoje às 18h, na Catedral do Divino Espírito Santo, a chegada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima dentro da programação que antecede a 40ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima. Haverá a participação de uma representação de cada uma das comunidades da paróquia.

Conforme o pároco da Catedral, o padre Flávio Rohr, durante toda a semana que passou, os dois Bispos da Diocese, Dom Jacó Hilgert e Dom Ercílio Simon, com trabalhos intensivos, fizeram uma revisão do andamento dos trabalhos pastorais em todas as comunidades que pertencem a Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo.

Foram dias de trabalhos, embora cansativos para os Bispos, muito proveitosos, pois além da avaliação pastoral e administrativa, auxiliados pela equipe de Coordenação Pastoral da Diocese, trataram do tema da “Família”. Como todos sabemos, este tema diz respeito a todas as pessoas, e é hoje, uma preocupação de todas as comunidades cristãs.

Além de todas as comunidades, os bispos visitaram alguns colégios, o Asilo Santo Antônio, e tiveram contato com os mais diversos grupos organizados da paróquia da Catedral. Já no primeiro dia da visita, realizaram um encontro com todas as lideranças, as pessoas que dão vida às comunidades. Segundo o Padre Flávio Rohr, foi um encontro maravilhoso, durante todo o dia, no novo salão paroquial, quando 80 pessoas estudaram, sob a coordenação dos bispos, o tema da Família, buscando-se os fundamentos naturais e bíblicos, bem como lacunas e toda a problemática que envolve a família nos dias de hoje.

As constatações

Durante esta visita pastoral, conforme a paróquia foi possível constatar que: a organização pastoral e administrativa está melhorando, mas ainda é muito frágil e ineficiente na maioria das comunidades, e neste sentido será necessário dar um passo à frente; “a família é realmente um valor que tem suficientes fundamentos bíblicos, naturais, psíquico-culturais, e que, por isso mesmo, vale a pena lutar por ela apesar das ondas em contrário; é preciso lutar pela vida em todas as suas manifestações, até mesmo, e de modo especial, nas suas formas mais frágeis, pois se concordamos hoje com o aborto, e a pena de morte, amanhã seremos obrigados a concordar com a eutanásia, que é a eliminação, pura e simples das pessoas idosas, deficientes e marginalizadas; a participação do ovo nas celebrações comunitárias e oração em comum ainda não ocupa o seu devido lugar na escala de valores dos cristãos, o que implica na fragilidade da fé”.

Os desafios

Terminando a visita pastoral surgiram alguns desafios para os agentes de pastoral, bem como para toda a comunidade paroquial, testemunhar de uma maneira viva a fé professada; agilizar o aperfeiçoamento da organização administrativa e pastoral em todos os níveis; aperfeiçoar o relacionamento familiar, de modo especial, esposo-esposa, pais e filhos; valorização e respeito pela vida, de modo especial nas suas manifestações mais frágeis e indefesas; e uma mobilização generalizada em busca de formas e alternativas de organização da sociedade, com o objetivo de alcançar a meta da Evangelização, o Reino de Deus definitivo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 29 de setembro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem de Fátima recebeu limpeza especial

A Imagem de Nossa Senhora de Fátima recebeu este ano um tratamento especial, tendo e vista sua comemoração de seus 40 anos de existência, homenageada todos os anos com a procissão de fiéis.

O Corpo de Bombeiros de Cruz Alta levou dias para efetuar um trabalho intenso no local, limpando a imagem com o auxílio da Prefeitura Municipal, que colaborou com os demais acabamentos do Monumento em si, em especial com o asfalto recentemente colocado.

Este ano é aguardado um número recorde de fiéis, não somente participantes da tradicional procissão, mas também em torno dos muitos visitantes que vão ao Monumento somente para assistir as missas que compõem o programa.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de outubro de 1991

 

 

 

 

 

 

A 40ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima foi realizada em 13 de outubro de 1991

(Vide histórico das Romarias)

 

 

 

 

 

 

 

 

Jantar e show em benefício do salão paroquial

Continuam sendo realizadas as obras de conclusão do novo salão paroquial da Catedral do Divino Espírito Santo. Já estão em fase adiantada os trabalhos de acabamento da copa, cozinha e churrasqueira do salão de festas do andar superior, e o próximo passo, conforme o Padre Flávio Rohr, será o reboco e o piso neste salão.

Desta forma a Catedral realiza uma nova promoção beneficente neste sábado à noite, quando acontece um jantar com música ao vivo, a cargo do cantor e compositor Angelino Rogério.

O outro motivo do jantar é celebrar as Bodas de Ouro das Irmãs Lorena e Rosa, do Colégio Santíssima Trindade, que completam no dia 8 de dezembro seus 50 anos de vida religiosa. Também será comemorado na ocasião, as Bodas de Algodão, ou seja, os 10 anos de presbítero do Padre Flávio Rohr, completos no dia 6.

O jantar consiste de churrasco acompanhado de pão, cucas e saladas.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de dezembro de 1991

 

 

 

 

 

 

 

1992

 

 

 

 

Igreja faz avaliação e fica alarmada com os dados

 Assim como todas as outras instituições, a Igreja, ao final de cada ano, faz uma avaliação criteriosa sobre seu trabalho junto à comunidade e, consequentemente, os resultados obtidos. Em 1991, segundo o Padre Flávio Rohr, alguns pontos merecem atenção especial, pois os dados são alarmantes.

A participação da comunidade

Embora toda a população deseje, insistentemente, batizar os filhos, é muito reduzido o número de crianças que frequentam a catequese da eucaristia, e, é ainda menor o número de jovens que se aproximam do sacramento do crisma. E mais alarmante ainda a reduzida percentagem de cristãos batizados que frequentam a missa dominical e atendem os demais compromissos de uma pessoa batizada, como é o pagamento do dízimo, a participação nas reuniões e encontros ou uma efetiva atuação nos grupos de famílias.

O Testemunho Profético

“Tendo em vista a profunda crise pela qual passa a sociedade e os valores de fé dos cristãos, são ainda muitos frágeis os sinais proféticos e o testemunho evangélico do reino. Chega a ser impressionante a apatia daqueles que deveriam levantar a voz profética contra as injustiças sociais. Os próprios grupos de comunidades têm dificuldades em crescer na fé, no culto, na caridade e na ação profética.

A Organização Administrativa

E, sem dúvida, de fundamental importância para um bom desempenho de sua missão, que a Igreja tenha uma dinâmica ágil e eficiente organização pastoral e administrativa. Este é outro aspecto que embora tenha melhorado muito nos últimos anos, merece uma profunda avaliação.

As atividades realizadas no ano

Foram realizadas, ao longo de 1991, inúmeras atividades, entre as quais se destacam: a Campanha da Fraternidade, a Festa do Divino Espírito Santo, titular da Paróquia; Romaria ao Monumento de Fátima, além, é claro, do batismo, eucaristia, reconciliação, crisma, matrimônio e unção dos enfermos.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 4 de janeiro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15ª Romaria da Terra será em Bagé

A 15ª Romaria da Terra que tem como lema “Terra cultivada, caminho para a vida”, já tem data e local de realização: será em Bagé no dia 3 de março. E a Diocese de Cruz Alta pretende formar uma grande caravana de cruz-altenses, pois segundo o Padre Flávio Rohr, esta romaria é sempre muito significativa, e representa uma das expressões da Igreja no Rio Grande do Sul.

As inscrições para participar desta romaria podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro na Secretaria da Paróquia da Catedral ou responsáveis em cada uma das comunidades, onde haverá listas espalhadas.

Campanha da Fraternidade

E no dia 4 de março, Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência, inicia a Campanha da Fraternidade de 1992. Neste ano o tema é Fraternidade e Juventude e o lema Juventude – caminho aberto. Os livrinhos para os grupos de família serão distribuídos ainda em janeiro para que todos possam se organizar.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 11 de janeiro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Padre Flávio deixa a Catedral

Padre Flávio Rohr

Depois de 10 anos de trabalho o Padre Flávio Rohr deixa a Catedral do Divino Espírito Santo de Cruz Alta para assumir a Paróquia de Ibirubá. De acordo com o Bispo Diocesano Dom Jacó Hilgert, a transferência do Padre Flávio é fruto da necessidade da Diocese.

A Catedral a partir de agora, será assumida elos Bispos com a colaboração do Padre Pedro e Padre João recém ordenado.

Durante o período de atuação junto a Paróquia da Catedral, Padre Flávio destacou-se como profeta, principalmente junto a população mais carente. A última missa do Padre Flávio como pároco da Catedral será celebrada nesta sexta-feira. A Comissão dos Direitos Humanos e Justiça de Cruz Alta deseja ao Padre Flávio felicidades e muito vigor evangélico na nova paróquia, citando São Paulo, que diz: “Combati a corrupção na terra e não tive medo dos poderosos. Só me resta a coroa da justiça”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 23 de janeiro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

15ª Romaria da Terra acontece em março

 No dia 3 de março, acontece em Hulha Negra, Diocese de Bagé, RS, a 15ª edição da Romaria da Terra, no Estado do Rio Grande do Sul. A Romaria é organizada pela Comissão Pastoral da Terra e Regional Sul-3 da CNBB, e tem a seguinte programação:

Recepção dos romeiros às 8h; apresentação das caravanas às 9h; caminhada, lembrando os 15 anos da romaria e lutados do povo ontem e hoje às 10h; almoço comunitário às 11h35min; Tribuna Popular às 13h; Celebração Eucarística às 15h; e encerramento às 16h30min.

O Padre Flávio Rohr explica os motivos, a história, o sentido do evento. O tema é “Terra cultiva caminho para a vida”.

A CTP e CNBB, ao escolher este tema, quer ter presente a grande romaria da vida, em busca do novo céu e da nova terra sem males, no dizer dos índios. Quer ser uma celebração em torno da nossa mãe, a Mãe Terra. Ainda quer ter presente o tema da Campanha da Fraternidade 1992 “Juventude, caminho aberto” como preparação do 5º Centenário da América-Latina.

América Índia, América jovem

O ano de 1992 é o ano do 5º Centenário da América Latina. São 500 anos de opressão e luta. A América Índia foi escravizada, massacrada. Junto com a espada, chegou a cruz. São 500 anos de história, lutas, resistências, remorsos e compromissos. Este é um ano para se estimular a reflexão sobre o significado de invasão, do genocídio e da chamada Evangelização da América.

Para se ter uma ideia doque significou essa matança, estes números fazem qualquer pessoa ficar envergonhada: os índios das Américas somavam entre 70ª 90 milhões de pessoas quando os conquistadores estrangeiros apareceram no horizonte; um século e meio depois tinham se reduzido, no total, a 3 milhões e meio.

A vida que brotava da Ameríndia foi destruída. A invasão europeia não foi somente um dos crimes mais violentos da humanidade, como também a mutilação e o extermínio de diversas formas de cultura que se manifestavam nas organizações políticas, no pensamento religioso, na poesia, na ciência.

Essa invasão trouxe como consequência o despojamento das comunidades indígenas de sua mãe terra, que foi ferida pela cobiça, e para onde foram trazidos milhões de africanos que, sequestrados de suas famílias, ingressaram neste continente como grande massa escrava.

O Rio Grande do Sul e o Índio Sepé

Em 1500, quando o branco entrou no Brasil, havia cerca de 5 milhões de índios, organizados em mais de 240 povos diferentes. Vivia felizes, com seus valores culturais, humanos e sociais.

Depois de 492 anos, os índios não passam de 200 mil. Foram mortos cinco milhões e destruídos mais de 130 nações indígenas. Só na região Sul viviam quase dois milhões, hoje não passam de 11 mil. A vida que brotava de nossos povos foi destruída.

O Rio Grande do Sul foi fundado pelos índios. Foi o Cacique Nenguirú quem chamou os missionários. A República dos Guaranis, com seus Sete Povos, é um símbolo do valor da luta de todo um povo. Eram 54 povos organizados. Em 1670 os espanhóis e portugueses, pelo Tratado de Madrid, dividiram entre si as terras dos índios. Havia mais de um milhão de reses nos campos dos índios. Os bravos indígenas tentaram reagir.

Em luta desesperada, organizaram sua defesa com emboscadas e guerrilhas. Guiados pelo valente Sepé Tiaraju, fizeram ecoar pelos campos gaúchos o seu brado: “Esta terra tem dono! Nós as recebemos de Deus e do Arcanjo São Miguel! E só eles têm o direito de nos deserdar!”

No dia de carnaval, dia 7 de fevereiro de 1756, nos campos de São Gabriel, Sepé é atingido e morre. Três dias depois, os invasores dominam tudo, matando mais de 1500 índios em Caiboaté. Era o fim dos Sete Povos. Era o início das grandes fazendas e da fome e pobreza no Rio Grande do Sul.

Caravana

Para organizar uma caravana expressiva aqui em Cruz Alta, as duas paróquias já estão fazendo as inscrições, que podem ser feitas tanto nas secretarias de cada paróquia, como junto às lideranças das comunidades, que são portadores de uma lista. “Os que já participaram de uma Romaria da Terra sabem o quanto este evento é significativo, enquanto é uma expressão da Igreja no Rio Grande do Sul”, finaliza Padre Flávio.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 26 de janeiro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Campanha da Fraternidade:

“Jovens precisam de ajuda”

– Quaresma é tempo de penitência e conversão –

Dom Ercílio Simon

A Campanha da Fraternidade foi aberta oficialmente na última quarta-feira pelo Papa João Paulo II e estende-se até a Páscoa. Conforme o Bispo Dom Ercílio Simon, a Campanha da Fraternidade é um costume da Igreja no Brasil, e coincide com a Quaresma. Tem por objetivo, a cada ano, refletir um tema e tomar uma atitude cristã sobre o problema.

A Campanha da Fraternidade vem sendo realizada há 27 anos no país, e diversos temas já foram abordados, tais como o Menor Abandonado, a questão ecológica, o Negro, entre outros. Neste ano o tema será o Jovem, com o lema “Juventude Caminho Aberto”.

De acordo com o Bispo Dom Ercílio Simon, a juventude enfrenta muitos problemas, tanto na Igreja quanto na sociedade, sendo que muitos, não vendo solução, caem no desespero. “Devemos ajudar a juventude a assumir o seu papel na sociedade e na Igreja”, diz o Bispo.

Conforme ele, os adultos, velhos, aposentados também devem se engajar na Campanha da Fraternidade. Muitos problemas relacionados com o jovem, o estudo, as drogas, as doenças, o trabalho, serão analisadas e discutidos com profundidade, visando soluções.

Quaresma

A quaresma, quarenta dias antes da Páscoa, é tempo propício para os cristãos fazerem uma séria avaliação de suas vidas. Quaresma é tempo de penitência e conversão, que tem raízes antigas, passando pela peregrinação do deserto até a preparação de Jesus Cristo para assumir a vida pública. Segundo o Bispo Dom Ercílio, neste período de quaresma, visando a preparação para  Páscoa e a reflexão do tema para a Campanha da Fraternidade, intensa atividade religiosa está sendo desenvolvida, como os já tradicionais Encontro de Família, onde estas se reúnem, periodicamente, e refletem o tema e aprofundam sua vida de oração.

Além disso, frisa o Bispo, outros trabalhos com a juventude serão desenvolvidos, como os grupos de jovens e atividades nas escolas. As pregações nas Igrejas de nossa cidade serão intensificadas. O Bispo salienta que todos os cristãos devem participar ativamente da Quaresma, e dar cada vez mais espaço para que o jovem possa assumir seu papel na Igreja e na sociedade.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de março de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia Bom pastor começa a ser construída

Na foto, o Bispo Dom Jacó, o alemão Senésio Schneiderbauer-Schwendler e a comissão responsável pela obra de construção da Paróquia Bom Pastor

Até o momento, a Igreja Católica de Cruz Alta conta com apenas duas paróquias, Catedral e Fátima. Porem a terceira paróquia, Bom Pastor, já começou a ser construída, e irá atingir o Bairro de Fátima, Farroupilha, Jardim Petrópolis, Bairro do Sol, São Genaro, Vila dos Funcionários, e apartamentos da Cohab.

A comissão responsável pela continuidade das obras é formada pelo irmão De almo, Sadi Martins, Sétimo Chiesa, Heldo Webster, Honório Matos Oliveira, José Pereira e Elpídio Franco. Segundo a comissão, a construção da paróquia Bom Pastor é uma reivindicação antiga das comunidades do grande Bairro de Fátima, e virá suprir as necessidades religiosas destas famílias. O grande objetivo, dizem eles, não é ter somente um prédio, mas sim, uma Igreja Viva.

Inicialmente a área da Paróquia do Bom Pastor irá atingir 320m2, que será ocupada pela Capela, salas de catequese e Secretaria. No local, atualmente já estão atuando os Irmãos Maristas, realizando trabalhos junto as famílias. A Paróquia Bom Pastor está localizada na Avenida Pejuçara, esquina com a Rua Cotinha Alves Souza, Vila dos Funcionários.

Recursos

Os recursos para o início das obras da Paróquia do Bom Pastor foram enviados da Alemanha. Porém, a partir de agora, os recursos para dar continuidade a obra serão buscados junto à comunidade, através de campanhas. A comissão, diz Sadi Martins, estará visitando as famílias dos diversos bairros atingidos pela nova paróquia, com o objetivo de conscientizar as pessoas da importância da Paróquia Bom Pastor, bem como para arrecadar recursos financeiros para que a obra possa ter continuidade. “Da colaboração da comunidade depende a concretização efetiva da Paróquia Bom Pastor”, lembra Sadi.

Alemanha

Os recursos iniciais, oriundos da Alemanha, foram enviados pelo prelado Martin Schneiderbauer, representado por Senésio Schneiderbauer-Schwendler. Segundo este, os recursos não se destinam a Igreja propriamente dita, mas sim a toda a população que será favorecida pela construção da nova paróquia. As ajudar, diz Schneiderbauer, devem ser vistas como uma atitude cristã.

Ele lembra que após a Grande Guerra, a Alemanha ficou totalmente destruída, e na época recebeu grandes ajudas de outros países. Estas ajudas, agora que a Alemanha se encontra numa situação confortável, estão sendo retribuídas. “A caridade ajuda, se deve praticar sempre, diz o alemão, mas deve ser ainda redobrada neste tempo de Quaresma. Ajudar os outros deve ser a marca do cristão”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 8 de março de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Domingo de Ramos abre Semana Santa

A celebração do Domingo de Ramos dá início na próxima semana, às comemorações da Semana Santa na cidade, com atividades em todas as paróquias, e com programas que já estão previamente definidos.

Além das missas e confissões que fazem parte da celebração a ser realizada de 12 a 19 deste mês, será incluída a Missa da Crisma na Catedral do Divino Espírito Santo. Este é o programa a ser conferido pelos cristãos:

Domingo de Ramos – Concentração inicia às 8h. 20 minutos no dia 12 em frente a Capela São José e em frente a Capela Perpétuo Socorro. A procissão parte para a Matriz, às 9h para a Benção e Missa dos Ramos.

Confissões – Na Matriz a partir das 20h. No dia 13, Eucaristia. Acontece no dia 15 o encerramento da instituição da Eucaristia, no salão da Catedral. Quinta-Feira Santa Missa da Crisma, às 9h. No dia 16 na Catedral do Divino Espírito Santo com benção dos Santos Óleos. Encontro de todos os ministros da Eucaristia no salão da Catedral às 15h. A missa da Santa Ceia está programada na Matriz às 20h, e na Capela São José, às 21h45min.

Sexta-feira Santa – Manhã das confissões a partir das 10h, na Matriz, e às 15h acontece a celebração da Paixão do Senhor. À noite, às 20h, é a vez da Procissão do Senhor Morto, partindo da Igreja de Fátima até a Catedral.

Vigília das Luzes – Acontece no dia 18, a partir das 20h na Matriz. Páscoa do Senhor – Missa no domingo de Páscoa, às 9 e 19h, e às 8h na Capela São Hosé.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja discute a nova evangelização

Dom Altamiro Rosatto

 Encerra hoje, no centro de Formação Pastoral, o encontro de três dias de todo o clero da Diocese de Cruz Alta, e que reuniu cerca de 50 pessoas. O encontro deste ano contou com a participação do Arcebispo de Porto Alegre Dom Altamiro Rosatto e de seu auxiliar Dom Antônio Chouicher.

Um dos temas discutidos no encontro do clero de Cruz Alta foi a nova evangelização. De acordo com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Altamiro, evangelizar para a Igreja é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade e pela sua força transformá-las a partir de dentro. “Eis que faço nova todas as coisas”. A finalidade da evangelização é a mudança interior. Segundo o Arcebispo, o mais exato seria dizer que a Igreja evangeliza quando está unicamente firmada na potência divina da mensagem que proclama, ela procura ao mesmo tempo converter a consciência pessoal e coletiva dos homens.

Em outras palavras, diria-se que, para a Igreja, não se trata tanto de atingir grandes espaços geográficos, mas de chegar a atingir, e com que modificar pela força do Evangelho, os critérios de julgar os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e o modelo de vida da humanidade que se apresentam em contraste com a Palavra de Deus e o Plano da Salvação.

Como diz Paulo VI, “Evangelizar não de modo decorativo, superficial, mas de maneira vital em profundidade, isto é, até as suas raízes”, em sentido amplo.

Dificuldades

Para que se ponha em prática esta Nova Evangelização várias dificuldades se apresentam. Conforme Dom Altamiro, as principais dificuldades são as mudanças sociais e a passagem da cultura rural para a urbana, algo que requer novos métodos para atingir.

Objetivos

A respeito do objetivo que se quer atingir com a nova Evangelização, o Arcebispo lembra que uma cultura tem valores, expressões e estrutura. O importante, diz ele, é apresentar à cultura novos valores, ao mesmo tempo assumindo os valores já existentes. “A religião não destrói a cultura”.

Segundo Dom Altamiro, nas culturas encontram-se diversas dimensões. A religiosa, na qual entra a ética e a apresentação Bíblica de Deus: a Social, que abrange a família, a sociedade, a política e a educação, e a relação do mundo material, em que encontramos o campo da economia e da técnica.

Em resumo, frisa o Arcebispo, “Evangelizar a cultura é respeitar os valores destas dimensões, e dar o verdadeiro sentido cristão.

Compromisso de todos

Evangelizar é dever de todo cristão, e não apenas do bispo, padre e freira, lembra Dom Altamiro. Segundo ele, quem não evangeliza não é um bom cristão e peca por omissão, como a mãe que não cuida do filho não pode ser considerada uma boa mãe.

Ainda no dia de hoje, segundo o Padre José Jungblut, serão discutidas pelo clero as questões específicas da Diocese de Cruz Alta, e feita uma reavaliação das atividades que vem sendo desenvolvidas. O encerramento das atividades será ao final da tarde.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 2 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana Santa terá intensa programação

 Segundo os párocos da Catedral do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora de Fátima, a Semana Santa que se inicia no próximo domingo é considerada o período privilegiado para um encontro mais profundo e prolongado com Cristo, os mistérios de sua Paixão e Morte na Cruz, e de sua vitoriosa Ressurreição na Páscoa, e o “Cristo ontem, hoje e sempre”.

São os dias reservados por todos os cristãos, dignos deste nome, para mais uma oração e reflexão interior, para a conversão pessoal pelo arrependimento, confissão e perdão dos pecados, e para a “frutuosa comunhão pascal”.

Além disto, a Semana Santa se constitui nos dias para a resposta ao apelo da Campanha da Fraternidade, através da entrega do envelope da campanha, a renúncia pelo supérfluo feita durante o período quaresmal. Neste ano as paróquias esperam de todos os jovens, rapazes e moças, uma participação, um testemunho e uma vivência mais generosa, autêntica e renovadora as celebrações religiosas na Semana Santa.

Programa

Para reunir este grande número de fiéis foi organizada uma intensa programação:

12/04/92 – Catedral: 9h15min, benção e procissão dos Ramos no Asilo Santo Antônio para as capelas da Vila Rocha, Vila Nova, Vila Progresso, Vila Esperança e Bairro Educacional; 9h30min – no Colégio Santíssima Trindade; 10h – Missa dos Ramos na Catedral do Divino Espírito Santo

Fátima: 8h30min – Concentração para a procissão na Capela São José e Perpétuo Socorro; 9h – Igreja de Fátima e Benção dos Ramos, Benção dos Ramos também na futura Paróquia do Bom Pastor no Bairro de Fátima; 9h30min – Benção dos Ramos junto a Vulcanizadora Progresso para as comunidades do Bairro Conceição, Brum, Vila Hilda e Independência, seguindo-se missa na capela da Vila Hilda.

Segunda-feira Santa: 13/04 – Fátima, 20h, celebração comunitária da Penitência, confissões;

Terça-feira Santa: 14/04 – Catedral 20h, celebração comunitária da Penitência;

Quarta-feira Santa: 15/04 – Catedral 20h, encenação da Santa Ceia no Salão Paroquial;

Quinta-feira Santa: 16/04 – Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Católico; Catedral 9h, Missa com a Consagração dos Santos Óleos para as 31 paroquias da Diocese; 15h Missa na Paróquia e encontro com os MEE das duas paróquias; 20h30min celebração da Ceia do Senhor, Lava-pés e Mandamento Novo. Após a missa adoração ao Santíssimo até a meia-noite. Fátima 20h, celebração da Ceia do Senhor, Missa da Ceia na comunidade da Conceição;

Sexta-feira Santa: 17/04 – dia de jejum e abstinência, 8h às 12h, confissões na Catedral e Fátima, 15h celebração da Paixão e Morte do Senhor na Catedral, na Fátima, e comunidade Conceição; 20h Procissão com o Senhor Morto, partindo da Igreja de Fátima, dirigindo-se até a Catedral, onde seguem as confissões;

Sábado Santo – 18/04 – Dia do silêncio e recolhimento. O programa consiste de Vigília Pascal, Benção do Fogo Novo, Renovação das Promessas do Batismo, Benção da Água Pascal e Batismal, devolução dos envelopes da Campanha da Fraternidade, Missa da Ressureição do Senhor. Deve-se levar velas. Fátima – 20h, e comunidade do Bairro Conceição; Catedral 21h.

Domingo de Páscoa, 19/04 – 7h Procissão do Cristo Ressuscitado, saindo do Asilo Santo Antônio até a Catedral e Missa às 8h. Missa da Ressureição nos horários de domingo e devolução dos envelopes da Campanha da Fraternidade.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 7 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana Santa:

Igreja encerra a Santa Ceia

 Neste sábado e na próxima quarta-feira, às 20h, os fiéis que comparecerem ao novo salão paroquial da Catedral do Divino Espírito Santo, assistirão a um bonito espetáculo programado especialmente para dar um toque criativo na programação deste ano da Semana Santa.

Sob a coordenação de Lucilda Hammes, acontece a encenação teatral da Santa Ceia, vivida por pessoas conhecidas da comunidade cruz-altense, como, por exemplo, Adauto Mastella Basso, interpretando Jesus. Lucilda conta que a ideia surgiu do Bispo Dom Jacó Hilgert, interessado em implantar a novidade na programação que antecede a Páscoa neste ano, pois, acima de tudo, o evento é mais do que uma peça de teatro, mas um momento de meditação e reflexão para cada cristão. Segundo Lucilda, “Dom Jacó gosta do entrosamento com a comunidade que esse tipo de representação teatral produz”.

O objetivo principal da encenação é promover uma reflexão sobre os acontecimentos que estarão sendo vividos no palco, ou seja, o último encontro de Jesus com seus apóstolos e o momento do lava-pés.  Nesta ocasião, conforme a coordenadora da peça, Jesus, que é um Senhor, serve a seus apóstolos lavando-lhe os pés, o que significa que “Antes de se tornar Senhor, tem-se que servir aos demais”.

A encenação deverá durar cerda de 1 hora e será acompanhada por Salmos e cantos.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje tem teatro na Catedral do Divino Espírito Santo

Inicia-se às 20h deste sábado, no novo salão paroquial da Catedral do Divino Espírito Santo, a encenação teatral da Santa Ceia, abrindo a programação da Semana Santa nas paróquias, que acontece no Domingo de Ramos, dia 12.

A coordenação do programa é a cargo de Lucilda Cecília Hammes, a pedido especial do Bispo de Cruz Alta Dom Jacó Hilgert, tendo e vista proporcionar uma experiência nova nas celebrações que antecedem a Páscoa neste ano, ou seja, através do teatro os presentes podem viver momentos de reflexão em torno do que está sendo apresentado no palco.

O evento tem entrada franca, e estarão representando Jesus e seus Apóstolos pessoas já conhecidas da comunidade cruz-altense, que se interessaram a participar da experiência nova, nesta iniciativa que deve reunir um grande número de fiéis no Salão Paroquial. Haverá nova apresentação na quarta-feira à noite.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 11 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Domingo de Ramos abre Semana Santa

A Semana Santa inicia neste domingo de Ramos com intensa movimentação em todas as paroquias. Na Catedral a programação inicia às 9h15min com Benção e Procissão dos Ramos no Asilo Santo Antônio, que segue para as capelas da Vila Rocha, Vila Nova, Vila Progresso, Vila Esperança e Bairro Educacional.

Às 9h30min parte outra procissão do Colégio Santíssima Trindade para a Catedral, onde acontece a Missa dos Ramos. Na Igreja de Fátima a concentração para a procissão na Capela São José e Perpétuo Socorro inicia às 8h30min, estando marcado a Benção dos Ramos para às 9h na Fátima. Terá também Benção dos Ramos na futura paróquia do Bom Pastor, no Bairro de Fátima, às 9h e às 9h30min junto a Vulcanizadora Progresso, para as comunidades do Bairro Conceição, Brum, Vila Hilda e Independência, seguindo-se missa na Capela da Vila Hilda.

Confissões

Para esta segunda-feira, o programa é somente em torno das confissões, às 20h, na Igreja de Fátima.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 12 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quinta-feira Santa:

Cerimônia do Lava-pés acontece hoje

 No dia de hoje, Quinta-feira Santa, haverá uma intensa programação, às vésperas da Páscoa. O dia é considerado da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Católico, e além das missas, à noite acontece a cerimônia do Lava-pés, que deve reunir um grande número de fiéis em todas as paróquias.

A programação inicia já pela manhã, quando às 9h acontece, na Catedral do Divino Espírito Santo a Missa de Consagração dos Santos Óleos para as 31 paróquias da Diocese.

Para a tarde está previsto o encontro com o MEE das duas paróquias, às 15h, na Catedral. A celebração da Ceia do Senhor, Lava-pés e Mandamento Novo será celebrada às 20h30min na Catedral, e após é a Missa de adoração ao Santíssimo, até a meia-noite. Às 20h, a celebração é na Paróquia de Fátima, e no mesmo horário, na Comunidade da Conceição.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 16 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Procissão do Senhor Morto hoje

Hoje é dia de jejum e abstinência na Semana Santa, e a sexta-feira inicia com confissões na Catedral do Divino Espírito Santo e Igreja Nossa Senhora de Fátima, das 8h ao meio-dia.

A celebração da Paixão e Morte do Senhor, na Catedral, Fátima e Comunidade Conceição, acontece às 15h, e à noite às 20h, é a vez da procissão com o Senhor Morto, partindo da Igreja de Fátima até a Catedral, onde acontecem novas confissões. Um grande público de fiéis deve acompanhar a procissão, a exemplo dos anos anteriores.

Sábado de Aleluia

A Semana Santa considera o Sábado de Aleluia o dia do Silêncio e Recolhimento, onde acontecem a Vigília Pascal, Benção do Fogo Novo, renovação das promessas do Batismo, benção da Água Pascal e Batismal, além da devolução dos envelopes da Campanha da Fraternidade e a Missa da Ressureição do Senhor.

As missas acontecem às 20h, na Igreja de Fátima e na Conceição, e às 21h na Catedral. Os presentes devem levar velas.

Domingo de Páscoa

O domingo de Páscoa inicia com procissão do Cristo Ressuscitado às 7h saindo do Asilo Santo Antônio até a Catedral, onde acontece a missa às 8h. As missas de ressureição serão celebradas nos horários habituais de domingo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 17 e 18 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Páscoa, acontecimento central do ano

 A Páscoa para os cristãos do mundo inteiro é de fundamental importância, pois ela é o acontecimento central do ano, conforme o Bispo Dom Ercílio Simon, a vitória definitiva de Jesus sobre a morte, manifestada no pecado.

A Páscoa dos cristãos ocupa a mesma data da celebração da libertação dos judeus da escravidão no Egito, quando se realizava esta celebração para agradecer a Deus. Conforme Do Ercílio, Jesus Cristo deu novo sentido a Páscoa, tornando-se ele próprio o Cordeiro Pascal.

Toda missa é uma celebração da Páscoa, pois Jesus Cristo, o cordeiro se faz presente na Santa Eucaristia. “Tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós”.

Libertação do pecado

Para nós cristãos, diz Dom Ercílio, a Páscoa é mais do que uma Simples Libertação material, como era vista pelos judeus, mas sim a libertação integral do homem, de todo o mal causado pelo pecado, com uma dimensão universal e não mais nacionalista.

Feliz Páscoa

A melhor mensagem, diz Dom Ercílio, de toda a Igreja bem como da Diocese de Cruz Alta, são os desejos de uma Feliz Páscoa. Feliz não tão somente pela representação material, através da distribuição de chocolates e presentes, mas através do verdadeiro encontro das pessoas com Deus e consigo próprias.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 17 e 18 de abril de 1992

 

 

 

 

 

 

 

Igreja debate educação

 Com a participação de 320 Bispos de todo o Brasil, inclusive Dom Ercílio, representando a Diocese de Cruz Alta, aconteceu a reunião atual da CNBB em Itaicí de 28 de abril a 28 de maio. Em sua volta, Dom Ercílio lembra que durante a reunião dois temas básicos foram discutidos: a educação no Brasil e subsídios para o Encontro do Santo Domingo.

Educação Problemática

No primeiro tema que ocupou a maior parte do tempo, diz Dom Ercílio, foi realizado um estudo e elaborado um documento sobre a educação no Brasil, que deverá ser publicado em breve. O documento, diz o Bispo, contém uma visão cristã da educação. Segundo ele, ficou claro que a educação, em seu mais amplo sentido, é bastante problemática no Brasil, sendo que os Bispos querem a educação gratuita para todos, oportunizada pelo Estado, principalmente a nível de primeiro grau.

A cruz e a espada

O segundo tema, diz Dom Ercílio, foi a preparação de subsídios para os 50 Bispos brasileiros que irão participar do encontro de Santo Domingo, no dia 12 de outubro, referente aos 500 anos da presença europeia na América. O dia 12 de outubro é justamente o dia em que, historicamente, Colombo teria desembarcado no Continente.

Conforme Dom Ercílio, foi realizada uma avaliação da presença europeia sobrepondo-se a cultura aqui existente. “Olhando para trás existem luzes, mas também sombras. Fatos positivos e negativos”. De positivo, diz Dom Ercílio, temos a evangelização da maioria da população, sendo que pelo lado negativo, observou-se a destruição da cultura dos novos dominados. “A união da espada e da cruz não foi benéfica”, frisa o Bispo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 13 de maio de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa Comunitária da Paróquia Bom Pastor

 Acontece no dia 31 deste mês, uma grande festa comunitária em benefício da comunidade da Vila Visitação e construção da Paróquia Bom Pastor, aberta a comunidade em geral.

O local é a Avenida Pejuçara, 8, Vila dos Funcionários Municipais, junto às obras da futura paróquia e está programada ainda uma série de atividades religiosas, em preparação para a festa, ou seja, com um tríduo nos dias 27, 28 e 29 de maio, com as comunidades às 20h, na Capela da Visitação.

O programa a ser desenvolvido durante a festa é:

9h30min – procissão com todos os fiéis, saindo da Capela da Visitação até a sede da futura Paróquia Bom Pastor.

10h – Missa solene com a participação de todas as comunidades que abrangerão a pequena paróquia.

12h – Grande churrasco de confraternização entre as comunidades a partir das 14h. Festejos populares com música ao vivo e divertimentos diversos, tais como pescaria, roleta, jogos de latas, entre outros.

Bo local vai haver diversas tendas com bebidas, cucas de Pejuçara, bolo, salada de frutas, cachorro quente e outras iguarias.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 27 de maio de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia Bom Pastor:

Obra será concluída até o final do ano

– mais de 1.500 famílias serão beneficiadas –

As obras de construção da nova Paróquia Bom Pastor de Cruz Alta, estão em pleno andamento. Ela já está levantada e coberta, iniciando agora o reboco das paredes e aberturas. De acordo com o integrante da Comissão de Obras, Sadi Martins, até o final do ano a nova paróquia deverá estar concluída.

Vem sendo dispendido um grande esforço para o término das 4 salas de catequese, pois na região de abrangência da futura Paróquia Bom Pastor, cerca de 300 crianças estão em espaço físico para frequentar a catequese.

Os recursos empregados nas obras são provenientes da Alemanha, bem como das campanhas realizadas junto à comunidade e festas populares. Conforme Sadi Martins, os recursos de fora esgotaram-se e no momento atual, está sendo desenvolvida uma campanha junto à população que visa arrecadar donativos de materiais para que a obra possa ter sequência. “Para concluir a obra, só com a ajuda da comunidade. Nossas campanhas serão permanentes”, frisa Sadi.

Área de abrangência

A nova Paróquia Bom Pastor abrange o Bairro de Fátima, o Núcleo Farroupilha, Jardim Petrópolis, Bairro do Sol, Apartamentos, Vila dos Funcionários e Bairro São Genaro. Com a efetivação da futura paróquia poderão ser incluídas áreas do interior do município.

Assistência espiritual mais próxima

A construção da Nova Paróquia Bom Pastor é de fundamental importância para as atividades de catequização da Igreja católica de Cruz Alta. Cerca de 1.500 famílias terão uma assistência espiritual mais próxima, e uma maior agregação. Segundo Sadi Martins, com apenas duas paróquias, como vem sendo verificado até o momento, evangelização fica prejudicado.

“As pessoas precisam de um apoio, e a igreja, quanto mais próxima, mais êxito terá, pois esta tem um papel fundamental na sociedade, principalmente no que se refere a formação ética e moral, e libertação pessoal de cada pessoa”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 4 de junho de 1992

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Católica:

68 ministros recebem mandato

 Iniciou ontem, no Centro de Formação Pastoral de Cruz Alta, a segunda e última etapa do curso de Ministros Extraordinários da Eucaristia. No domingo, na Catedral do Divino Espírito Santo, as 68 pessoas participantes recebem o mandato de Ministro Extraordinário da Eucaristia.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Bispo Dom Jacó Hilgert, Padre José, Padre Vunibaldo e professor Moacir Marchesan. Os participantes são oriundos de todas as paróquias da Diocese de Cruz Alta.

De acordo com os representantes da Igreja Católica, O Ministro Extraordinário da Eucaristia, desenvolveu um papel na caminhada da Igreja. São eles, que juntamente com o padre mantém viva na comunidade a chama cristã. Entre as várias funções do Ministro da Eucaristia, estão a de presidir os cultos e distribuir a santa comunhão, entre outras.

Pastoral da Terra

Já no próximo dia 6 e 17 de junho, no Centro de Pastoral, acontece mais um curso da Pastoral Rural. Vamos temas relacionados às questões agrárias serão realizados, sendo que grande número de pessoas deverão se fazer presentes.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 4 de junho de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje, procissão de Corpus Christi

Marcada para iniciar às 15h da tarde de hoje, a procissão de Corpus Christi, que a cada ano reúne centenas de fiéis católicos, já que neste dia se faz a veneração à Cristo, presente na Santa Eucaristia.

A concentração acontece em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima, com exposição do Santíssimo, para que a comunidade entre no clima de adoração, conforme conta o Padre Donato, pároco da Igreja. Ele acredita que o número de pessoas presentes deve ser superior ao do ano passado, e conta com a colaboração do sol para que a procissão supere as expectativas.

A procissão segue pela Venâncio Aires até a Catedral do Divino Espírito Santo, com três paradas nos “altarzinhos” já conhecidos dos fiéis que acompanham o programa ano a ano. No final da caminhada acontece a celebração da missa na Catedral, encerrando as atividades alusivas à data. Toda a comunidade está convidada a participar.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 18 de junho de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Inicia construção do novo seminário Diocesano

Já iniciou a construção do novo seminário Diocesano de Cruz Alta, e as campanhas para o término das obras estão sendo desenvolvidas em todas as paróquias.

O novo seminário Diocesano de Cruz Alta, está sendo construído na cidade de Pejuçara, para jovens a nível de 2º grau onde, segundo os responsáveis, existe um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades de formação dos jovens, principalmente relacionados a oração, estudo, trabalho, lazer e convivência comunitária.

Depois de concluído o 2º grau em Pejuçara, os seminaristas estão transferidos para o Seminário Maior de Cruz Alta. De acordo com o Bispo Dom Ercílio Simon, é importante que as comunidades de toda a Diocese se conscientizem que os padres surgem dos seios das próprias paróquias, e “não caem prontos do céu”. Sempre existem jovens que se dispõem ao serviço da Igreja e a causa da salvação, lembra Dom Ercílio, sendo indispensável um ambiente propício como o seminário.

Algumas paróquias realizam excelentes trabalhos vocacionais com grandes resultados que se traduzem na formação de novos padres, como é o caso de Chapada, frisa Dom Ercílio. “Se quisermos que os leigos assumam cada vez mais a sua função na Igreja, se faz necessário também termos cada vez mais padres que restem esta orientação”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 2 de julho de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja promove grupos de renovação carismática

 Há cerca de 2 anos existe em Cruz Alta um grupo de renovação carismática, promovido pela Igreja Católica da cidade, com o objetivo de levar tranquilidade espiritual através de orações, as pessoas de todas as idades, integrantes da Igreja.

A coordenação deste grupo está há 1 ano a cargo da Denise Soldero, e os encontros são as quartas-feiras, sempre às 18h, na sala 2 do Salão Paroquial da Catedral do Divino Espírito Santo, para o qual ela convida toda a comunidade de católicos interessada a participar.

Com grupos de entorno de 60 pessoas por sessão, são efetuadas orações que visam o bem estar do ser humano, principalmente. Os encontros reúnem as pessoas que muitas vezes levam seus problemas pessoais e dirigem suas orações unicamente a busca de suas soluções, conta Denise, e tudo é realizado de acordo com as diretrizes da Igreja Católica, com a supervisão de padres e bispos da cidade.

Os interessados em participar, basta participar dos encontros semanais, e manter contato com a coordenadora do grupo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de julho de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Renovação carismática completa 25 anos

 O Grupo de Renovação Carismática da Catedral do Divino Espírito Santo de Cruz Alta há dois anos está sob a coordenação de Denise Soldero e realiza encontros semanais para todos os católicos interessados em participar de horas de oração para o bem estar de si próprio e da comunidade. Mas a Renovação Carismática Católica já existe há 25 anos em Cruz Alta.

Conforme o grupo, hoje se vive um tempo particularmente rico na história da Igreja e da humanidade, um tempo de grandes mudanças, de transformações profundas e rápidas, e muitos são os que ficam perplexo diante delas. E relembra: “Também em Jerusalém no dia de Pentecostes algo surpreendente aconteceu: Deus derramou o seu espírito cumprindo a promessa que fora feita através do profeta Joel, 400 anos antes”. E naquela ocasião, Petro tomando a palavra, anunciava o cumprimento dessa promessa e o início de uma nova realidade, a vida na presença do Espírito Santo, que iria transformar a existência de milhões, inflamando seus corações com um profundo amor por Jesus de Nazaré, que havia sido crucificado, mas ressuscitado por Deus, rompendo assim os grilhões da morte.

Nascia ali uma nova Igreja, conta Denise, com vida em abundância “que se tornaria cada vez mais a luz do mundo”. Pentecostes, para o grupo de renovação, não foi apenas uma experiência para implementar a Igreja, nem se trata de uma devolução ao Espírito Santo como pensam muitas pessoas. “É a alma da Igreja, é uma manifestação vida do Deus vivo”.

Por isso diz a oração do Papa João Paulo II: Oração que todos os dias sobe e ele de todos os recantos da terra renova, em nossos dias, os prodígios como em um novo pentecostes, e concede que a Santa Igreja reunida unânime em intensa oração em torno de Maria, Mãe de Jesus e guiada por Pedro, propague o reino do Divino Salvador, que é o reino da verdade, da justiça do amor e da paz. Assim seja”.

A Origem

E, conforme Denise, Deus respondeu de forma generosa, pois no ano de 1967 começava com um pequeno grupo de professores, reunidos com fome e sede espiritual, meditando no acontecimento de pentecostes de atos 2,1-4, aquela que seria chamada de Renovação Carismática Católica.

Um novo pentecostes, uma renovação simples e eficaz como as coisas que Deus fez “vem transformando corações e a vida de milhões de pessoas em todos os recantos da terra dos últimos 25 anos”. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, sempre às 18h no Salão paroquial da Catedral, sala 2.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 21 de julho de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Católica orienta eleitores

Padre Donatto

 A Igreja Católica de Cruz Alta está organizando uma campanha de orientação aos eleitores e também aos candidatos que buscam uma vaga nas eleições de 3 de outubro. Segundo o Padre Donatto José Rademan, da Igreja Nossa Senhora de Fátima, vender o voto é corrupção e os eleitores devem estar conscientes disso.

“Escolher um representante é uma oportunidade de buscar mudanças e isso não se consegue comercializando votos”. Quanto aos candidatos, eles não devem esquecer que é fundamental fazer propostas concretas, reais.

A preocupação da Igreja, comenta Padre Donatto, neste momento é muito grande e por esta razão estão sendo transmitidas orientações a eleitores e candidatos. “Aproxima-se a época das eleições municipais. Acentua-se o pique da campanha. Época de muitos abraços, apertos de mão, carreatas, discursos e, inclusive, presentes. Alguns candidatos fazem de tudo para conquistar o eleitor. E, em contrapartida, alguns eleitores fazem o mesmo para tirar a sua “casquinha”. E é exatamente este procedimento, acentua o padre, que precisa mudar.

Recomendações

Aos eleitores, a recomendação da Igreja aborda os seguintes aspectos:

– O eleitor deve ter presente que o voto não é mercadoria, não se vende, não se negocia. Vender voto é corrupção;

– O voto é uma arma que se dispõe para lutar pelo bem comum. Usá-lo apenas como meio de defender interesses pessoais é antiético e anticristão;

– É necessário escutar a todos, e a todas as propostas, pois quem presta atenção aos acontecimentos, vota melhor;

– Não querendo ouvir nenhum candidato, não se deve ir a um comício, mas todos tem direito de se manifestar;

– Ouvindo as propostas, o eleitor deve saber medi-las. “Veja quem as faz, se vão ao encontro do bem comum, se são viáveis. E, ainda: saiba cobrá-las após as eleições;

O padre recomenda ainda que os eleitores lembrem sempre de “que o voto deve ser consciente, pois os eleitos irão governar por quatro anos”.

Para os candidatos, lembra o padre, vale todas as recomendações dadas ao eleitor, e mais ainda:

– O candidato deve preocupar-se em fazer propostas concretas e bem fundamentadas ao povo;

– Respeitar os candidatos de outras siglas partidárias. “Faça sua campanha em cima de suas propostas e não tente destruir as propostas dos outros”;

– Saiba medir a si mesmo: autocriticar-se, não escondendo seu passado. “Mostre realmente quem você é. Seja transparente em tudo”;

– Não se corrompa e ne se deixe corromper;

– Campanha política se faz a partir dos problemas concretos do povo;

– O candidato deverá ter presente que se for eleito, representará o povo e a ele, deverá prestar contas quando exerce o poder. “Você não irá representar apenas aqueles que o elegeram.

O Padre Donatto lembra que as eleições mexem com as paixões do povo, mas vamos lutar para não criar um clima de guerra nessa época.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 30 de julho de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Romaria será dia 11 de outubro

Comissão organizadora

 Já iniciaram os preparativos para a edição deste ano, da Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, marcada para o dia 11 de outubro, mas com uma intensa programação antecedendo a data.

Os objetivos do evento deste ano, conforme Adenauer Casali, Oldemar Krombauer e Sérgio Luiz da Silva, membros da comissão organizadora, é a comemoração dos 75 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, comemoração dos 500 anos de evangelização da América Latina, e a comunhão com a Igreja da América Latina, que em outubro tem um encontro marcado em Santo Domingo.

Festeiros

A comissão de festeiros chama a atenção da comunidade cristã de Cruz Alta, que esteja interessada em colaborar com a festa do dia 11, que mantenha contato desde já com qualquer um dos membros do grupo, já que eles estão coletando doações que serão colocadas à venda nas diversas tendas a ser instaladas no Monumento durante a programação.

A comissão de Festeiros está constituída por estes casais: Isabel e Adenauer Casali, Jussara e Valdir Ferreira Dill, Teresinha e Dirceu Aflen, Eva Lodir e Sergio Silva, Lorena e Carlos Dedavid, Sueli e Loreno Silva, Marione e Ademir Bonazza, Juçara e Agustin Torres Arance, Marli e Teonísio Muller, Elisabete e Oldemar Krombauer.

A comissão convida todos os cristãos para que participem do evento, assim como das novenas, das visitas da Imagem de Nossa Senhora de Fátima às comunidades e escolas, das missas, das caminhadas, e dos festejos populares. O slogan deste ano é “Evangelizar um mundo novo com Maria”, e os organizadores desta 41ª edição estão contando com a orientação do Bispo Dom Ercílio Simon.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de agosto de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Dom Jacó:

Cartilha política orientará o eleitor

Dom Jacó

A Cartilha Política distribuída pela Diocese de Cruz Alta, segundo o Bispo Diocesano Dom Jacó Hilgert, tema finalidade de orientar não só os membros da Igreja, mas todos os cidadãos, a dar seu voto de maneira consciente e responsável. “Exigimos muito dos políticos no sentido da promoção do bem comum, mas praticamente todos os eleitores dão seu voto no escuro, levados por discursos fáceis, ou o que é pior, vendendo seu voto”.

A Igreja quer evitar isso, diz Dom Jacó, e além disso, educar os cidadãos para a responsabilidade cívica que é votar e da qual ninguém pode fugir. Segundo Bispo Diocesano de Cruz Alta, a cartilha não tem nenhuma vinculação com cor partidária. “Esta não é a primeira vez que a Igreja, tanto a nível estadual quanto nacional, tem orientado o povo neste sentido. Talvez ela hoje mais necessária face ao descalabro econômico e político em que se encontra nossa pátria”, frisa Dom Jacó.

Corrupção – CPI – Impeachment

Caso mais uma vez o povo for decepcionado e não se punir os autores dos roubos e escândalos apontados pela CPI, certamente nossa democracia sofrerá um golpe de morte, lembra o Bispo Dom Jacó. Segundo ele, não existe possibilidade de um governo ser respeitado pelo povo quando falta a honestidade e a competência da administração pública. “Digo isto longe de qualquer interesse pessoal, proteção ou acusação deste ou daquele partido”.

Se constatado o envolvimento do Presidente Collor com o empresário Paulo César Farias, e for provado os vínculos entre ambos, o impeachment será uma exigência da democracia e da Justiça, acentua o Bispo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 15 de agosto de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Romaria de Fátima:

Festeiros pedem colaboração da comunidade

A Comissão de Festeiros que estão preparando a edição deste ano da Romaria do Monumento de Nossa Senhora de Fátima, quer contar com a comunidade para angariar doações que serão colocadas à venda no dia 11 de outubro, data da festa.

A comissão é formada pelos casais Isabel e Adenauer Casali, Jussara e Valdir Ferreira Dill, Teresinha e Dirceu Aflen, Eva Lodir e Sergio Silva, Lorena e Carlos Dedavid, Sueli e Loreno Silva, Marione e Ademir Bonazza, Juçara e Agustin Torres Arance, Marli e Teonísio Muller, Elisabete e Oldemar Krombauer. O slogan deste ano é “Evangelizar um mundo novo com Maria”, e a Comissão de Festeiros aproveita também para convidar a comunidade para que participe de toda a programação que antecede a 41ª edição da Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, tais como as novenas e as visitas da Imagem de Nossa Senhora às residências da cidade.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 20 de agosto de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

41ª Romaria:

Evangelizando um mundo novo

  A Comissão de festeiros encarregada de cuidar dos preparativos para a 41ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, no que diz respeito a arrumação de tendas de doces, salgados, churrascos e bebidas, continuam arrecadando contribuições da comunidade.

Todos aqueles que queiram doar algo para contribuir, podem manter contato com Adenauer Casali. A edição da Romaria tem como slogan “Evangelizar um mundo novo com Maria” e na mesma data acontece a comemoração dos 75 anos de aparição de Nossa Senhora de Fátima, a comemoração dos 500 anos de Evangelização da América Latina, e a comunhão com a Igreja da América Latina, que em outubro tem um encontro marcado em Santo Domingo.

A comissão de festeiros convida a comunidade a participar não somente da Festa da Romaria no dia 11 de outubro, mas também das atividades que antecedem a data, como novenas, visitas da Imagem de Nossa Senhora às comunidades e escolas e caminhada em procissão.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de setembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festeiros preparam a 41ª Romaria

A Comissão de festeiros que está preparando a programação no que diz respeito às vendas das tendas de comes e bebes, durante a 41ª edição da Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, vem recebendo o apoio esperado da comunidade de Cruz Alta, conforme o presidente da Comissão Adenauer Casali.

Ele comenta satisfeito que a arrecadação de doações para a festa está muito boa, dentro do esperado, mas, quem quiser colaborar ainda pode fazê-lo até o fim deste mês, quando a comissão vai fazer um levantamento de tudo o que foi ganho, e daquilo que falta, para ser adquirido rapidamente.

Visitas da Imagem de Fátima

Iniciaram no dia primeiro deste mês as visitas da Imagem de Nossa Senhora de Fátima às escolas, comunidades e capelas de Cruz Alta, dentro da programação que antecede a 41ª Romaria, marcada para o dia 11 de outubro.

Conforme o Presidente da Comissão, Adenauer Casali, a expectativa é de que um grande público participe desta edição, a exemplo do ano anterior, especialmente se o clima colaborar.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 10 de setembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

41ª Romaria:

Pejuçara colabora com a festa

 A Comissão de festeiros que está organizando o setor de tendas, durante a realização da 41ª edição da Romaria de Fátima, recebeu uma grande colaboração nesta semana, vinda da cidade de Pejuçara.

Conforme o Presidente da Comissão Adenauer Casali, o Moinho Estella daquela cidade, se prontificou a doar toda a farinha de trigo necessária para a confecção de cucas e pães que vão estar á venda no Monumento, dia 11 de outubro, data da festa. O Moinho, produtor da Farinha Flora, sempre colaborou com a festa cruz-altense, e neste ano não fugiu à regra.

Adenauer está satisfeito com a integração obtida na realização da festa de Nossa Senhora, onde não somente os cruz-altenses, mas as comunidades dos municípios vizinhos, se mostram abertos a colaborações como esta.

A organização dos preparativos continua em ritmo normal, com reuniões semanais da comissão e participação ativa de todos os seus integrantes, no sentido de promover uma grande festa para os fiéis que devem prestigiar esta edição da romaria. A comissão continua recebendo doações.

A festa deste ano comemora os 75 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, motivo pelo qual os organizadores aguardam um recorde de visitantes.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 16 de setembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje jovens se encontram na Igreja de Fátima

Está marcado para iniciar às 15h deste domingo o encontro que vai reunir todos os coordenadores e animadores, dos grupos de jovens existentes em Cruz Alta, tendo por local o salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Os organizadores chamam a atenção para a importância da presença de todos, já que durante o encontro vão estar em pauta assuntos de fundamental interesse de todos que atuam na área, tais como a necessidade de organizar os grupos de jovens nas diversas paróquias que compõem a Diocese de Cruz Alta, assim como a criação de uma coordenadoria paroquial de jovens, e a programação de uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Juventude, a ser comemorado em outubro.

Conforme os organizadores, todos estes processos têm por objetivo reestruturar os grupos de jovens da cidade e região de abrangência, explica Elisângela Cardoso, integrante da Comissão Organizadora.

Podem participar deste encontro de hoje à tarde, também aquelas comunidades que não possuem um grupo definido e jovens que estejam integrando alguma atividade semelhante e pretendem se unir a pastoral da juventude.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 20 de setembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastoral da Juventude elabora cronograma de atividades

 Apesar de ser pequena a participação dos jovens no último encontro da PJ, diversos temas foram discutidos, inclusive a elaboração de um cronograma de atividades que ficou assim constituído:

Dia 17 de outubro – Escolha da Garota da PJ;

Dia 25 de outubro – (Dia Nacional da Juventude) caminhada com a participação de todos os jovens;

Dia 7 de novembro – Assembleia diocesana da Pastoral da Juventude para avaliação e planejamento;

Dia 21 de novembro – Final regional da garota PJ;

Dia 9 de janeiro/93 – Encontrão e final diocesana da garota PJ;

Participação do jovem

A coordenadora diocesana da PJ, Elisangela Cardoso, lembra que a “Pastoral da Juventude não pode trabalhar sozinha, mas sim, deve ter a participação do jovem”. O jovem precisa se engajar nesta caminhada, pois ele tem um importante papel a desenvolver na sociedade, não podendo ficar parado, esperando as coisas acontecerem por conta.

O jovem, diz Elisangela, precisa necessariamente construir a sua história e colaborar na busca de um mundo melhor, onde todos tenham voz e vez.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 24 de setembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Novenas iniciam hoje

Inicia hoje uma série de novenas na Catedral do Divino Espírito Santo, que antecedem a realização da 41ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima. O início é às 20h, e todos estão convidados a acompanhar a programação.

A edição deste ano comemora os 75 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, bem como os 500 anos de evangelização da américa Latina.

Festeiros

A comissão de festeiros que está trabalhando em torno da arrecadação de doações, para as diversas tendas espalhadas pelo monumento no dia 11, continua recebendo colaborações, conforme o Presidente do Grupo, Adenauer Casali.

Ele acredita que a festa deve superar as expectativas, tendo em vista a contínua ajuda da comunidade nas doações, que não param de chegar, e devem ser somadas a outras, já que ainda restam 10 dias para a festa.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 2 de outubro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

41ª Romaria:

Novenas serão vistas em telão

 A Comissão de festeiros que está colaborando com a organização da festa do dia 11, de Nossa Senhora de Fátima, incluiu uma novidade na programação das novenas que antecedem a romaria, e iniciaram nesta sexta-feira que passou.

Trata-se de um telão que foi instalado no novo salão paroquial, e que vai mostrar ao vivo a novena para os fiéis que não encontrarem lugar na Catedral, devido ao enorme número de pessoas que costuma comparecer às novenas.

Conforme o Presidente da Comissão, Adenauer Casali, a inovação somente foi possível graças ao intermédio do conjunto “Os Garotos de Ouro” e do patrocínio da Agrofel. O salão, que tem capacidade para 500 pessoas, agradou aos que prestigiaram as novenas no sábado e domingo, e se tornou também um estímulo para aqueles que se preocupavam em chegar atrasados e não encontrarem lugar, e agora podem acompanhar toda a cerimônia sem problemas desse tipo.

Existe um detalhe, porém, no salão somente será liberado para o telão se a Catedral estiver lotada. Toda a comunidade é convidada a participar das novenas que iniciam às 20h.

Procissão

As novenas são tradicionais nos dias que antecedem a realização da romaria, no próximo dia 11. Nesta data, é expressivo o número de fiéis que deve participar da longa procissão, junto com a procissão da santa. O presidente da comissão de festeiros, continua recebendo doações para as tendas, e desde já agradece aos que vem colaborando com a iniciativa.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 5 de outubro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

A 41ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima foi realizada em 11 de outubro de 1992

(Vide histórico das Romarias)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amanhã encontro de jovens na Fátima

 Neste domingo, amanhã, a partir das 15h na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, acontece um importante encontro de todos os animadores e coordenadores dos grupos de jovens de Cruz Alta e região. A participação de todos os representantes de grupos de jovens é muito importante.

Conforme Elizangela Cardoso, mesmo as comunidades que não possuem um grupo definido, os jovens que estão engajados em alguma outra atividade e que pretendem se inserir na pastoral da juventude, podem e devem participar do encontro de domingo.

No encontro serão discutidos temas como a necessidade de organizar os grupos de jovens nas diversas paróquias que compõe a Diocese de Cruz Alta, criação de uma coordenação paroquial de jovens, programação de uma série de atividades relativas ao Dia Nacional da Juventude (25 de outubro), bem como outras iniciativas referentes a coordenação da Pastoral da Juventude. Todo esse processo visa a reestruturação dos grupos de jovens em Cruz Alta e região de abrangência.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 19 de outubro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastoral da Juventude escolhe seus representantes

 Aconteceu no último final de semana, durante confraternização festiva no Galpão Crioulo do Cerfer, a escolha das duas representantes da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, através do Concurso “Garota PJ”, Pastoral da Juventude.

Um júri composto por lideranças jovens da cidade e região, opto pelos nomes das jovens Dilaine Polzoti, representando o grupo de jovens “Luta Jovem” da Capela Perpétuo Socorro, e Patrícia dos Santos, representando o “Grupo Atuantes” da Capela São José.

Estas duas representantes participam no dia 21 de novembro, de uma final regional, em cidade que ainda está sendo confirmada pela Comissão Organizadora. Nesta etapa, além das jovens escolhidas aqui em Cruz Alta, vão participar representantes dos Grupos de Jovens das cidades de Pejuçara e Fortaleza dos Valos.

A grande finalíssima diocesana da “Garota PJ” está prevista para o dia 10 de janeiro, na cidade de Ijuí. A iniciativa do concurso partiu da união de todos os grupos de jovens da diocese, com a finalidade de uma maior integração entre a classe, e, desta forma, novos eventos semelhantes que reúnam a juventude em promoções sadias e divertidas já estão sendo elaboradas.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 20 de outubro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1993 Cruz Alta terá a sua 3ª paróquia

A futura Paróquia Bom Pastor já está com suas obras de construção em fase adiantada: foi levantada, rebocada e coberta internamente. De acordo com Sadi Martins, membro da Comissão de Obras, a igreja física (a obra) deve ser concluída no 1º semestre do ano de 1993.

Atualmente Cruz Alta tem apenas duas paróquias, ou seja, Catedral do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora de Fátima, sendo grande o número de capelas a serem atendidas, dificultando o trabalho de evangelização.

A Paróquia do Bom Pastor terá toda a estrutura a que se destina, principalmente um sacerdote exclusivo, e irá atender entre 3 a 5 mil famílias pertencentes a 7 comunidades, Bairro de Fátima, Vila dos Funcionários, Apartamentos da Cohab, Bairro do Sol, São Genaro, Bairro Farroupilha e Petrópolis. Além disso, poderá abranger algumas capelas do interior.

Recursos

Os recursos para a primeira etapa, segundo Sadi Martins, foram obtidos junto ao prelado da Alemanha. A partir de agora, o restante será obtido junto as comunidades que serão beneficiadas om a nova paróquia. Este será um processo importante, frisa Sadi, pois a comunidade além de se sentir dona, também será responsável pela nova paróquia.

Para isso, diversas campanhas serão desenvolvidas, tais como campanha do foro, do piso, e outras. No dia 13 de dezembro será realizada uma grande festa comunitária, com inauguração da primeira etapa, com o objetivo de arrecadar recursos para que as obras possam ter sequência.

Igreja Viva

Com a conclusão das obras, ou conclusão material, inicia a fase de formação da Igreja Viva. Segundo Sadi Martins, o desmembramento destas comunidades e a descentralização, traz muitos benefícios, sendo que o principal é a capacidade de um atendimento espiritual mais próximo, favorecendo a evangelização.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 11 de novembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

41ª Romaria de Fátima arrecadou CR$ 100 milhões

– Missa festiva vai marcar encerramento dos trabalhos –

 Neste domingo, às 18h, toda a comunidade está convidada a participar de uma missa especial, que vai ser celebrada na Catedral do Divino Espírito Santo, com o objetivo de marcar a conclusão dos trabalhos que envolveram a realização da 41ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima.

A Comissão de Festeiros, responsável pelo êxito atingido, está satisfeita com a colaboração da comunidade desde o início dos trabalhos, e sem esta, seria impossível o sucesso do evento, que arrecadou em torno de Cr$ 100 milhões de cruzeiros.

Desta soma, 30% vai ser empregada no próprio Monumento de Fátima, e 70% vai ser destinada para a continuidade das obras do Seminário de Pejuçara.

A missa deste domingo vai ser celebrada, possivelmente, pelos Bispos da cidade, e deve reunir grande número de fiéis. Quanto a Comissão de Festeiros, liderada por Adenauer Casali, já manteve contato com a comissão que vai substituí-la em 1993, repassando relatórios e outras informações que podem ser úteis em seu trabalho.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de novembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo pronto para a Assembleia Diocesana

O Centro de Formação pastoral realiza nos dias 24 e 25 deste mês, a 18ª edição da Assembleia Diocesana, num evento que vai reunir, no mínimo, 4 pessoas de cada paróquia da Diocese de Cruz Alta, bem como representantes dos Colégios Católicos e outras lideranças da Igreja.

O evento vai ser presidido pelo Bispo Diocesano Dom Jacó Hilgert, com a coordenação do Bispo Coadjutor Dom Ercílio Simon, e assessorado pelo Padre Eli Benicá, vindo especialmente para a Assembleia, da cidade de Passo Fundo.

O tema principal deste ano é a Nova Evangelização, e na ocasião acontece uma análise das atividades pastorais da Diocese de Cruz Alta, assim como resoluções referentes a Assembleia de Santo Domingo.

Toda a programação a ser desenvolvida está inserida no 11º Plano da Diocese, que, após dois anos, vão ser avaliadas, sendo uma das prioridades a organização das comunidades eclesiais e formação de agentes. Como destaque aparece a pastoral rural e urbana, a família, as vocações e o jovem.

A assembleia em sua 18ª edição vai avaliar ainda os cursos de formação de agentes, sendo que alguns desses devem sofrer reestruturação enquanto que outros vão ser criados.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 19 de novembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário de Pejuçara será concluído em 1993

Prédio atual não dispõe de estrutura adequada

 As obras de construção do novo seminário Divino Mestre de Pejuçara estão bem adiantadas. A primeira etapa deverá estar concluída nos próximos 15 dias. Até o momento, o primeiro pavilhão foi erguido e coberto, e o segundo pavilhão erguido até o segundo piso.

A etapa seguinte, de rebocos, aberturas, encanamento e outros, terá sequência no mês de dezembro.

Recursos

Até o momento, segundo o reitor do seminário, Padre Luis Kolling, os recursos são todos provenientes da própria Diocese, Romaria de Fátima, auxílio das paróquias e campanha do cimento. “As obras até o momento foram tocadas pela Diocese, sem os característicos auxílios externos”. Dos oito terrenos disponíveis, quatro já foram vendidos.

Segundo o Padre Luis, as obras estão sendo encaminhadas sem atropelo, dentro da realidade, tendo sempre em vista a disponibilidade de recursos. Grande número de pessoas, principalmente de Pejuçara, mesmo fora das campanhas, vem colaborando com a construção. Igualmente os 19 seminaristas do Divino Mestre, tem uma expressiva participação.

Conclusão das obras

A conclusão das obras do novo seminário está prevista para agosto (mês das vocações) de 1993. Ele terá capacidade para 40, 50 jovens, tendo ampla estrutura para o desenvolvimento das atividades preparatórias para a vida sacerdotal.

Assembleia Diocesana

Nos dias 24 e 25 de novembro, acontece a 18ª Assembleia Diocesana, presidida pelo Bispo Dom Jacó. Na oportunidade será feita uma ampla avaliação sobre as obras do novo seminário, definindo-se os passos futuros.

Encontro dos Vocacionados

Com a disponibilidade de espaço físico, e tendo em vista p reduzido número de vocacionados, a Diocese de Cruz Alta vem realizando um grande trabalho para despertar “Novas Vocações”.

Nos dias 28 e 29 de novembro, acontece um importante encontro dos jovens que desejam ingressar no seminário no ano que vem.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 20 de novembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

Diocese de Cruz Alta fecha Seminário João XXIII

– Filósofos e teólogos vão estudar em Viamão –

 A partir de março os novos alunos de filosofia e teologia da Diocese de Cruz Alta, passarão a estudar no Seminário Maior de Viamão, levando consequentemente a desativação do Seminário João XXIII.

De acordo com o Bispo Dom Jacó Hilgert, a principal causa desta medida é a falta de uma faculdade de filosofia em Cruz Alta. “Uma das exigências de Roma é de que os seminaristas frequentem um curso normal de filosofia pura”. E neste caso, em Viamão onde o seminário pertence a todas as dioceses, este problema foi sanado, lembra Dom Jacó. Segundo ele, a previsão é de que em 1994, o número de filósofos da Diocese de Cruz Alta aumente ainda mais, sendo indispensável uma boa faculdade de filosofia pura.

Prédio Antigo

O prédio onde funcionava o Seminário João XXIII será aproveitado para os diversos cursos que acontecem regularmente no Centro de Formação Pastoral. Uma das dificuldades encontradas na diocese era a falta de espaço no Centro Pastoral, algo que agora será suprido, diz o Bispo.

Nomeações e transferências

No final do último ano aconteceram ainda várias nomeações e transferências do clero diocesano e religioso da Diocese de Cruz Alta, ficando assim constituído:

Cura da Catedral Frei Eloi Rossetti.

Párocos: Pejuçara Padre Antônio Fabris; Fortaleza dos Valos Padre José Jungblut; Ajuricaba Padre João Gulbicki; Augusto Pestana Padre João Bagolin; Espumoso Padre João Sebben; Saldanha Marinho Frei Bruno Goettems.

Vigários paroquiais: Espumoso Padre Leoclides Basso, Panambi Frei Antônio Luiz Mariani, São Geraldo de Ijuí, Frei Agenor Bortolon.

Assistente dos Seminaristas Maiores de Viamão: padre Wunibaldo Reckziegel.

Vigário Auxiliar das duas paróquias de Cruz Alta em fins de semana: Padre João Sênio Wichert.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 7 de dezembro de 1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1993

 

 

 

 

São Brás

 Acontece hoje na Igreja Nossa Senhora de Fátima, uma benção especial para marcar a data a partir das 20h. Conforme o pároco da Igreja, Padre Donato, que retornou das férias recentemente, São Brás é considerado o protetor dos ales da garganta e outras doenças, de modo que todos estão convidados a participar da celebração. Na Capela do Ivaí, ela acontece no sábado, às 14h30min.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 3 de janeiro de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Irmã Pacífica comemora 51 anos de vida religiosa

– E mais um aniversário comemorado em comunidade –

Irmã Pacífica

A Irmã Pacífica, uma das mais antigas da comunidade de Cruz Alta, completa hoje mais um aniversário e 51 anos de vida dedicada à caridade, oração e fé, na Consagração Palotina.

Para comemorar a data, os moradores do Bairro Ferroviário, onde irmã Pacífica trabalha há 22 anos, prepararam homenagem especial e uma mensagem em nome de toda a comunidade, expressando o quanto são gratos pela contribuição da religiosa:

“Somente uma pessoa simples, meiga e pura de sentimentos cativa o respeito, a admiração e a amizade de outra pessoa. Na sua simplicidade, a senhora conquistou o nosso respeito, na meiguice de seu sorriso conquistou nossos corações, e na pureza de sua alma conquistou os nossos sentimentos.

Irmã Pacífica, para subir na vida dois degraus existem de sua importância: amar e servir. E a senhora em todos os momentos conquistou estes verbos, mostrando a todos que devemos dar o mais que pudermos, a boa palavra, um sorriso, um gesto de incentivo, um pensamento generoso.

Nos seus 51 anos de vida religiosa, o trabalho diário, as conduções difíceis, a luta constante, tudo isso fez da senhora uma heroína, então não desanime, pois somente os heróis superam as dificuldades com alegria.

Irmã Pacífica, não é possível existir naquilo que não somos, naquilo que nós não vivemos. Mas é possível crescer através daquilo que tentamos, daquilo que buscamos, daquilo que sentimos. Sonhar é preciso, mas sem deixar nunca que o sol do sonho nos arraste pelas campinas do vento. Devemos sonhar, mas cavalgando o sonho e inventando o chão para o sonho florescer.

A senhora sonhou, e o sonho existiu, e a existência deste sonho floresceu no chão inventado pela sua força, pela sua coragem e pela sua fé. A senhora cresceu através daquilo que tentou, cresceu através daquilo que buscou, cresceu através daquilo que sentiu. E nós, seus amigos, crescemos juntos através de seus sonhos, e da sua fé.

Porque é acreditando na força que emana de seu interior, é que nos ajudaremos a mostrar aos outros o verdadeiro caminho do amor e da verdade que nos leva a Cristo.

E, acreditando no amanhã e no que este amanhã pode nos trazer, que lhe entregamos nossos corações esperançosos a nos conduzir pela felicidade.

Feliz aniversário! Feliz 51 anos de vida religiosa! Que Deus lhe abençoe e nos dê o privilégio de mais uma longa lição de vida e de amor ao próximo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 12 de janeiro de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Catequese

 Inicia a partir da próxima segunda-feira o prazo para inscrições nos cursos de Catequese e Crisma na Paróquia da Igreja Nossa Senhora de Fátima, conforme alerta aos pais, o pároco do local, Padre Donato. Para ambos os cursos é necessário apresentar a certidão de batismo e manter o carnê do dízimo em dia, além de pagar a taxa de Cr$ 10 mil. Para a catequese é preciso ter idade mínima de 9 anos, e para a Crisma, 12 anos. As inscrições devem ser efetuadas na secretaria da Igreja.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 11 de março de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Quaresma

Acontece na próxima terça-feira, às 18h, uma Santa Missa na Catedral do Divino Espírito Santo, seguida de palestra com o Padre Bernardo Shuster, da cidade de Curitiba, que dará vários ensinamentos espirituais.

O convite à comunidade é feito pelo Grupo de Renovação Carismática Católica, que continua se reunindo todas as semanas na sala II do Salão paroquial. Os interessados em integrar o grupo pode comparecer nestas reuniões.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 12 de janeiro de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Páscoa:

Definida a programação da Semana Santa

Com várias diferenças nas programações da Matriz de Fátima e na Catedral do Divino Espírito Santo, o cronograma de eventos e comemorações religiosas já está definido, começando com o Domingo de Ramos. Os panfletos e cartazes já estão prontos e logo serão distribuídos.

Na Matriz de Fátima, segundo o Padre Donato, a comemoração do Domingo de Ramos terá 3 locais para a concentração de fiéis, iniciando a procissão sempre às 8h30min e a missa às 9h. Uma das procissões parte do Trevo do Gauchinho, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, com missa na Capela da Vila Conceição.

Outra procissão sai da Igreja Perpétuo Socorro, na Vila Ferroviária, seguindo-se a Benção de Ramos em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima. E, na Casa de Cultura, inicia a profissão com destino a Capela São José.

Na segunda-feira não há programação especial. Terça-feira confissão em preparação à Páscoa, na Igreja Matriz às 20h. Quarta-feira Via Sacra na Matriz, às 20h. Quinta acontece a Celebração da Santa Ceia na Matriz às 20h e Bairro Conceição às 20h30min. Na Sexta-feira Santa haverá programação especial para os bairros, e pela parte da tarde Via Sacra na Matriz e Celebração da Paixão do Senhor no Bairro Conceição, ambos às 15h.

Na noite de sexta-feira, Procissão Luminosa do Senhor Morto, com saída em frente a Matriz às 20h com destino à Catedral. O Padre Donato pede aos fieis para que todos tragam velas de casa para iluminar a caminhada.

Na Capel São José e Matriz, às 20h, e Conceição às 20h30min, no Sábado de Aleluia ocorre a Celebração da Vigília Pascal com Benção do Fogo Novo e finaliza no domingo com a celebração da Páscoa. A programação da Catedral, segundo Frei Eloi, começa no Domingo de Ramos às 9h15min no Asilo Santo Antônio, às 9h30min no Colégio Santíssima Trindade e na Paróquia Bom Pastor e às 10h Missa de Ramos na Catedral.

A Semana Santa continua depois na quarta com celebração da Via Sacra, seguindo quinta-feira com o Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, com missa na Catedral às 8h, às 20h30min, celebração da Ceia do Senhor na Catedral e às 20h30min na Capela Bom Pastor, Lava-pés. Após esta missa haverá a adoração ao Santíssimo até a meia-noite.

Na sexta-feira Santa confissões das 8h às 11hs e à tarde, 15h, Celebração da Paixão e Morte de Cristo, além da procissão luminosa. No sábado às 20h, Vigília Pascal quando devem ser entregues os envelopes da Campanha da Fraternidade. O Frei Eloi pede para que tragam velas também neste sábado.

O encerramento será no Domingo de Páscoa com Procissão do Cristo Ressuscitado às 7h da manhã, partindo do Asilo Santo Antônio rumo a Catedral.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de março de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Domingo de Ramos abriu Semana Santa

Com a tradicional Benção dos Ramos que lotou as dependências da Catedral do Divino Espírito Santo e Igreja Nossa Senhora de Fátima, iniciou no domingo a programação da Semana Santa, que inclui uma série de eventos como a Procissão Luminosa da sexta-feira à noite para a qual todos estão convidados a participar.

A Catedral do Divino Espírito Santo e Igreja Nossa Senhora de Fátima estão realizando programações em datas semelhantes, mas diversas, cada uma dirigida aos fiéis de sua paróquia.

Conforme o Pároco da Igreja de Fátima, Padre Donato, a expectativa é de que seja grande o público presente aos demais eventos da Semana Santa, tendo em vista a importância da data para os cristãos e as inovações elaboradas, para dar mais brilho a esta época.

Programa

Este é o programa que acontece até domingo de Páscoa, dia 9:

Terça-feira santa dia 6 de abril: 20h confissões na Catedral e Igreja de Fátima;

Quarta-feira Santa dia 7 de abril: 20h confissões na Vila Conceição – Via Sacra na Igreja de Fátima;

Quinta-feira Santa, dia 8 de abril: 9h Missa de Crisma na Catedral, 20h Missa da Santa Ceia na Igreja de Fátima; 20h Missa da Santa Ceia na Vila Conceição;

Sexta-Feira Santa, dia 9 de abril: 8h Via Sacra no Bairro Independência, 9h – Via Sacra na Vila Hilda, 10h Via Sacra no Bairro Brum, 11h Via Sacra no Bairro Conceição, 15h Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Vila Conceição; Via sacra na Igreja de Fátima, 20h Procissão Luminosa do Senhor Morto, da Igreja de Fátima e da Catedral. Os fiéis devem levar velas.

Sábado Santo, dia 10 de abril: Vigília Pascal, Benção do Fogo Novo, Renovação das Promessas do Batismo, entrega dos envelopes da Campanha da Fraternidade, 20h Vigília Pascal na Capela São José (levar velas), Vigília Pascal na Igreja de Fátima (levar velas), 20h30min – Vigília Pascal na Vila Conceição (levar velas);

Domingo de Páscoa 11 de abril: Ressurreição do Senhor. 8h Missa na Capela São José, 8h30min Missa no Bairro Brum, 9h Missa na Igreja de Fátima, 9h30min Missa no Bairro Independência, 19h30min Missa na Igreja de Fátima, 20h Missa na Vila Hilda.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de abril de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Páscoa:

Hoje é noite de Procissão Luminosa

Acontece hoje a procissão luminosa do Senhor Morto, saindo da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a Catedral, às 20h. A procissão este ano traz uma inovação: todos os fiéis são convidados a levarem velas para tornar a procissão ainda mais bonita. A liturgia deste dia proclama a morte de Cristo, que traz em si o germe da ressurreição. O Bispo Coadjutor Dom Ercílio Simon espera a participação expressiva do povo.

Sábado Santo

O Sábado é dia de recolhimento, silêncio, penitência e oração. É preparação para a grande vigília. Antigamente este dia devia ser passado em jejum, e na oração, contemplando o total despojamento do filho de Deus meditando sobre seu ato de amor.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de abril de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia Bom Pastor:

Comunidade contribui com a construção

 Para ser oficialmente reconhecida como paróquia, a Igreja Viva Bom Pastor vem seguindo o caminho da boa integração com a comunidade, que vem participando dos acontecimentos e colaborando com a obra, o que é muito importante, comemora Sadi Martins, tesoureiro da comissão de obras.

A capela Bom Pastor está em plena atividade, com celebrações todos os sábados, e para a Semana Santa realiza toda a programação oficial junto a Catedral. Com a presença do Bispo Dom Ercílio a programação iniciou domingo pela manhã, Procissão do Domingo de Ramos e hoje acontece a adoração ao Senhor Morto às 20h, e encerra no Domingo de Páscoa pela manhã.

Obras

A partir do dia 12 de abril inicia mais uma etapa da obra, com implantação do forro e instalação elétrica, já com todos os recursos adquiridos, o que garantirá que até o fim deste mês esteja concluída, afirma o tesoureiro.

Após o acabamento do forro e parte elétrica, faltará apenas a conclusão do piso, reboco externo e pintura.

Recursos

Sadi Martins destaca que para dar continuidade a obra são necessários recursos financeiros. Isto vem sendo obtido com sucesso através da comunidade e do Prelado da Alemanha, órgão estrangeiro que vem concedendo doações.

No último evento foram angariados Cr$ 20 milhões junto com a comunidade, valores da época. Somando a este valor, mais Cr$ 55 milhões foram doados pelo Prelado da Alemanha no final de março.

Para a próxima etapa, os membros da comissão de obra esperam gerar recursos que deem a continuidade da construção, permitindo que ela seja concluída no prazo previsto, ou seja, até a metade deste ano.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de abril de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Pastoral Carcerária:

Igreja Católica está sem voluntários

O presídio de Cruz Alta conta atualmente com mais de 100 presos recolhidos. E uma das atividades desenvolvidas há bastante tempo e que tem importância fundamental na vida dos presidiários é a chama assistência religiosa. Diversas igrejas, como a Metodista, a Evangélica Cruzada Pentecostal Brasileira e o Grupo Espírita Bezerra de Menezes organizaram grupos e estão realizando trabalhos junto aos detentos.

A Igreja Católica, no entanto, ainda não conseguiu organizar um grupo para atuar nesta área porque não consegue encontrar voluntários. Segundo a coordenadora diocesana da pastoral da criança, dona Maria, falta interesse, e as pessoas não se dispõem a realizar um trabalho comunitário que não ofereça remuneração.

O trabalho de assistência religiosa deve ser realizado por leigos, que organizados num grupo, escolham um representante que possua disponibilidade para realizar viagens e um comprometimento numa verdadeira doação ao próximo, o que não vem ocorrendo.

Recentemente aconteceu um encontro a nível estadual, que contou com a participação de diversos representantes regionais, mas Cruz Alta não compareceu por não possuir uma representação neste sentido.

Maria diz que os interessados em criar um grupo de apoio aos presidiários podem procurar a Secretaria da Diocese, pois serão bem-vindos. “Os presos necessitam de uma palavra amiga, de compreensão, mas infelizmente, há pouca disponibilidade de pessoal”, conclui ela.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 30 de abril de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja quer evangelizar os bairros

Numa iniciativa da Igreja Católica de Caxias do Sul, está sendo desenvolvido um projeto de treinamento a pessoas para que estas evangelizem os bairros e vilas de sua cidade, com um programa que conta com representantes de 37 municípios, dentre eles, Cruz Alta.

Esta está participando através da Comissão de Direitos Humanos Justiça e Fraternidade, que foi especialmente convidada para este “Curso de Preparação na Evangelização Comunitária” realizado no Centro de Formação Pastoral daquela cidade.

Entre os palestrantes e orientadores, estão Padres como Roque Grazziotin e Kustand Wech, entre outros, que destacam a importância do projeto tendo em vista que a Igreja Católica constatou, através dos anos, a ausência dos fiéis. O programa acredita que evangelizando as populações dos bairros e vilas das cidades, vai atingir uma grande massa que deixou de frequentar a Igreja por uma série de motivos e que deve ser recuperada. Para isto a preparação dos participantes do encontro incluiu não apenas palestras, mas um pacote que envolve levar para cada um dos municípios presentes com pacotes de santos, livros de cantos e canções tradicionais católicas.

Em Cruz Alta, conforme a Comissão de Direitos Humanos, está sendo estudado um cronograma de datas e locais que serão visitados, como capelas, centros e associações comunitárias.

Outra constatação do encontro foi a de que existe pouco pessoal para atuar na evangelização, algo que vai ser discutido e trabalhado no decorrer do curso, que encerra neste mês.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de maio de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja celebra Dia das Mães

As paróquias da Catedral e de Fátima, através de suas missas dominicais, celebram neste domingo o “Dia das Mães”, para as quais toda a comunidade está convidada a participar, em especial as mães.

Na Catedral do Divino Espírito Santo a missa é às 10h, com participação especial das crianças da Catequese, que vão fazer a sua homenagem. A outra missa é a das 18h, tradicional.

A missa especial para marcar a data da Igreja Nossa Senhora de Fátima acontece às 9h, também consistindo numa homenagem a cargo dos estudantes da catequese.

Aniversário

A Paróquia de Fátima, por sua vez, está se preparando para a comemoração de outra data: os seus 40 anos de existência. Para isto há uma programação especial que inicia no dia 13 e encerra no dia 16 deste mês, data do aniversário, distribuída desta forma:

Dia 13 e 14 acontecerão um tríduo de preparação das 15 às 18h;

Dia 15 jantar de comemoração às 20h no salão paroquial;

Dia 16 missa festiva às 9h.

Todos estão convidados a participar das atividades elaboradas pela Secretaria da Paróquia.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de maio de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Católica quer passar uma nova ideia

A Igreja Católica quer levar luz para as trevas. Este, segundo o Bispo Diocesano Dom Jacó Hilgert, será o principal objetivo do canal de televisão adquirido pela Igreja Católica, e que deve entrar em funcionamento no prazo máximo de um ano.

O Bispo acredita que Igreja Católica perdeu tempo e “ovelhas” pela falta de um canal de comunicação direto, que ofereça aos telespectadores um programa, ressaltando os verdadeiros valores morais. “Perdemos muito tempo. A aquisição da rede deveria ter ocorrida há vinte anos”.

O dinheiro para a compra do canal será doado por empresários leigos, conscientes de sua missão e dispostos a investir numa sociedade mais justa e fraterna.

Bondade x Mal

Dom Jacó lembra ainda a influência que possuem os meios de comunicação no comportamento humano, segundo ele atualmente existem maus programas, que provocam estragos na maioria das mentes dos jovens, e até mesmo adultos. “Através da rede será possível resgatar valores morais, éticos, religiosos, políticos e econômicos, indispensáveis para os cristãos, vamos ter uma televisão realista, e que não vai só rezar, e sim mostrar o mundo como ele é”, lembrou o Bispo.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 11 de maio de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Igreja de Fátima inicia festa do aniversário

 Com um tríduo marcado pra às 20h desta noite de quinta-feira, inicia as comemorações de aniversário da Igreja Nossa Senhora de Fátima, que completa no dia 16 seus 40 anos de existência.

Toda a comunidade católica está convidada a participar das atividades programadas. Amanhã acontece novo tríduo às 20h, e no dia 15 é às 18h com um jantar de confraternização às 20h, cujos cartões podem ser obtidos na secretaria da paróquia.

Para o dia 16 foi planejada uma missa festiva que acontece às 9h, que deve contar com um grande número de fiéis.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 13 de maio de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Igreja de Fátima:

40 anos de religião

Neste domingo a Igreja Nossa Senhora de Fátima encerra as comemorações de seu aniversário com uma missa festiva marcada para às 9h, numa programação que inclui outros eventos e marca os 40 anos de atividade em Cruz Alta, numa história que inclui fé e esperança relembrados nesta festa de homenagem a sua padroeira.

Hoje às 20h acontece um Tríduo, e às 20h do sábado um jantar comemorativo no salão paroquial da Igreja, cujos convites podem ser adquiridos na secretaria paroquial.

A história de fundação da Igreja Nossa Senhora de Fátima inicia na década de 50, quando os Reverendos Padres da Congregação dos Palotinos, atuando na Paróquia do Divino Espírito Santo, solicitaram ao Bispo Diocesano de Santa Maria a criação de uma nova paróquia, a fim de atender a parte Sul do enorme território atendido por eles no Divino Espírito Santo.

Em abril de 1952, Dom Antônio Reis expediu portaria eclesiástica nomeando o Padre Floriano Cordenunzi, investido de jurisdição comum aos párocos, para organizar a futura paróquia. Padre Floriano viajou de trem para Cruz Alta no dia 26 de abril de 1952, tendo sido recebido pelo Padre Sebastião Lovato, da Paróquia do Divino Espírito Santo, por inúmeras associações religiosas e pessoas da comunidade, em acontecimento amplamente divulgado na época pela imprensa.

Padre Floriano e seu secretário Benedito se hospedaram na Paróquia do Divino até que pudessem alugar uma casa, ponto de partida para enfrentar as dificuldades que já aguardavam.

Durante os primeiros meses as atividades se limitaram em visitar famílias a fim de criar um ambiente propício à criação da Paróquia, e o Padre Cordenunzi se mostrou incansável no acolhimento de opiniões de todos os interessados e dispostos a ajudar.

A futura paróquia não tinha sede, titular ou padroeiro. Tudo deveria ser relatado e preparado à autoridade eclesiástica de Santa Maria, a fim de que, após a análise dos dados, fosse decidido o nome do padroeiro e o local da instalação.

Rosário de Fátima

No dia 21 de maio de 1952, uma comissão liderada pelo Padre Cordenunzi se reuniu com o Bispo Diocesano Dom Antônio Reis, no Colégio Santíssima Trindade, para decidir o nome da nova paróquia: Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em homenagem à Virgem de Fátima. Para atender os devotos, foi também decidido que ela se dedicaria, como titular secundária a Santa Terezinha do Menino Jesus, e o local escolhido foi junto à Praça General Firmino, por ser a principal da cidade e o ponto de maior convergência do povo.

No dia 8 de março de 1953 o Bispo Dom Antônio Reis criou a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, através de Decreto registrado no Livro IV folhas 101 da Diocese. Na mesma data houve a expedição da provisão do 1º Pároco, Padre Floriano Cordenunzi. A data de instalação, bem como o decreto de criação mencionam claramente o título secundário a Santa Terezinha do menino Jesus, cujas atividades religiosas se realizam sempre no final do ano, próximo ao Natal.

É destacado até os dias atuais o grande esforço e espírito de cooperação do povo católico, contribuindo decisivamente na aquisição do imóvel, participando das atividades religiosas, além do esforço da comunidade da Capela Perpétuo Socorro, na Vila Ferroviária.

Missa Solene

A missa solene de instalação foi celebrada por Dom Antônio Reis e testemunhadas por inúmeras autoridades locais e diocesanas, por pessoas ilustres da comunidade local, assim como o Prefeito Municipal Aristides Basílio de Campos. Na ocasião foi lido para o povo o decreto de criação, o Ato de Provisão do Pároco e a ata de instalação da Paróquia.

Neste mesmo ano de 1953 foi implantado definitivamente, em maio, a festa paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e foram realizadas cruzadas do Santo Rosário em todas as localidades paroquiais durante o ano, culminando com a segunda grande festa e Romaria ao Monumento de Fátima.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de maio de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Igreja de Fátima:

Missa festiva de aniversário

Encerram hoje as atividades alusivas aos 40 anos da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com a missa solene programada para às 9h para a qual todos estão convidados.

A comissão organizadora da programação que encerra hoje realizou desde a quinta-feira uma série de atividades para comemorar os 40 anos da Igreja, assim como relembrou e mostrou aos fiéis um pouco da história que iniciou em 1953.

Em dezembro daquele ano aconteceu uma grande Festa de Santa Terezinha do menino Jesus, precedida de novena com ilustres convidados. Assim, as festas da padroeira, em meio, e de Santa Terezinha em dezembro, se tornaram tradicionais na paróquia e foram mantidas através dos anos.

Em 1959 foi fundado pelo Padre Carlos Preto o Grêmio dos Professores Católicos da cidade, que funcionou por vários anos e hoje está extinto. Na Paróquia foi fundada também a JEC – Juventude Estudantil Católica, ao mesmo tempo que surgiram na Paróquia de Fátima vários movimentos religiosos, sendo que muitos funcionam até hoje.

Como a igreja provisória era muito pequena, as novenas em preparação para a Romaria de Fátima eram feitas na Paróquia do Divino Espírito Santo, visando uma melhor acomodação do povo.

Obras

Em abril de 1961 foram iniciadas as obras da construção do salão paroquial e da casa canônica. A inauguração aconteceu no dia 14 de outubro do mesmo ano, e o salão foi transformado em Igreja até que fosse construída a definitiva.

Em 1964, na véspera do Natal foi entregue a casa construída no fundo do salão, para moradia das irmãs catequistas e algumas salas de catequese, enquanto que no período de 1961 a 1968 foram construídas a Igreja Matriz, a casa Canônica, a Casa das Irmãs Catequistas e o Salão Paroquial.

Já em 1º de janeiro de 1969 o Bispo de Santa Maria, Dom Luiz Vitor Sartori expediu o Decreto de criação do Vicariato Episcopal de Cruz Alta, e na mesma data foi nomeado o Monsenhor Frederico Didonet, Vigário Episcopal. A história prossegue quando em junho de 1971 o Núncio Apostólico enviou telegrama ao Vigário Episcopal Monsenhor Frederico Didonet comunicando a criação da Diocese de Cruz Alta, que deveria ser instalada no dia 11 de julho do mesmo ano, e para preparar a instalação e assumir a Diocese foi enviado a Cruz Alta Dom Walmor que aqui ficou por um curto período, sendo a Diocese de Cruz Alta instalada apenas no dia 28 de janeiro de 1973, com Dom Paulo Moretto como o primeiro Bispo de nossa Diocese.

Párocos

Por ali passaram os párocos Monsenhor Floriano Cordenunzi, Padre Breno Simonetti, Padre Roberto Cordenunzi, Padre Carlos Pretto, Padre Fortunato Inácio Dall’Agnoll, Padre Luiz Guiuliani, Padre Artêmio Santi, Monsenhor Frederico Didonet, Padre Lino Cherubini, Padre Paulo Kunrath, Padre Matheus Kuzlimullorem, Padre Ilvo Santo Roratto, Padre Glaci Telmo Buriol, Padre Ademar Fighera, Padre Alfredo Venturini, Padre Aquiles Rossato, Padre Oswaldo Rafael Cremonesi, Padre Orides Meneghel, Vitélio Trevisan, Padre João Antonelo Bagolin, Padre Donato José Reidman e Pare João Wickert.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 16 de maio de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Almoço marca Festa do Divino

 Há muitos anos o evento tem sido acompanhado de perto com fé e dedicação pelos católicos de toda a cidade, numa tradição que se repete este ano com a comunidade de fiéis participando ativamente da programação que iniciou dia 21 e encerra dia 30, alusiva a “Grande Festa do Divino Espírito Santo” com eventos distribuídos por toda a cidade.

Hoje o principal acontecimento é um almoço ao meio-dia no salão paroquial para o qual todos estão convidados, sendo que a programação encerra às 18h com novena e missa na Catedral.

Os noveneiros hoje estão nos Vicentinos e comunidade da Vila Rocha, e as atividades da semana prosseguem desta forma:

Dia 24: Os noveneiros vão a Legião de Maria e Comunidade da Vila Nova;

Dia 25: Os noveneiros estarão junto às irmãs, professores e Colégio Santíssima Trindade;

Dia 26:  Acontece um jantar festivo às10h. Os noveneiros vão até o Grupo Carismático e comunidade da Vila Santa Terezinha;

Dia 27: Os noveneiros visitam catequistas e catequizandos;

Dia 28: Os noveneiros estarão no Apostolado da Oração, Comunidade do Bom Pastor, catequistas e catequisandos;

Dia 29: Acontece um chá especial organizado pelo Grupo Carismático, legião de Maria e Apostolado da Oração. Os noveneiros vão até grupos de famílias, Família de Nazaré e Jovens 72;

Dia 30: Às 10h acontece missa festiva com a participação da equipe central de liturgia e toda a comunidade da Catedral. Ao meio-dia é a vez de um churrasco de confraternização que dá inicio a uma grande festa popular que segue durante toda a tarde, com música ao vivo no salão paroquial.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 23 de maio de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Trajeto da Romaria de Fátima pode ser asfaltado

A ideia partiu do Secretário de Cultura e Desporto e Turismo do município, Antonio Augusto Sampaio da Silva, afirmando que a Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima neste ano pode contar com duas novas obras de infraestrutura que vão também beneficiar várias regiões da cidade.

Baianinho diz que o Prefeito Municipal já está estudando junto à Secretaria de Obras o asfaltamento da Rua Coronel Pilar até o Monumento, com o objetivo de proporcionar um local mais adequado para os fieis da cidade e região que participam da procissão, ao mesmo tempo em que contribui com uma importante melhoria para aquela área.

E, lembra ele, neste ano em que se comemora 76 anos do aparecimento de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, a administração municipal estuda ainda o alargamento da conhecida “ponte seca” próxima ao HGU, sendo que para esta obra necessita de autorização da Rede Ferroviária Estadual.

O Secretário de Cultura diz que o executivo pretende colaborar com a realização da edição desta tradicional Romaria de outras diversas maneiras, por exemplo proporcionando a visita de um grande nome da Igreja Católica Brasileira a cidade, tal como o Arcebispo de Olinda Dom Elder Câmara. O fato de sua vinda a Cruz Alta alçaria a Romaria um destaque nacional entre os eventos religiosos existentes, acredita Baianinho, além de atrair ainda mais fiéis e reforçar a importância do acontecimento.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de junho de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Seminário discute fé e compromisso social

 Marcado para este fim de semana, dias 19 e 20, um seminário especial promovido pela Diocese de Cruz Alta cujo tema é “Fé e compromisso social”, tendo por objetivo desafiar lideranças de nossa sociedade, ou seja, partidos políticos, movimentos sindicais, associações, universidades, escolas, as diversas pastorais e seus agentes a “pensar” em um projeto superando a desesperança e o ceticismo, conforme a comissão organizadora.

O local é o centro diocesano e vai reunir participantes de todas as áreas, desde que tenham interesse no tema e queiram contribuir para o sucesso do desenrolar do evento.

O programa inicia às 9h do sábado e encerra às 16h do domingo. No decorrer do seminário vão ser abordados amplamente estes temas:

– As contradições da sociedade e as diversas propostas de saídas;

– Doutrina social da igreja;

– Questões da terra, moradia, trabalho, mulher, grupos de minorias, política, educação;

– Tendências da ordem internacional para a década de 90.

Os interessados podem obter maiores informações na Secretaria da Paróquia com Maria Maas.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 18 de junho de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciados os preparativos para a Romaria de Fátima

A Romaria de Fátima é um evento religioso que acontece há 41 anos, trazendo a Cruz Alta fieis de todos os lugares. E para este ano os preparativos estão adiantados.

No dia 10 de outubro são esperadas “mais ou menos de 60 a 70 mil pessoas tanto de Cruz Alta quanto de outras cidades para a 42ª Romaria de Fátima”, afirma Dom Pedro Ercílio Simon. O tema deste ano é “E entre eles estava Maria”, complementa Dom Ercílio.

Organização

Depois da criação da Diocese de Cruz Alta a Romaria de Fátima passou a ser melhor organizada e planejada. Hoje “a preparação anterior à festa é mais importante, porque ali acontece o momento de evangelização, que consiste nos grupos de família. Mais ou menos 20 mil famílias da Diocese receberam o livrinho para estes encontros de preparação à Romaria”, explica Dom Ercílio.

A comissão de festeiros está este ano sob a coordenação de Gilmar Roger Miron, também já está trabalhando na organização da festa, juntamente com os grupos de família. “A Romaria já está acontecendo e todos estão convidados a participar através dos grupos de família e posteriormente da novena”, convida Dom Ercílio Simon.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 6 de agosto de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja comemora semana da família

 Encerra amanhã a programação da Semana da Família, desenvolvida pela paróquia local, sob a coordenação da Igreja Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de reunir dezenas de famílias para as atividades finais em comemoração do Dia dos Pais.

O tema do evento é “Família e Moradia”, e conforme o Padre Dino Ciotti, Pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, se trata de um projeto que aos poucos está sendo implantado em todo o país. Em 1992 numerosas paróquias e dioceses realizaram o evento com bons resultados durante a “Semana Nacional da Família”, com missas e celebrações especiais, ciclos de conferências e debates, atividades para pais e alunos as instituições educativas, programações nos órgãos de imprensa, círculo de estudantes nas famílias, artigos na imprensa, mentalização pública através de cartazes e faixas, num exemplo que está sendo seguido desde então.

Desta forma foi sugerido que esta semana seja realizada nos dias que antecedem a comemoração do Dia dos Pais, para que a vocação matrimonial e familiar coincida com o mês no qual a Igreja realiza seu programa de reflexão sobre as vocações. Conforme o Padre Ciotti, uma das grandes vocações cristãs é a vocação familiar.

Encontros

A semana está sendo desenvolvida com uma série de encontros com grupos de famílias distribuídos por toda a Diocese, onde uma série de temas são colocados em debate, amplamente questionados e analisados. Os temas são “Onde moram nossas famílias?”, “A casa construída sobre a rocha”, “A convivência em nossas famílias”, “Igreja doméstica, lugar da comunhão e participação” e “Famílias e meios de comunicação social”.

Padre Dino acentua que o que sustenta uma família é o amor, e nenhum acontecimento abala pais, filhos, irmãos e parentes, quando tudo está assentado no amor verdadeiro. Em nossa época, quando não existe amor, diz ele, ou o amor foi perdendo o significado, muitas famílias e muitos casamentos estão se destruindo, e na realidade não há possibilidade de existir uma família sem amor, pois ele dá maturidade e segurança à vida. Além disso proporciona bem-estar global e possibilita o cultivo de valores. Dá o funcionamento à família, sobretudo quando as pessoas amam à maneira de Cristo, o que é salientado durante os encontros de grupos.

O encerramento acontece durante a missa festiva em homenagem aos pais no domingo, às 9h e 19h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 7 de agosto de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Igrejas celebram Dia dos Pais encerrando semana da família

Missas para toda a família

A Paróquia local vai comemorar o Dia dos Pais com celebrações especiais durante a missa deste domingo, ao mesmo tempo em que encerra com resultados que consideram amplamente positivos, a Semana Nacional da Família.

As igrejas da cidade esperam reunir um número de fiéis acima do habitual durante as missas deste domingo, quando celebram o Dia dos Pais durante sua programação voltada para toda a família. Na Catedral do Divino Espírito Santo ela acontece pela manhã às 10h, permanecendo a missa das 18h, enquanto que na Igreja de Fátima ela vai ser realizada das 9h às 19h.

Paralela a estas celebrações a igreja encerra também hoje a “Semana Nacional para a Família” anunciando com alegria e convicção que os objetivos foram alcançados através da conscientização de que é nela, na família, que está o futuro da humanidade.

O Pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Padre Dino Ciotti, conta que a comunidade cruz-altense participou plenamente das atividades através de reuniões distribuídas pela cidade, abordando temas que visam contribuir para a integração e felicidade nos lares, como a convivência em nossas famílias, por exemplo.

O Pároco menciona ainda a Conferência de São Domingos que evidenciou estas palavras ressaltando o valor da família para a sociedade e a Igreja. Ao mesmo tempo o documento da conferência diz que a família tem sido vítima de muitas forças que querem destruí-la e deformá-la, e também alguns Bispos expuseram realidades contrastantes que desafiam a instituição no mundo familiar contemporâneo, e a colocam como uma das prioridades da igreja latino-americana.

Diante disso, continua Padre Ciotti, a realização da Semana Nacional da Família, desenvolvida de 2 a 8 de agosto ganhou mais importância.

Há anos que diversas dioceses do Brasil promovem experiências isoladas de eventos como esse, e desde o ano passado o setor de família da CNBB – Conferência nacional dos Bispos do Brasil e a Comissão Nacional de Pastoral Familiar introduziram a Semana Nacional da Família, unificando, desta forma, as datas e os temas de reflexão.

Experiência fortalecida

A primeira experiência revelou uma oportunidade privilegiada para o fortalecimento da fé, a valorização da família e a intensificação da vivência familiar e comunitária.

Muitos bons resultados foram observados nas paróquias e dioceses que a realizam, conforme a coordenação do evento da Igreja de Fátima. A partir daí a expectativa par a programação girava em torno de envolvimentos e repercussões ainda mais sólidos, e a partir de agora o evento vai ser realizado no mês de agosto, para que continue culminando com o Dia dos Pais, explica o pároco. Estabelecendo um vínculo com a Campanha da Fraternidade o tema principal foi “Família e Moradia”, e dentro deste tema geral houveram outros visando sempre unir a espiritualidade cristã com a atual realidade brasileira.

Ou seja, em todo o Brasil as pessoas estiveram reunidas em torno das mesmas questões e em busca de soluções para seus desafios no meio em que vive. Mais importante neste acontecimento, completa Padre Ciotti, é abranger adultos, jovens e crianças e todos os setores da sociedade, a fim de restaurar os valores da família, e fazer com que ela se torne, efetivamente, a célula mais importante da igreja.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 8 de agosto de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Grupo São Francisco:

Não prossigas semeando se não voltas para regar

Vivemos numa época em que a maioria dos jovens não encontra um objetivo para continuar sua caminhada. Uma época em que os verdadeiros valores dão lugar a sentimentos pouco puros e nada nobres. Numa época em que é melhor se calar do que dar a sua opinião, numa época em que é mais fácil consentir o erro e até participar dele do que tentar mudar a realidade.

Porém nesta mesma época surge um grupo que tem o objetivo, um grupo que luta e que quer que a justiça aconteça. Um grupo que demonstra que, com a amizade, o amor verdadeiro, e principalmente com Cristo, é possível mudar os rumos da situação e apresentar aos jovens uma nova esperança, uma chance de ter uma vida melhor.

Este grupo é formado por jovens que já encontraram um objetivo na vida: espalhar a semente e retornar para regá-la sem abandonar a planta, até que ela possa, por si própria, definir seus rumos. Mas o grupo está longe de ser egoísta e convida todos os jovens para que eles possam também fazer parte desta “nova vida”.

Talvez fazer parte de um grupo de jovens católicos conscientes não seja um fato muito marcante na vida da maioria dos jovens de nosso país. Afinal, “perder tempo” com a Igreja não aprece ser o programa ideal para um final de semana ensolarado em que existe a piscina, os barzinhos, os cinemas, enfim, uma série de opções bem mais atraentes para os jovens.

Além disso, quem disse que os jovens precisam manifestar suas opiniões e expressar suas ideias, se tudo fica mais fácil se é alienado? Mas existem jovens que não se adaptam a este contexto. Estes jovens tem sede de justiça e como São Francisco são capazes de abandonar tudo para irem de encontro a Cristo e a eles mesmos.

O grupo

O grupo de jovens São Francisco de Assis nasceu em outubro de 1990, e desde então o número de participantes vem se mantendo estável. Atualmente mais de 20 jovens fazem parte, e de acordo com eles, o principal objetivo é não deixar o Cristo morrer. “Precisamos encontrar Cristo e sempre que possível leva-lo aos ambientes carentes dele”, explica Maria de Lurdes.

Ela explica ainda que para isso é necessário conhecer melhor sua palavra e seus ensinamentos, procurando segui-lo através de nossas ações.

O Nome

Conforme as componentes Adriana e Julianinha, o nome do grupo surgiu da necessidade de ser como São Francisco, que apresenta uma história de amor e doação comoventes. “São Francisco se despiu totalmente da situação econômica da sua família para ir ao encontro dele mesmo e assim encontrar Cristo”.

O grupo conta com o apoio super especial do casal de tios coordenadores Antonio e Clair Segatto, que tem dado a maior força para esses jovens que realmente acreditam na sua capacidade. Além dos tios, o grupo conta com a participação espetacular da tia Maria de Lurdes, que está sempre pronta para auxiliar quando necessário.

Conforme a tia Maria de Lurdes, os coordenadores são apenas uma formalidade, uma vez que todos os componentes do grupo têm condições de assumir. O grupo é unido, e os jovens que desejam fazer parte desta união podem procurar a Catedral nos sábados à tarde que serão muito bem recebidos, pois o grupo conta com a participação de todos os jovens que tenham um objetivo ou que pelos menos sintam falta de não terem encontrado um.

O São Francisco participa de todas as promoções organizadas pela Catedral, e os jovens trabalham como garçons, porteiros, enfim, onde falta alguma coisa o grupo auxilia. Este grupo acredita em muitas coisas, tem inúmeros projetos, e como todos os jovens sonham com um futuro melhor, mas com uma diferença: lutam pra que a situação mude. Por isso o grupo deixa a seguinte mensagem para os jovens:

A verdade dói. Ontem, mais do que nunca, falei a verdade. Saindo lentamente do íntimo de mim mesmo, cada palavra era mais cortando do que uma espada. Esmagava, foi uma luta para mim, mas não escondi nada.

As operações cirúrgicas mancham as mãos de sangue, e provocam o vômito, mas restituem a vida. Fui violento, áspero, mas não sem amor, forte, mas não incompreensivo. O choro não me comoveu, porque eu, o que fiz Senhor?

Amo o meu amigo, quero sua vida, sua alegria, prefiro que ele me deixe, se afaste de mim à sua amizade fria e sem vida. Amo mais a solidão ao amor de compromisso, manchado de hipocrisia. Senhor, verdade eterna aos homens de coragem para falar a verdade também quando ela é anúncio de solidão, de cruz e de morte. Amar é procurar o bem do outro a todo custo. Obrigado pela minha coragem, desculpe a minha covardia.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 22 de agosto de 1993

 

 

 

 

 

 

 

 

Inicia visitas com a Imagem da Santa

Durante todo este mês a Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai visitar comunidades, levando a elas o espírito fraterno de união e amor ao próximo, que envolve a programação em si numa festividade que deve superar o número de fiéis da edição anterior, conforme expectativa da comissão de festeiros.

As visitas da Imagem de Nossa Senhora de Fátima foram organizadas pela paróquia local e iniciam hoje cumprindo este roteiro:

Dia 1: Capão Grande e Escola José Carlomagno

Dia 2: Vila Rancho e Escola Gabriel Annes da Silva

Dia 3: Vila Tamoio e Escola Álvaro Leite

Dia 4: Ivaí

Dia 6: Escola Castelo Branco e 9ª Delegacia de Ensino

Dia 7: Vila Abegay e Escola Elisa Brum de Lima

Dia 8: Benjamin Nott e Escolas Toríbio Verissimo e Ana Veríssimo Alves

Dia 9: Vila Santo Antônio, Escola Belarmino Cortes e Escola Aberta

Dia 10: Ponte Queimada, Santana Cadeado, Escolas Carlos Gama, Margarida Pardelhas e Dr. João Raimundo

Dia 11: Perpétuo Socorro, Vila Esperança e Bairro do Sol

Dia 12: Espinilho, Lagoão e Escola 21 de abril

Dia 13: Escolas Carlos Gomes e Ticiano Camerotti

Dia 14: São José, Escolas Catharino Azambuja e Venâncio Aires.

Dia 15: Conceição, Escolas Hildebrando Westphalen, Arbaldo Balvé e Arthur Moreira

Dia 16: Bairro Brum e Bom Pastor, Escolas Frederico Baiochi e Arthr Brum

Dia 17: Vila Hilda e São Cristóvão, Escolas Cândido Machado e Dezoito de Agosto

Dia 18: Vila Independência, Parada Benito e Vila Nova

Dia 19: Matriz, Fátima, Vila Rocha, Passo da Divisa e Escola Marcos Barros Freire

Dia 20: Escola Henrique Hostin e Toribio Verissimo

Dia 21: Vila Progresso e Escola Intendente Vasconcelos Pinto, NOES e Presídio Municipal

Dia 22: Novo Horizonte, sede do 16º BPM e Colégio Santíssima Trindade

Dia 23: Santa Terezinha, Quartel do 29º GAC e Escola Pacífico Dias da Fonseca

Dia 24: Vila Lizabel e Escolas Amado Lacroix e Dom Antônio Reis

Dia 25: Asilo Santo Antônio, Paróquia Bom Pastor

Dia 26: Boa Vista do Cadeado, Coqueiro

Dia 27: Escolas Annes Dias e Francisco Puppo

Dia 28: Visitação Escolas Alberto Pasqualini e Gabriel Miranda

Dia 29: Bairro Educacional Centro de Ensino Supletivo e Hildo Menegheti

Dia 30: Faxinal, Escolas João Davi, Carlos Cini e Getúli Vargas.

Comissão

Desta vez a comissão de festeiros e coordenada por Gilmar Roger Miron, que pretende imprimir às atividades do grupo dinamismo semelhante das edições anteriores, transformando a 42ª Romaria num grande evento, devendo superar as expectativas em termos de público, e reunir fieis de todo o Estado em torno da programação do dia 10 de outubro.

Há pouco mais de um mês do evento a comissão está em pleno trabalho, e recebendo colaborações dos interessados em colaborar com a festa.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de setembro de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Romaria de Fátima:

Dia 26 Imagem vai para a Catedral

No próximo dia 26 a Imagem de Nossa Senhora de Fátima deixa a Capela do Monumento, para ser levada por um grupo de fiéis e religiosos até a Catedral do Divino Espírito Santo, onde permanece durante as novenas e aguarda o dia da Romaria, 10 de outubro.

Sua saída no dia 26 está prevista para acontecer após a missa dominical das 16h30min. Este é um procedimento habitual a cada edição do evento, sendo que as novenas estão programadas para iniciar no dia 1º, a partir das 20h, quando a Catedral deve receber um grande número de pessoas para acompanhar a programação. No dia 10 a Imagem da Santa retorna ao Monumento, desta vez levada à frente da grande procissão que está sendo cuidadosamente organizada, e antecede a tradicional festa de Fátima reunindo comunidade de Cruz Alta e região durante todo o dia no Monumento.

A comissão de festeiros encarregada de organizar a programação festiva é liderada por Gilmar Roger Miron, e está otimista quanto as doações que vem recebendo até então, já que a comunidade de Cruz Alta e municípios vizinhos sempre participaram de forma significativa para o evento.

Sua expectativa é receber um êxito semelhante ao registrado nos anos anteriores, e aqueles que querem contribuir com qualquer doação, podem manter contato com a comissão de festeiros.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 10 de setembro de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Carreata leva Imagem de Fátima para a Catedral

No próximo domingo uma carreata conduzindo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima do Monumento para a Catedral, marca o início de uma nova etapa na programação que antecede a realização da 42ª Romaria, enquanto que os organizadores aceleram os preparativos para esta grande festa religiosa.

OS cruz-altenses devem acompanhar neste domingo, às 16h, a carreata que parte do Monumento de Nossa Senhora de Fátima em direção a Catedral do Divino Espírito Santo, quando um carro da Guarnição do Corpo de Bombeiros vai conduzir a Imagem da Santa dentro da programação da 42ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima.

A Imagem deixa a capela após a tradicional missa de domingo, e a expectativa dos organizadores é de que seja expressiva a carreata, especialmente porque se trata de um ponto alto das comemorações de Nossa Senhora.

Quem deseja participar pode comparecer ao local com seu veículo, acompanhar o trajeto até o centro, quando a imagem vai ser recebida pelo clero local. A seguir, além das visitas da Santa que já acontecem nas escolas e residências da cidade, a programação prossegue com as novenas na semana que antecede a romaria, sempre às 20h na Catedral.

Festeiros

A Comissão de Festeiros, presidida por Gilmar Miron, está cuidando dos preparativos na reta final do evento, contando com a colaboração da comunidade e o trabalho intenso de todos que compõem a comissão.

Além de proporcionar aos visitantes alimentação enquanto estiverem no Monumento, através de doações feitas pela comunidade, Miron diz que é necessário fazer com que aquele seja um local totalmente aprazível tanto para os cruz-altenses quanto aos fiéis que vem de outras cidades e regiões. Ou seja, que a festa fique na lembrança de todos aqueles que participarem como um evento especial, e para isto a Prefeitura Municipal já está cuidando de melhorar as condições da rua de acesso da romaria, assim como o ajardinamento do Monumento.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 24 de setembro de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Cruz Alta vai mostrar sua vitrine na Romaria de Fátima

 Cruz Alta tem uma produção considerada de primeira linha, mas pouco conhecida na cidade e região. E dentro deste espírito de divulgar o que os microempresários fazem, é que a Secretaria de Agricultura do município vai promover, no próximo dia 10, durante a tradicional Romaria de Fátima, a Vitrine Cruz Alta.

Esta vitrine, explica o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Edi Barbosa, vai levar para a rua o melhor da produção da mini-indústria cruz-altense como calçados, roupas em couro, lingerie, sabão em barra, amaciantes, velas, cintos, brinquedos, artigos em madeira, e também na área de alimentação.

Atualmente estão instaladas ao berçário industrial da cidade 27 microindústrias. O pavilhão é modelo no estado e abriga todos os micros, ficando a prefeitura com a responsabilidade de pagar água, luz e despesas semelhantes. A escolha do dia 10, na visão do secretário é óbvia, já que a cada ano que passa Cruz Alta recebe em torno de 50 a 70 mil romeiros, dos quais 70% vindos de fora. Será a oportunidade primeira de se conhecer o trabalho dos cruz-altenses.

O loca específico para esta vitrine é o Colégio Gabriel Miranda, localizado próximo ao Monumento onde se concentram os fiéis. Depois de lançar o projeto, a secretaria vai avaliar o seu desenvolvimento futuro, especialmente no que diz respeito às próximas edições e o intervalo entre cada uma delas.

 Fonte:

  Diário Serrano, 1º de outubro de 1993

 

 

 

 

 

 

 

Doações para a 42ª Romaria de Fátima

 Mais de 100 pessoas estão envolvidas diretamente na organização da tradicional festa da Romaria de Fátima, marcada para este domingo, dia 10, sem contar os integrantes da própria Igreja.

No total são 8 casais de festeiros, cada um congregando de 10 a 12 pessoas. E, a expectativa dos organizadores é de que o tempo colabore para que Cruz Alta tenha a sua melhor festa dos últimos anos. Segundo um dos organizadores, Adalto Mastela Basso, as doações da comunidade foram expressivas, e vão garantir o sucesso desta festa que reúne milhares e milhares de fiéis, de todos os lugares do estado e de fora dele.

A previsão é de que sejam comercializadas em torno de cinco mil quilos de carne de gado, além de carne de galinha, e aproximadamente 2 mil cucas de Pejuçara e Augusto Pestana, cachorro quente, bebidas, salada de frutas, etc… Neste ano, explica o festeiro, a comissão decidiu comercializar churrasco padrão – costela – em espetos de dois quilos.

Toda a renda desta festa reverterá para as reformas já efetuadas e também as futuras no próprio Monumento e para a remodelação da Casa Paroquial.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 8 de outubro de 1993

 

 

 

 

 

 

A 42ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima foi realizada em 10 de outubro de 1993

(Vide histórico das Romarias)

 

 

 

 

 

 

 

 

1994

 

 

 

 

Eucaristia:

Igrejas preparam pra novos cursos

 As Igrejas já estão se preparando para receber turmas de novos alunos para a Primeira Eucaristia e Crisma, em cursos que iniciam no próximo mês, e devem reunir um grande número de crianças e adolescentes nesta preparação católica que inicia aos 9 anos de idade.

Na Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo as inscrições estão abertas desde o dia 16 e encerram no dia 28, segunda-feira, podendo ser efetuadas junto a secretaria paroquial. Para a Primeira Eucaristia é necessário ter no mínimo 9 anos e para a Crisma o mínimo de 13 anos.

É necessário apresentar no ato de inscrição a certidão de nascimento, lembrança do Batismo e o carnê do dízimo devidamente quitado, além de pagar uma taxa de Cr$ 300,00. As aulas para ambos os cursos iniciam dia 15 de março, com a distribuição das turmas. Já na paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, acontece nesta semana uma reunião para definir o período de inscrição para a Primeira Comunhão e Crisma, sendo que as aulas estão previstas para março.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 22 de fevereiro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Campanha da Fraternidade reforça crença na família

– mas bate de frente com campanha contra a AIDS –

 Com encontros reunindo a família a Igreja Católica quer reforçar a fé nesta instituição, chamando a atenção para a realidade hoje e promovendo uma forte reflexão sobre como o evangelho ensina que ela deve ser. Porém, ao mesmo tempo lança uma forte crítica a uma intensa campanha de saúde pública, ao condenar o uso de camisinhas no combate à AIDS.

Conforme o pároco Dino Ciotti, a família é fraternidade, e desta forma é preciso que ela esteja reunida para o estudo dos textos que compõem a base da Campanha da Fraternidade 1994. E é a realidade da família hoje que vem sendo amplamente abordada nos encontros promovidos pela Diocese, que predominam até a Semana Santa, como preparação para a data e a Páscoa.

O objetivo da campanha é divulgar seu texto base, incentivar sua reflexão de todas as suas temáticas em grupos, divulgar cantos numa verdadeira Via Sacra que têm a família como fator principal. Família esta que está participando ativamente da programação desenvolvida, mas família que deve concordar com um posicionamento da Igreja que está batendo de frente com uma forte e séria campanha defendida pelo Ministério da Saúde, a do uso da camisinha no combate à AIDS.

Ou seja, enquanto que a Saúde aconselha o uso da camisinha como o método mais eficiente de prevenção à AIDS, e campanhas educativas que tomam conta da mídia nacional e de fácil compreensão para pessoas de todas as idades, a Igreja declara que o uso de preservativos nas relações sexuais apenas colabora para a deturpação do sexo como coisa banal, a ser usada indiscriminadamente em relações hétero ou homossexuais.

Porem, Padre Dino Ciotti não concorda que a religião esteja avançando o sinal trabalhando contra uma campanha pública de saúde que visa salvar milhares de vidas. E mais, diz possuir reportagens internacionais comprovando que a camisinha não oferece proteção alguma contra a AIDS.

Segundo a Igreja, quem se restringe às relações sexuais conforme o manual dos padres não pega a doença, isto é, a AIDS só chega até a família quando alguma coisa não deveria ter passado perto dela.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 5 de março de 1994

 

 

 

 

 

 

 

Seminário Divino Mestre será inaugurado domingo

 Cerca de 3 mil pessoas são aguardadas no próximo domingo, dia 13, em Pejuçara, quando acontece uma grande festa marcando a inauguração do Seminário Divino Mestre, que a partir de então receberá jovens seminaristas para seus cursos de formação.

Sob a coordenação da Diocese de Cruz Alta, o Seminário Divino Mestre finalmente teve suas obras concluídas, e já está pronto para receber 35 jovens seminaristas, a partir de sua inauguração para a qual são aguardadas caravanas de todas as 31 paróquias abrangidas com a expectativa de reunir mais de 3 mil pessoas.

A programação inicia às 9h com a benção inaugural a cargo do Bispo de Cruz Alta, Dom Jacó Hilgert, e Bispo Coadjutor Dom Ercílio Simon. Já está confirmada a presença de autoridades Episcopais como Dom João Hoffman, Bispo de Erechim, Dom Sinésio Bohn, Bispo de Santa Cruz, e Dom Orlando Botti, Bispo de Vacaria, entre outros cuja presença aguarda confirmação.

De acordo com Dom Jacó Hilgert, o seminário tem capacidade para cerca de 50 seminaristas, com uma ampla área que inclui alojamentos completos, incluindo dormitórios, refeitório, sala de conferências, salas de estudo e capela. Ali os estudantes terão aulas complementares que não estão no currículo habitual, do qual também participarão através da rede normal de ensino de 2º grau. Entre as quais, aulas de pastoral e liturgia, por exemplo.

A programação de domingo é esta:

9h benção inaugural seguidas de visitas as dependências do seminário

10h procissão até a Matriz

10h30min Missa campal solene

12h Festa popular no salão paroquial

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de março de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Trezenas de Santo Antônio iniciam hoje

De hoje até 6 de junho a cidade vive o período de Trezenas, sempre às 20h na Capela do Asilo Santo Antônio, que se prepara para receber um bom público a cada terça-feira.

A partir das 20h desta terça-feira acontecem as trezenas que ano após anos antecedem a realização da tradicional Festa do Asilo Santo Antônio, que está prevista para o dia 21 de junho.

De acordo com João Carlos Duarte, que há pouco assumiu a administração da Conferência Vicentina São Vicente de Paulo, entidade que reúne o Asilo, Creche São Francisco e Lar da Menina, as trezenas serão realizadas a toda terça-feira de hoje em diante. Ou seja, dias 15, 22 e 29 de março, dia 5, 12, 19 26 de abril, dias 3, 10, 17, 24 e 31 de maio, e dia 6 de junho.

Também os preparativos para a grande festa do Asilo santo Antônio estão sendo encaminhados pela comissão de festeiros, que anualmente recebe amplo apoio da comunidade cruz-altense, e municípios vizinhos como Pejuçara e Fortaleza dos Valos, por exemplo. Também a paróquia local colabora com o evento, especialmente organizando as atividades da quermesse, enquanto que a programação conta ainda com o tradicional churrasco de gado, assados, salada de maionese, cucas, saladas de frutas, entre outros.

A programação do dia 12 de junho encerrará durante a tarde, com uma missa campal que será celebrada pelos bispos de Cruz Alta, sendo que é aguardado um público recorde em mais esta edição festiva quando toda a renda arrecadada é revertida para a manutenção das três casas da Conferência Vicentina.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 15 de março de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Inicia domingo Semana Santa

 Está tudo pronto para as atividades da Semana Santa este ano, que vem sendo precedida por encontros da Campanha da Fraternidade, e inicia no próximo dia 27 com o Domingo de Ramos.

Dia 27 deste mês a 3 de abril Cruz Alta vive as atividades da Semana Santa, cujas programações foram elaboradas pelas paróquias locais com o objetivo de promover uma significativa e ampla reflexão sobre o que a Páscoa representa para os Cristãos, e como ela deve ser viva por suas comunidades.

Para reforçar os valores desta data especial para a Igreja Católica, o Bispo Dom Jacó Hilgert e o Bispo Coadjutor Ercílio Simon irão celebrar o programa que está definido da seguinte forma:

Dia 27 – Domingo de Ramos

9h15min Benção e Procissão dos Ramos no Asilo Santo Antônio para as comunidades da Vila Rocha, Nova, Progresso, Esperança, e Bairro Educacional; 9h30min Benção e Procissão no Colégio Santíssima Trindade; 10h Missa dos Ramos na Catedral;

Dia 30, quarta-feira, às 20h celebração da Via Sacra;

Dia 31, quinta-feira, Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, às 9h missa com a presença dos padres da Diocese, Consagração dos Santos Óleos para as 31 paróquias; 20h30min: Celebração da Ceia do Senhor, Lava-pés, Mandamento Novo. Após a missa acontece adoração ao Santíssimo até a meia-noite.

Dia 1º – Sexta-feira Santa, Jejum e Abstinência

Das 8 às 11h, confissões e oração, 15h Celebração da Paixão e Morte do Senhor, 20h Celebração com o Senhor Morto, partindo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima até a Catedral do Divino Espírito Santo

Dia 2 – Sábado Santo – Dia de Recolhimento e Oração

Às 20h Vigília Pascal, benção do fogo novo, renovação das promessas do batismo, benção da água pascal e batismal, missa da ressureição. Os fiéis devem levar velas.

Dia 3 – Domingo de Páscoa

Às 7h Procissão de Cristo Ressuscitado partindo do Asilo Santo Antônio em direção à Catedral, seguido de missa às 8h, às 10h e às 18h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 23 de março de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amanhã é noite de Via Sacra

 Dezenas de fiéis acompanharam o início da Semana Santa no último domingo, com a celebração do Domingo de Ramos e benção em várias comunidades, inclusive no centro da cidade, sendo que a programação continua nesta quarta-feira com a Via Sacra.

A Via Sacra consiste na oração voltada para os quatorze quadros que representam a Paixão de Cristo numa celebração que está prevista para esta quarta-feira às 20h, na Catedral do Divino Espírito Santo, dando continuidade às atividades da Semana Santa. O programa foi elaborado pelas paróquias de Cruz Alta e conta com a participação dos Bispos de Cruz Alta Dom Jacó Hilgert e Dom Ercílio Simon.

Para a quinta-feira está previsto o “Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio” às 9h com a presença dos padres da Diocese, seguida da consagração dos Santos Óleos para as 31 paróquias. Às 20h30min é a vez da celebração da Ceia do Senhor.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 29 de março de 1994

 

 

 

 

 

 

 

Sexta-feira santa:

Hoje tem procissão do Senhor Morto

Centenas de pessoas devem participar logo mais à noite da tradicional Procissão do Senhor Morto, que marca esta Sexta-feira Santa – dia do jejum e da abstinência – como uma das mais simbólicas realizações cristãs da Semana Santa. O início está programado para às 20h na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

A expectativa das paróquias organizadoras é grande, esperando reunir um número aproximado de 3 mil fiéis, especialmente tendo em vista a importância da data para os católicos já que representa a ressureição de Cristo e evoca uma série de reflexões para o mundo cristão.

Os párocos e bispos da cidade estarão à frente da procissão que sairá da Igreja de Fátima em direção à Catedral, num percurso de várias quadras. Para o Sábado de Aleluia foi organizado uma Vigília Pascal às 20h, quando os fiéis em número devem comparecer levando velas para colaborarem com a celebração noturna.

E, no Domingo de Páscoa, acontece a procissão de Cristo Ressuscitado às 7h, começando no Asilo Santo Antônio em direção à Catedral, onde serão celebradas missas comemorativas às 8h, 10h e 18h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de abril de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Mais de 5 mil fiéis participam da procissão

 Cerca de cinco mil pessoas participaram da caminhada, que iniciou na Igreja de Fátima e terminou na Catedral do Divino Espírito Santo, na noite de Sexta-feira Santa. A procissão do Senhor Morto, segundo o Bispo Dom Jacó Hilgert, recorda o episódio de sepultamento de Cristo na liturgia Cristã, lembrando que Cristo não foi sepultado no Calvário, mas em uma rocha cujo espaço pertencia a um de seus discípulos, José de Arimatéia.

Dom Jacó acredita que o número de fieis na procissão e na Igreja tem aumentado ano a ano, destacando, no entanto, que esta não é a mais importante procissão católica.

A procissão do domingo, do Cristo ressuscitado tem um destaque maior na Igreja. A comemoração da ressurreição de Cristo já começa sábado com a Vigília Pascal. Este acontecimento não é tão conhecido em outras cidades e simboliza a ânsia de todos nós de encontrarmos Cristo. Por isso em alguns lugares como Canoas, o encontro inicia às 5h da manhã, ressaltando que é na luz do dia, na luz da nova fé, que o Cristão encontrará Jesus.

Carregar a imagem do Cristo ressuscitado significa que “ele vem comunicar ao público um grande acontecimento, levar a todos a grande alegria”, explica o bispo, lembrando que no dia de hoje serão realizadas missas comemorativas da Páscoa às 8h, 10h e 16h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 3 de abril de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Batismo é polêmica entre Igreja e comunidade

 A Igreja Católica, apesar da evolução, continua pregando valores rígidos, principalmente quando se trata de batismos. O assunto já virou polêmica em Cruz Alta, onde o Bispo Dom Jacó Hilgert tem uma posição firme: só são batizados filhos de pais que seguem à risca as normas da Igreja, como por exemplo, casal cujo matrimônio foi oficializado e frequentam a Igreja.

Muitos padres seguem à risca essa posição do Bispo, e o assunto está gerando muitas reclamações, levando em conta que é expressivo o número de crianças e pais separados. O Padre Dino Ciotta, no entanto, é um dos padres que entende que a Igreja tem que ser flexível quando se trata de casos especiais, envolvendo pais separados, mães solteiras, e ainda aqueles casais que não são casados perante a Igreja ou no Civil. “A Igreja como ‘mãe’ deveria dar o apoio necessário para a aproximação da pessoa com Deus e a comunidade cristã”.

O Padre diz ainda que, apesar dessa norma, realizou mais de 150 batizados na Diocese de Cruz Alta, e a maioria de filhos de mães solteiras, pais divorciados, ou de pais que não eram casados. Infelizmente, diz eles, muitos nem aparecem mais na Igreja, esquecidos de que é através do Batismo que a pessoa se torna um Cristão e membro da comunidade. E, como tal, tem seus deveres a cumprir, entre eles o de participar da Igreja.

Número de anulações é de 4 por mês

Em caso de pais separados, o padre explica que a ordem do Bispo é de que eles procurem a Diocese e recorram ao processo de anulação do casamento que a Igreja desenvolve, levando em conta que muitas uniões não se concretizam efetivamente. A anulação se consegue nos casos em que acontece o casamento e depois a noiva descobre que o noivo não desenvolve o ato sexual, ou é homossexual, ou vice versa.

O número de anulações na Diocese de Cruz Alta ainda é pequeno: de mais ou menos 3 a 4 por mês, não havendo um tempo estipulado para a anulação. Depois da anulação, se um dos dois vier a casar-se novamente, e, desta união, resultarem filhos não haverá problema algum em celebrar o Batismo.

O Padre diz ainda que, segundo a Igreja, o casamento é um sacramento que não poderia ser quebrado. Porém, se acontece a separação, os dois, homem e mulher, devem continuar participando na comunidade, mesmo excluídos da Eucaristia, outra rígida norma da Igreja.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de abril de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja trabalha “valores da família” nas escolas

 Neste ano de 1993 a Organização das Nações Unidas está se dedicando ao resgate da família com o tema: “A família como vai?”, que busca, segundo o Padre Dino Siotta, levar as pessoas à reflexão a respeito da família e seus verdadeiros valores.

O jovem é o principal, a ser trabalhado, e, nas escolas este tema está sendo integrado junto às disciplinas. O padre diz que está havendo hoje uma grande desvalorização do casamento. A facilidade com que se busca a separação e o desquite é impressionante. Isso é gerado por vários fatores como: a família não tem tempo para o diálogo devido a crises financeiras, a maioria das mães saem para trabalhar fora. Faltam os verdadeiros valores, como o carinho, o amor, compreensão, etc…

O padre explica que o jovem está perplexo com a realidade que se depara. “Há muitas inseguranças ao formar uma família, pois eles tomam por modelo os pais, e, na maioria das vezes, a realidade que existe em casa não é da família que ele sonha e espera formar. Por isso é difícil os jovens assumirem compromisso. Tudo é muito superficial. Nesta peregrinação que está sendo feita nas escolas é fácil de constatar que o jovem está buscando não palácios nem riquezas materiais. E sim encontrar valores humanos. O que ele busca são sentimentos verdadeiros de família”.

Hoje, diz o Padre Dino, mais do que nunca está se tomando uma grande consciência, tanto que nos países da Europa e Estados Unidos os jovens estão aderindo à castidade antes do casamento, para se defender da polêmica AIDS e também buscando a valorização do matrimônio. A mídia influi muito na família e perante esta “pornochanchada” que existe no Brasil ela está sendo a principal vítima.

Programação

E dentro desta campanha na busca dos reais valores da família, a Igreja organizou uma extensa programação que inicia no segundo domingo do mês de agosto, intitulada Semana Nacional da Família.

Já nos dias 15, 16 e 17 de abril, a Pastoral da Juventude está promovendo um curso sobre afetividade e sexualidade, abertos aos grupos de jovens de toda a Diocese. E, nos dias 22, 23 e 24 acontece mais um retiro dos 72 Peregrinos. De 12 a 24 de abril está sendo realizada a 32ª Assembleia Geral de Bispos em Itaici, São Paulo, promovida pela CNBB e que tem as participações dos Bispos Dom Jacó Hilgert e Dom Ercílio Simon.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de abril de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia Bom Pastor:

Ato inaugural acontece amanhã

 Amanhã, às 9h30min, será inaugurada a futura paróquia Bom Pastor, com sede construída na Avenida Pejuçara, na Vila dos Funcionários. E a festa inaugural contará com a presença de diversas pessoas da comunidade, membros da futura paróquia e do Bispo Dom Jacó Hilgert.

Segundo o irmão Dealmo Lukes marista, um dos coordenadores do evento, às 9h30min acontece o ato inaugural, às 10h missa solene e às 12h churrasco de confraternização. E à tarde o programa continuará com festejos populares, música ao vivo e, com vendas de bebidas, doces, cucas, bolos, salada de frutas e outros petiscos, em tendas montadas no pátio da igreja.

O início das obras se deu em fevereiro de 1992, com necessidade de construir-se um prédio para abrigar a comunidade, que não possuía nenhuma assistência religiosa. E, uma comissão formada por Sadi Martins, Eldo Webster, Elpídio Franco, Honório Oliveira, Sétimo Chiesa, assessorados pelo irmão Dealmo, que começou a realizar diversas campanhas junto à comunidade, superando algumas dificuldades e conseguindo os materiais necessários para erguer e dar continuidade à obra, que está sendo inaugurada hoje.

Segundo Lunkes, um dos maiores colaboradores foi o Monsenhor Martin Schneiderbauer da Alemanha, os irmãos Maristas de Santa Maria, e também a comunidade cruz-altense. E, já estão sendo desenvolvidos atendimentos de celebrações semanais, orientação religiosa, aconselhamento psicológico, grupos de família e grupos de jovens.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 24 de abril de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje é dia de festa na Catedral

 Após a missa das 10h deste domingo os fiéis participarão de uma intensa programação organizada pela Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo, alusiva ao padroeiro da Igreja. As comemorações foram precedidas pela novena que predominou nas noites da semana passada, contando com uma participação especial dos alunos dos cursos de catequese e crisma, assim como dos jovens do 72 Peregrinos, grupos de família e Família de Nazaré, entre outros.

O local é o salão paroquial a partir do meio-dia, quando haverá churrasco e maionese cujos cartões estão sendo vendidos pelos organizadores, numa programação festiva aberta a toda a comunidade interessada em participar.

A expectativa é de reunir um público expressivo durante todo o dia, especialmente porque à tarde haverá muita música e diversão para toda a família. A data é de grande importância para os católicos e representa a fé do povo no Divino Espírito Santo, conforme os párocos da Catedral que conduzirão as celebrações do dia.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 22 de maio de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Procissão marca feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi será marcado em Cruz Alta por uma procissão e várias missas. Às 14h30min na Igreja Nossa Senhora de Fátima será celebrada uma missa, saindo logo após uma procissão até a Catedral do Divino Espírito Santo, onde haverá benção do Santíssimo e Missa Solene.

A festa de Corpus Christi, segundo o Padre João Wickert, representa a presença de Cristo na comunidade para ressignificar a presença de Jesus no meio das pessoas. A festa quer realçar a presença da Eucaristia de Jesus e surgiu aproximadamente em 1.200 depois de Cristo na Alemanha, quando o povo louvava a Cristo como alimento.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 2 de junho de 1994

 

 

 

 

 

 

 

Semana da Família:
A busca dos 72 Peregrinos

Dom Ercílio

A família (comunidade de pais e filhos), se completa totalmente com a própria felicidade. E, muito se tem lutado por isso: a felicidade, pois todos queremos ser felizes. Na busca dessa felicidade, a comunidade da Diocese de Cruz Alta conta hoje com alguns movimentos leigos que proporcionam, à luz do Evangelho, alguns caminhos que podem auxiliar as famílias a encontrar os seus caminhos. Um destes movimentos é o 72 Peregrinos.

O movimento dos 72 Peregrinos é voltado especialmente para os jovens de 14 a 18 anos, orientando e dando pistas a estes adolescentes para que descubram o Cristo muito mais perto de si, distinguindo o valor da verdadeira amizade e a importância da família na vida de cada um.

Este movimento realiza dois encontros por ano e mantém uma estrutura de diversos grupos de jovens que se reúnem semanalmente por quase toda a Diocese, em suas diversas comunidades, tratando de assuntos da realidade jovem e todas suas implicações, inclusive o relacionamento familiar, que tem grande influência no seu desenvolvimento.

Semana da Família

A abertura oficial da Semana da Família aconteceu no domingo. E, continuando com os encontros, na noite de ontem, durante a missa celebrada pelo Padre Dino Ciotta, o casal José Antônio e Rose Kruel abordou o tema “O que é a família?” Segundo eles a família é uma comunidade de pessoas, onde cada uma tem o direito de ser livre, isto é, ser ela mesma, com a sua individualidade respeitada, pois cada membro desta comunidade necessita do espaço próprio para desenvolver seu afeto e suas potencialidades.

E, essa comunidade não nasce por acaso, mas sim do amor de duas pessoas. O amor, que é um dom de Deus, deve ser cultivado a cada momento da vida dessas pessoas, com renúncia e doação. Esse amor é o fundamento da família.

Quando um homem e uma mulher se unem com o casamento, supõem-se na realização dos dois e na união estável e duradoura do casal. Mas, no entanto, o que se tem visto é uma realidade triste e deprimente: alguns casais hoje buscam na separação e divórcio a solução imediata de seus problemas pessoais. Terminou o amor? Houve de fato amor? São perguntas que ficam sem respostas, pois as justificativas são inúmeras, afirma José.

Também existe o caso dos casais que não se separam, vivendo o dia a dia sem afeto, sem ternura, apenas na tristeza e na infelicidade. Falta o pensamento da ajuda mútua, da ideia básica de procurar fazer o outro feliz. E esse fazer o outro feliz e realizado deveria ser a tônica de uma família, pois se todos os membros pensassem em fazer o outro feliz a realização de todos seria completa.

Comenta ainda que quando da união de um casal, cumprindo a vontade de Deus, eles se colocam à disposição da geração da vida. E aí vem a realização deles, com a chegada dos filhos, a expressão do amor dos pais.

A família é de fundamental importância

A família é de fundamental importância para a sociedade, sendo considerada a base da mesma. E também se sabe que na maioria das vezes os pais são o principal apoio dos filhos nas agruras do dia a dia, auxiliando-os no necessário. Mas, às vezes, os relacionamentos sentem algumas dificuldades de entrosamento e cumplicidade.

O Bispo Coadjutor da Diocese de Cruz Alta, Dom Ercílio Simon, explica que estes relacionamentos entre pais x filhos aparece um pouco tenebroso, pois apesar de gostarem um do outro, fica difícil um diálogo aberto sobre suas aflições e seus medos devido a falta de expressão desses sentimentos.

Os pais não são os proprietários dos filhos, e devem ser seus grandes e melhores amigos, participando de suas vidas e vivendo realmente em família e comunhão se sentimentos e união de pensamentos. Essa Semana da Família é uma semana de conscientização da importância da família na sociedade e do pai e da mãe em um ambiente de diálogo e amor para com os filhos.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 16 de agosto de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Romaria de Fátima chega a sua 43ª edição

Com uma previsão superior a 50 mil pessoas, a maior concentração de fé de Cruz Alta e região acontece, anualmente, no mês de outubro, durante a realização da tradicional Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima. Neste ano, a festa em honra a Nossa Senhora está marcada para o dia 9 de outubro, com o tema “Maria se pôs a caminho” que já está sendo discutido pelos grupos de famílias da cidade e interior.

Festa reúne milhares de fiéis de todo o estado

A Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima é um dos maiores eventos realizados anualmente em Cruz Alta. Todos os anos, em outubro, Cruz Alta é invadida por milhares de romeiros, vindos de todos os recantos da Diocese, de outras cidades e também de outros estados.

Esta procissão por muitos anos partiu da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, percorrendo várias ruas até chegar ao monumento. Atualmente a caminhada parte da Catedral do Divino Espírito Santo com a imagem de Nossa Senhora de Fátima sendo conduzida por uma viatura do Corpo de Bombeiros e seguida por milhares de peregrinos, que num ato de fé acompanha a procissão.

Muitos romeiros participam da caminhada apenas rezando, cantando e meditando, unidos, outros, porém, manifestam a sua fé levando flores a santa, vestindo-se de branco como anjos ou fazendo o trajeto todo de pés descalços. As razões pelas quais as pessoas participam deste ano de fé são as mais variadas: a procura de bençãos, milagres, pagamentos de promessas ou simplesmente demonstrando a sua fé.

A Romaria de Fátima é um forte momento de celebração, de oração, um momento de encontro e alegre convivência com o povo simples, que continuam fazendo história e construindo os bens e riquezas deste país. Esta romaria é um forte apelo e um grito de convocação do povo para que se organize e juntos celebrem a sua fé.

Coerência com a missão

Desde a sua fundação, a Diocese de Cruz Alta vem se empenhando em encarnar corretamente a mensagem de Jesus Cristo, do Evangelho e de Maria, dentro da realidade diocesana. Assim o propósito foi sempre assumir uma postura de coerência e compromisso com os problemas enfrentados pelos diocesanos.

A opção da Igreja da América Latina pelos pobres e injustiçados, possui profundas raízes em Maria. Toda a Igreja da América Latina, consequentemente, a Igreja de Cruz Alta, no seguimento a Jesus Cristo e a Maria, passa a partir da opção pelos pobres, a mudar o polo de ação e reflexão.

Assim como fizeram Maria e Jesus, sem dúvida hoje, nossa ação de cristãos para ser coerentes com Maria precisa partir da opção e compromisso radical e sério para com os pobres. A salvação mundo da sociedade, implica em mais justiça e fraternidade no mundo, mediante a eliminação da exploração e injustiça a nossa própria salvação passa imprescindível pelo compromisso com os pobres e injustiçados.

Qualquer outro caminho significa enganar e distorcer a autêntica mensagem de Nossa Senhora de Fátima, seguindo a filosofia dos pobres e bispos, que seguem o exemplo de Nossa Senhora. Todos os anos a Romaria de Fátima é organizada por pessoas da comunidade cruz-altense, que prontificam-se a trabalharem com o único objetivo de reunir pessoas cristãs, para refletirem, meditarem sobre a verdadeira fé cristã e encontram-se com Deus, mediante a oração.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 18 de agosto de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Presença Marista em Cruz Alta

Antigo prédio Marista abriga hoje a Escola Gabriel Miranda

Retornando a 1904, ano distante, do Colégio São José, escola dirigida pelos Irmãos Maristas. Teve por diretor o Irmão José. Ensinava e despertava a fé, nos alunos sempre muito altruístas. Esse, até 1915, dedicou-se com esmero, a instruir as crianças e jovens de modo sincero; daqui se afastaram deixando uma lacuna, que um grupo de moças da União Católica, junto com o Dr. Hildebrando Westphalen que só unifica, procurara preencher em ocasião oportuna.

Dia 13/03/1932 a cidade ficou em festa, com a fundação do Ginásio Cristo Redentor, sob a direção da ordem dos Palotinos, em Cruz Alta pelo Padre Alfredo Pozer chefiado. Nasceu forte e desenvolveu-se bem organizado. O primeiro diretor Irmão Leão o dirigiu com tino.

Entretanto, em 1934, surgiram sérias dificuldades, na sustentação do educandário da cidade, desaparecendo com a chegada dos Maristas. Esses traziam boa bagagem de experiência, e reorganizaram-no com eficiência, consolidando o recém criado, os idealistas.

Seu nome escrito no pavilhão dos fundos, e abaixo frente para o grande pátio profundo pensamento, “tudo pela pátria brasileira”. Os alunos possuíam inúmeros uniformes, “papos roxo” chamados, por ser a lapela da túnica roxa inteira. Para alegria de todos e felicidade, o Ginásio Cristo Redentor em nossa cidade, funcionou com os cursos primário e secundário, em regime de externato e internato. Por ele passaram gerações e gerações, relato o que para a cidade foi extraordinário.

Os Maristas de 1934 a 1972, com eficiência, ensinaram e formaram sã consciência. O prédio vendido mais tarde para o estado, na Praça São Jacob outrora construído, para outra escola foi adquirido e muito bem aproveitado.

03/03/1991 foi assinalada a data gratificante, do retorno de três Maristas, muito gratificante. No Bairro de Fátima instalar-se-ão, desenvolvendo um trabalho vocacional, principalmente nas vilas e bairros, ovacional a promoção que desenvolverão. Serão zonas preferenciais e beneficiados: Bairro Petrópolis, Vila dos Ferroviários, as destacadas, além do Núcleo Habitacional e Bairro do Sol, bastante necessidades de boa formação.

Os Maristas atuarão neles de coração, numa ação que marcará novo arrebol. Que esses, com sua marcante presença, a atuação edificante, imensa, a mocidade engloba e convença, num roteiro de muito amor, tratando-a com humano calor, para que obtenham bom fruto, a recompensa!

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 20 de agosto de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

O valor da Igreja Doméstica: a Família

 Os cristãos consideram a família uma realidade fundamental. Não é possível imaginar a Igreja sem famílias bem constituídas, pois esta precisa das famílias. E por isso o lar cristão é realidade fundamental para o presente e o futuro da evangelização.

Esse foi o relato de Mário e Maria Luisa da Luz, que durante a missa realizada na quinta-feira pelo Padre João Winck falaram sobre “A família, Igreja Doméstica”. Eles comentam que a família cristã é semelhante a todas as outras. Já no entanto características que lhe são próprias, pois o seu fundamento é a fé explicita em Jesus Cristo. Os batizados se unem pelo sacramento do matrimônio, maridos passam a amar as esposas, da mesma maneira como Cristo amou sua Igreja.

Como todos os homens os cristão se casam e tem por fundamento o amor, compromisso, responsabilidade, visando a criação de uma comunidade de vida e de pessoas. Marido e mulher, e também os filhos, fazem da Eucaristia (memorial da morte e ressureição de Cristo) o centro de suas vidas.

A família cristã aprende a viver o dom e o amor na Eucaristia, como uma comunidade de fé, amor e esperança, igual a Igreja grande. Pais e filhos expressam sua fé, vivem caminhando no horizonte das promessas de Deus e manifestam um amor mútuo que comporta serviços, dedicação, perdão e mesmo renúncia aos interesses pequenos em benefício de todos. Por isso eles aprende, na Igreja Doméstica, a viver o espírito da Igreja.

É na família que esposos alimentam sua vida de relacionamento com Deus na oração. Os pais levam os filhos a conhecerem a Deus e a Cristo. E, é importante que haja a união com seus filhos em torno da Palavra da Bíblia, para que toda a vida do Mestre (parábolas, ensinamentos, paixão, morte e ressureição), sejam lidas, comentadas e compreendidas.

Na Igreja Doméstica aprende-se a Justiça, o senso de serviço tão necessário para que se crie um mundo e uma Igreja mais solidários. Somente com uma família robusta e um lar profundamente cristão é que poderá pensar em transformação da sociedade. É importante viver com Cristo em nossa casa, no alarido das crianças quando a gente quer ler ou assistir televisão, vê-lo naquela pessoa que dorme ao nosso lado, vê-lo em todos os fatos do nosso cotidiano. Este modo de proceder dá excelentes resultados: a gente se contem mais, as palavras de carinho saem mais naturalmente e se tornam mais frequentes, as brigas ficam irrelevantes, as discussões serenam e a vida melhora demais, pois passa-se a viver o verdadeiro amor.

Se todos se esforçassem para, antes de serem felizes, fazer alguém ser feliz, e nessa felicidade embasasse a sua, não haveria tanta desunião e lares desfeitos, tantas pessoas infelizes. Haveria apenas pessoas felizes, realizadas em todos os níveis e planos, famílias que seriam exemplos e testemunhos de doação e amor.

Na noite de ontem

O relato foi levado por Paulo e Maria Rita Oliveira, que durante a missa celebrada pelo Padre Dino, Ciotta, falaram sobre “A Família e o Sacramento do Perdão”, iniciando com a situação em que Deus criou o mundo para homens e mulheres serem felizes, deu-lhes tudo que era possível apenas proibindo um fruto. E o homem tentando ser mais do que o próprio Deus, rompeu o compromisso, caindo em pecado. E este pecado nada mais é do que um corte do elo que nos une a Deus, ficando o homem sem a Proteção Divina. Um estado de espírito em que o homem se desliga do pai, não tendo o perfeito equilíbrio entre o certo e o errado. Mas em sua infinita bondade e sabedoria, Jesus deixou-nos o sacramento da reconciliação, para que pudéssemos ser perdoados e pudéssemos voltar a viver em plena felicidade.

Este sacramento hoje tão pouco usado, foi distorcido pelo próprio homem, esquecendo que isto é bíblico e sagrado. Por isto nesta Semana da Família é preciso que cada um de nós faça seu exame de consciência e verifique há quanto tempo não exercita o sacramento da reconciliação, não importa o tempo que faça, mas busque a partir de hoje, forças para recomeçar a sua caminhada na direção da salvação eterna. E, na medida em que nos tornamos receptivos para o perdão, estaremos superando os impasses do individualismo e abrindo caminho para a solidariedade.

Fechar-se ao perdão não leva a nada, a não ser para a solidão.

Perdão entre os casais

É preciso que o casal evite os desentendimentos, porém se eles vierem não adianta ficar de cara virada, qualquer coisa serve como estopim para estourar mais um barril de desentendimentos. O ideal é armar-nos de um crivo depurador capaz de filtrar o que é bom e aceitável, jogando no lixo o supérfluo e o que não necessitamos, pois se o tempo que resta diariamente para viver a harmonia familiar for gasto com brigas e desavenças, certamente perderemos o momento de viver a verdadeira felicidade por causa de bobagens.

Perdão Pais x Filhos

“Se Deus é misericórdia infinita e perdoa sempre, porque nós pais não devemos perdoar?”, indagam eles. Assim como os pais devem perdoar os filhos, estes também devem entender e perdoar seus pais, pois “se já erros devemos lembrar que somos todos seres humanos e não temos diplomas de perfeição”.

Hoje, talvez, alguma coisa não deu certo, alguém nos magoou. Mas amanhã é outro dia, vamos perdoar, pois é impossível que as coisas não melhores se direcionarmos nosso pensamento para o amor e o perdão. “Quem ama perdoa, e se queremos ser perdoados pelo Pai, devemos perdoar a nossos semelhantes”, finalizam eles.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 20 de agosto de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Inicia hoje peregrinação da Imagem de Fátima

Inicia hoje às 8h, a peregrinação da Imagem de Fátima pelas comunidades, escolas e diversas entidades do município, afirma Mário da Luz, Presidente da Comissão de organização da 43ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, em Cruz Alta.

A visita será realizada por duas Imagens de Nossa Senhora de Fátima, inicialmente às escolas municipais Gabriel Annes da Silva, Francisco Puppo, e Álvaro Ferreira Leite, onde as imagens ficam respectivamente das 8h às 16h, 8h às 11h e das 14 às 16h. E, às 19h uma das imagens irá para a comunidade da Vila Rocha.

Amanhã a Caravana da Fé, que acompanha a Imagem, visitará as Escolas Municipais Castelo Branco (das 8h às 16h), Henrique Hostin (das 8h às 11h), e 21 de Abril (das 14h às 16h). Às 19h serão visitadas as comunidades de Perpétuo Socorro e Novo Horizonte.

A Romaria

O Padre Dino Ciotta diz que a preparação para a romaria, que acontece dia 9 de outubro, tem como tema “Maria se pôs a caminho”. E espera que a visita da imagem peregrina de Fátima, neste mês de setembro sirva como preparação para o maior acontecimento religioso da cidade e região que é a Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de setembro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

Romaria de Fátima:
Comissão organiza os últimos detalhes

A Comissão encarregada da Organização da 43ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima está organizando os últimos preparativos para a realização do evento no dia 9 de outubro.

Segundo o Coordenador Mário da Luz, hoje haverá uma reunião com o Prefeito Municipal, a fim de que sejam tratados assuntos como a infra estrutura do evento (embelezamento do trajeto na Coronel Pilar), e outra com a Brigada Militar para decidir como será feito o patrulhamento/segurança durante o evento.

E na quarta-feira a comissão irá reunir-se para tomar decisões quanto aos preparativos referentes a compra de carnes e bebidas a ser vendida no dia da Romaria. A previsão inicial é de que sejam comercializados 7 mil quilos de carne.

Peregrinação

Enquanto estão sendo estudados os últimos preparativos, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está visitando as comunidades e escolas da cidade e interior, sendo levada pela Caravana da Fé, que fez a abertura da programação no dia 1º de setembro na Vila Rocha.

Hoje a Imagem estará nas comunidades de Coqueiro às 14h, e Carmelo São José às 19h. E as escolas visitadas serão Escola Municipal Intendente Pinto, das 8h às 11h, e Escola Estadual Pacífico Dias da Fonseca, das 8h às 16h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 13 de setembro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

43ª Romaria ao Monumento de Fátima:

Preparação está sendo intensa na Diocese

A preparação para a 43ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima está sendo intensa, afirma o Bispo Coadjutor da Diocese de Cruz Alta Dom Ercílio Simon. E esta preparação está acontecendo em todos os grupos de famílias da Diocese de Cruz Alta, que abrange mais de 30 cidades.

Segundo ele, podem ser abordados quatro aspectos da Romaria que estão nessa preparação:

  • Foram distribuídos 20 mil folhetos atingindo de 25 a 30 mil famílias, o que dá um percentual de 80 a 100 mil pessoas com um trabalho direto, em uma evangelização realizada na base;
  • O trabalho em Cruz Alta, peregrinação da Imagem às escolas e entidades, envolvendo mais de 100 locais de visitação, com mensagem e em preparação para atingir a cidade e interior;
  • Que ainda será realizado: a Novena, que inicia no dia 30 de setembro, em um momento de grande participação da comunidade;
  • A culminância que é a Romaria em si, com início pela manhã com missa na Catedral e depois a procissão ao Monumento, onde há a Benção da Saúde e os festejos. E, em todos esses momentos, o tema da Romaria está presente.

Maria se pôs a caminho

Dom Ercílio diz que o lema “Maria se pôs a caminho” (Lc 1:39) e o cartaz com o caminho traçado ao redor das cidades que compõem a Diocese, querem dizer que como Maria se pôs a caminho para atender a sua prima Isabel, nós também devemos nos por a caminho para atender a nossos irmãos que necessitam de ajuda, saindo do comodismo diário.

A Igreja tenta se pôr no caminho no sentido de reunir melhor a zona urbana em torno da reflexão, pois nota-se no interior que o povo tem conservado a fé mais do que na cidade. É preciso ter uma reflexão em todos os espaços, e é isso que está se tentando fazer agora.

Para conseguir-se isso é necessário sair e tentar dar a mão para auxiliar quem precisa de nossa ajuda, no combate ao egoísmo, comenta ele.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 16 de setembro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lotes para a Romaria já estão à venda

 Desde quarta-feira a Prefeitura Municipal está vendendo os 312 lotes para as vendas ambulantes na 43ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, da mesma maneira como procedeu em anos anteriores.

Segundo o dirigente do Núcleo de Fiscalização e Posturas do Município, Ademir Fagundes Cortes, cada lote medindo 2,20 x 2m será vendido inicialmente a R$ 5,17, cada até o dia 30 de setembro. “A partir do dia 1º de outubro o valor estipulado para cada lote será alterado conforme a lei”, afirma ele. Não serão aceitas reservas sem o pagamento no ato da inscrição dos interessados, que devem ir ao Setor de Núcleo de Fiscalização e Posturas durante o horário de expediente para a escolha dos locais.

Os lotes estão distribuídos durante o trajeto da Avenida Padre Pacheco (da ponte seca até os trilhos da linha Passo Fundo) e na Rua Borges de Medeiros, próximo a britadeira do município.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 17 de setembro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

43ª Romaria de Fátima:

Imagem será levada à Matriz de Fátima amanhã

 Amanhã a imagem de Nossa Senhora de Fátima será levada do Monumento para a Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, em uma peregrinação que inicia às 18h. Esta é mais uma das atividades que está sendo desenvolvida pela Comissão de Coordenação da Romaria, que está realizando a peregrinação nas comunidades e escolas do município, em preparação ao evento, marcado para o dia 9 de outubro.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 24 de setembro de 1994

 

 

 

 

 

 

43ª Romaria de Fátima:

Novena inicia hoje

Inicia hoje, às 20h, a novena em preparação a 43ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, que acontece no dia 9 de outubro. Segundo o coordenador dos trabalhos para a realização do evento neste ano, Mário da Luz, a novena acontece na Catedral do Divino Espírito Santo, onde está a imagem levada pela imensa Procissão Luminosa, na noite de terça-feira, da Matriz de Fátima.

A novena acontecerá com:

1º tema: 30/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, em favor da família, com a pregação do Bispo Coadjutor da Diocese, Dom Ercílio Simon, às 20h;

2º tema: 1º/10 – Pôr-se a caminho, como Maria, em favor dos jovens, com a pregação do Padre João Luiz Machry, às 20h;

3º tema: 02/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, participando da comunidade, com a pregação do Bispo da Diocese de Cruz Alta, Dom Jacó Hilgert, às 20h;

4º tema: 03/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, com Espírito Missionário, com a pregação do Padre José Hubert Evers, às 20h;

5º tema: 04/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, em favor das Vocações, com a pregação do Padre João Sênio Wickert, às 20h;

6º tema: 05/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, na construção de uma sociedade nova e justa considerando a urbanização, com a pregação do Padre João Alberto Bagolin, às 20h;

7º tema: 06/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, solidificando a fé pela Catequese, com a pregação do Padre José Jungblut, às 20h;

8º tema: 07/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, no resgate de valores éticos, com a pregação do Padre Flávio Rohr, às 20h;

9º tema: 08/09 – Pôr-se a caminho, como Maria, em defesa da Vida, com a pregação de Dom José Gomes, Bispo de Chapecó, Santa Catarina, às 20.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 30 de setembro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

43ª Romaria de Fátima:

100 mil romeiros são esperados

Aproximadamente 100 mil romeiros estão sendo esperados para a 43ª Romaria ao Monumento de Fátima, que inicia às 9h desse domingo, explica o coordenador da comissão de festeiros, Mário da Luz. Toda a infraestrutura está pronta para a realização deste evento, e foi entregue nesta semana pela Comissão do Monumento.

Segundo ele, a partir das 9h de hoje até às 17h já estão à venda as cucas, e os cartões antecipados para churrasco (aproximadamente 6.500 quilos de carne), galeto e saladas diversas.

No domingo também haverá a venda durante todo o dia, sendo que todas as pessoas que irão trabalhar nas tendas e a comissão de festeiros estarão identificadas.

Novena

Hoje é o último dia da novena de preparação à Romaria, sendo abordado o seguinte tema: Pôr-se a caminho como Maia em defesa pela vida, com pregação do Bispo de Chapecó, Dom José Gomes, que participará da missa de amanhã.

Mário explica que durante esses dias de novena foi excelente a participação da comunidade, e principalmente dos jovens que foram a Catedral reunidos nas comunidades através dos grupos de jovens.

Isso demonstra a fé existente com relação a Fátima, que tem levado centenas de pessoas para a Catedral do Divino Espírito Santo.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 8 de outubro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

A 43ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima foi realizada em 9 de outubro de 1994

(Vide histórico das Romarias)

 

 

 

 

 

 

 

 

Bispos condenam novos valores e pregam preservação da família

 A condenação do amor livre, divórcio, separação e adultério foi tema central do sermão da 43ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, que reuniu em Cruz Alta em torno de 60 mil romeiros vindos de todo o estado em caravanas.

O celebrante, Bispo de Santo Ângelo, Dom Istanislau Kreuq disse que é preciso preservar a família, e preservá-la significa o respeito e o amor mútuo entre marido e mulher, enfatizando “o casamento deve ser realizado tanto na Igreja quanto no civil”.

O Bispo criticou o que chamam de “dispersão de valores”, ou seja, a realização do casamento apenas no civil. Segundo a Igreja, a união entre homem e mulher acontece diante de Deus, e como tal, o casamento deve continuar sendo uma instituição firme, séria e que dê sustentação à família.

O Bispo conclamou todos os fiéis a lutarem contra o amor livre, adultério e divórcio, dizendo que tinha certeza de que todos os romeiros que estavam aos pés da Imagem de Fátima, tinham a mesma concepção de família, baseados em Maria e José.

O Bispo de Cruz Alta, Dom Jacó Hilgert, também condenou os “novos princípios” que pretendem acabar com a família, instituição base de uma sociedade. Segundo ele, é preciso que os fiéis tenham consciência do que representa a família e deixe de lado valores perversos, como o amor livre, o divórcio e adultério.

Na benção aos doentes, celebrada à tarde, juntamente om a benção de rosários e outros artigos religiosos, também contou com a participação de milhares de fiéis.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 11 de outubro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

Congresso Diocesano de Ensino Religioso Escolar

– Mais de 700 pessoas são esperadas –

 Aproximadamente 700 pessoas devem participar do Congresso Diocesano de Ensino Religioso escolar, que Cruz Alta sediará a partir das 18h de hoje, na Escola Estadual de 1º e 2º grau Annes Dias.

Estão sendo aguardados mais de 600 professores das 31 cidades que a Diocese atende, e mais as Delegacias de Ensino de Cruz Alta, Soledade e Ijuí, em um evento que visa valorizar e apoiar o professor do Ensino Religioso Escolar.

O tema principal do encontro é “Ensino Religioso Escolar: sua identidade, conteúdo, metodologia e seus agentes”, com um trabalho constituído por duplas de cada paróquia da Diocese, que apresentarão tarefas relacionadas a aplicação do Ensino Religioso na escola em seus diversos aspectos. O encontro termina ainda hoje, por volta das 17h, após o relato de experiências da cidade de Espumoso, Ijuí, com apresentação de experiências interconfessionais, e Colégio Santíssima Trindade.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 16 de outubro de 1994

 

 

 

 

 

 

 

1995

 

 

 

 

Lançada a Campanha da Fraternidade de 1995

 Todo ano, desde 1963, a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade, na qual elabora em seus temas assuntos que são de extrema importância na comunidade brasileira. Este ano o tema escolhido foi “A Fraternidade e os Excluídos”, que são as pessoas que vivem à margem das atenções da sociedade.

Segundo o Bispo Coadjutor Dom Ercílio Simon, cada ano a Igreja do Brasil vem incluindo em suas preocupações pastorais um assunto de importância na comunidade brasileira. Neste ano ela faz um convite para que as pessoas voltem seu olhar para os que estão à margem das atenções da sociedade. Ele comenta que a Igreja quer refletir e orar pelos moradores de rua, pelos idosos, abandonados, doentes aidéticos, encarcerados, prostituídos, deficientes, drogados, desempregados, enfim, as massas sobrantes.

Diante de todos eles a Igreja convida os cristãos a sentirem a mesma dor deles, a converter o seu coração e ver neles a imagem de Cristo. Dom Ercílio diz que o grande objetivo da Campanha da Fraternidade é conscientizar os cristãos e demais membros da sociedade, da missão de amar a todos, principalmente os mais necessitados, pois todos tem necessidade de encontrar-se com eles como irmãos antes de encontra-lo como juízes.

Ele comenta que não pode-se medir o quanto a campanha consegue atingir, pois trata-se de uma mudança de coração, do interior de cada um, mas com certeza serão inúmeras as conversões que se traduzirão em gestos concretos, pequenos ou grandes, em todas as regiões do Brasil, e assim a dor de muitos será minorada.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 3 de março de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igrejas já definiram sua programação para a Páscoa

 A Páscoa, que é uma data comemorada por todas as religiões, já está chegando, e algumas Igrejas de Cruz Alta já tem definida a programação para as comemorações desta data.

Domingo de Ramos – 09/04: Benção e Procissão de Ramos no Asilo Santo Antônio para as comunidades da Vila Rocha, Vila Nova, Progresso, Esperança, e Bairro Educacional às 9h15min; Colégio Santíssima Trindade às 9h30min; Missa de Ramos na Catedral às 10h;

Quarta-feira – 12/04: Via sacra às 19h30min; Confissões (vários padres da região estarão à disposição dos fiéis), às 20h;

Quinta-feira – 13/04: Missa coma presença dos padres da Diocese, e consagração dos Santos Óleos para todas as paróquias da Diocese; Encontro dos MEE da cidade no salão paroquial da Catedral (dia de oração e reflexão) às 14h;

Celebração da Ceia do Senhor, Lava-pés e Mandamento Novo às 20h30min. Obs: Após a missa adoração ao SSmo. até a meia noite.

Sexta-feira Santa – 14/04: Confissões e oração em silêncio das 8h às 11h; Celebração da Paixão e Morto do Senhor às 15h; Procissão com o Senhor Morto, partindo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima até a Catedral do Divino Espírito Santo às 20h;

Sábado Santo 15/04: dia de recolhimento e oração

Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo, Renovação das promessas do batismo, benção da água pascal e batismal, e Missa da Ressureição às 20h. OBS: Trazer velas e devoluções dos envelopes da Campanha da Fraternidade.

Domingo de Páscoa – 16/04: Procissão do Cristo Ressuscitado às 7h: Partida do Asilo Santo Antônio rumo a Catedral e missas às 8h, 10h e às 18h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de abril de 1995

 

 

 

 

 

 

 

Igrejas celebram Paixão do Senhor Morto

As comunidades religiosas de Cruz Alta realizam hoje, Sexta-feira Santa, celebrações especiais para assinalar a Paixão e Morto do Senhor.

A programação desta Sexta-feira Santa, na comunidade Católica, prevê espaços para confissões e orações em silêncio, hoje pela manhã, das 8 às 11h. A celebração da Paixão e Morte do Senhor acontece às 15h. A procissão do Senhor Morto está prevista para às 20h, partindo da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a Catedral do Divino Espírito Santo.

Sábado e domingo

A programação da Semana Santa terá continuidade amanhã. A comunidade católica promove Vigília Pascal, que inclui a benção do Fogo Novo, as renovações das promessas do Batismo, a benção da água pascal e batismal e Missa da Ressureição, às 20h. Para o domingo de Páscoa, está prevista a realização da procissão do Cristo Ressuscitado, às 7h, partindo do Asilo Santo Antônio até a Catedral. As missas acontecem das 8h, 10h e 18h.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de abril de 1995

 

 

 

 

 

 

Procissão do Senhor Morto:

Mais de 4 mil fiéis participaram da caminhada 

Em torno de 4 mil pessoas participaram da Procissão do Senhor Morto, ocorrida na sexta-feira à noite, fazendo o percurso que liga a Igreja Nossa Senhora de Fátima à Catedral do Divino Espírito Santo.

Segundo o Padre João Luiz Machry, a participação da comunidade foi boa. E a colaboração muito mais ainda, pois o percurso foi feito somente na voz, sem o auxílio de amplificadores.

Ontem também foram realizadas as vigílias pascais do Sábado Santo na Comunidade Bom Pastor, e na Capela São José. Para hoje cedo, sai a caminhada do Cristo Ressuscitado do Asilo Santo Antônio para a Catedral do Divino Espírito Santo, às 7h.

Por volta das 8h acontece a missa de chegada. Às 9h a missa na Capela São José e na Igreja Nossa Senhora de Fátima; às 10h na Catedral e na Conceição. Pela parte da tarde, às 18h, na Catedral do Divino Espírito Santo, e às 19h na Nossa Senhora de Fátima.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 16 de abril de 1995

 

 

 

 

 

 

 

44ª Romaria de Fátima:

Começa trabalhos de preparação

 Já começam os primeiros trabalhos para a preparação espiritual que cerca a realização da 44ª Romaria ao Monumento de Fátima, que acontece dia 8 de outubro, em Cruz Alta.

Conforme o Bispo Coadjutor da Diocese de Cruz Alta, Dom Ercílio Simon, o lema deste ano é “Eis aí a Tua Mãe”, retirado de João 19,27, em palavras que Jesus pronunciou ainda na cruz.

No momento existe uma equipe com 12 pessoas escolhendo os temas e assuntos principais para o livrinho da 44ª Romaria. Com os subsídios de preparação para os encontros de famílias, que são realizadas em todas as paróquias abrangidas pela Diocese.

A previsão é de que seja editados mais de 20 mil exemplares para serem distribuídos nas cidades que compõem a Diocese de Cruz Alta. A preparação dos livros deverá estar pronta daqui cerca de 40 a 50 dias, quando os toques finais serão dados para a edição.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 18 de abril de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunidade se organiza para a 44ª Romaria de Fátima

Comissão em visita ao DS

A comissão de Festeiros da 44ª Romaria de Fátima já está trabalhando para esta que é uma das maiores festas religiosas da região. A Romaria está marcada para o dia 8 de outubro e a comissão já está organizando o evento que envolve mais de 50 mil pessoas.

Na manhã de ontem, alguns integrantes da comissão de festeiros visitaram o Diário Serrano e falaram do trabalho da equipe. A comissão é formada pelos seguintes casais: Coordenador Marli e Jeferson Bastos Silveira; Secretário Jussara e Valdir Pereira Dill; Tesoureiro Teresinha e Dirceu Antonio Alflen; Tenda de Assados Sonilda e José Eduardo Reis; Tenda de salada de frutas Antoninha e Hermes Alves Martins; Tenda de saladas Vera e Gilberto Scapin; Tenda de cucas e pães Silvania e Ivan Gomes dos Santos, tenda de cachorro quente Anísia e Jorge Barcellos, Tenda de Bebidas Eliane e Ricardo da Veiga Lisboa.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 21 de abril de 1995

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia de Fátima comemora 42 anos

 Neste dia acontece a Festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, quando se comemoram 42 anos de existência da mesma, afirma o Padre João Luis Marchry.

A programação inicia nos dias 4 e 5, com celebração da missa abordando o tema “Maria solidária ao Pai” e tríduo a partir das 19h e, dia 6 às 18h. Para domingo está prevista a celebração de missa festiva às 10h. Ao meio-dia haverá churrasco e saladas, com festividades durante o decorrer do dia. A animação é ao vivo com o conjunto de música gaúchas. Durante a semana ainda haverá a venda de pães e cucas de Pejuçara.

As fichas para domingo podem ser adquiridas junto à Secretaria da Paróquia de Fátima ou junto aos festeiros Atílio e Carmelinda Rubin; Dirceu e Teresinha Alfen; Germes e Antoninha Martins; Jurandir e Maria Elizabeth Carnelutti; Valdemar e Olivia Bonatto; Vilson e Carla Nicolodi; e junto ao Conselho Pastoral da Matriz.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 3 de maio de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminarista continua desaparecido

Joacir Gasparin

Ainda hão foi localizado o seminarista Joacir Gasparin, que desapareceu no dia 26 de abril. Ele estava internado no Seminário Divino Mestre de Pejuçara.

Era aluno da Escola Angelo Furian, e frequentava o CES de Cruz Alta. Segundo Dom Ercílio, Bispo de Cruz Alta, até o momento não obtiveram nenhuma notícia do jovem, o que vem causando grande preocupação para a comunidade católica, e, principalmente, para a família do rapaz.

Dom Ercílio comenta que foram encontras anotações estranhas em um caderno de Joacir, com citações que subentendem uma falta de equilíbrio psicológico. Ele acredita que isso tenha ocorrido porque o rapaz estudou demasiadamente no final do ano, e tenha sofrido um esgotamento menta.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 10 de maio de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

Irmãs Carmelitas:

Uma vida dedicada às orações

A Ordem Carmelita surgiu na Espanha há quatro séculos. Pode-se dizer que ela já existia no tempo dos profetas, ou seja, na Era antes de Cristo, mas foi reformada em 1562 pela fundadora Santa Tereza de Jesus. Esta Ordem veio do Ocidente para o Oriente, ao longo dos anos. Santa Tereza sentiu a necessidade de reformar a Ordem, resgatando os valores da espiritualidade em clausuro e espalha-las pelos cinco continentes.

A vida das Irmãs Carmelitas é uma vida de união com Deus, em forma de orações feitas aos irmãos, principalmente aos de Cruz Alta. “Nossa missão dentro da vida Apostólica é a oração, nesta vida de clausura. Ela assemelha-se ao de uma árvore: nós somos as raízes escondidas que levam a seiva para o restante da árvore, que seria formada pela comunidade em geral”, destaca a Irmã Eliese, mestra nas noviças do Carmelo São José.

É com alegria que elas oferecem sacrifício, penitência e oração à todas as pessoas da comunidade. “Em qualquer momento de dificuldade as pessoas podem ter a certeza de que alguém está intercedendo por elas, junto a Deus com preces e orações. A Vocação das Carmelitas é exigente, uma vez que é necessário largar o mundo à sua volta para se dedicar a um mundo de orações. As famílias, no entanto, podem visita-las a hora que quiserem, pois no Carmelo, enfatizam as irmãs, o amor pela família aumenta e purifica”.

“Os jovens, muitas vezes após suas horas de lazer, sentem a vida muito vazia e sem Deus no coração. Isso acontece, pois eles, na maioria das vezes, têm tudo e não dão valor. A felicidade está sempre ao nosso alcance, basta confiarmos em Deus”.

Eles, segundo as Carmelitas, deveriam parar para pensar e perguntar o que realmente querem, pois sabem ser generosos e corajosos naquilo que realmente desejam. A maior covardia de um jovem seria receber o chamado de Deus e não o atender.

Atualmente são 17 irmãs Carmelitas, sendo 7 noviças, que segundo a irmã, estão bastante vocacionadas a seguir essa vida de fraternidade e simplicidade no Carmelo. O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas depois que as noviças entram em contato com o ambiente calmo e de muita paz, elas não voltam mais atrás.

Após três meses de experiência sem compromisso, as noviças passam por um postulado de um ano e depois elas vestem o hábito e o véu branco de conhecimento, e o definitivo leva no mínimo cinco anos com véu preto.

Na última semana elas participaram da Federação dos Carmelos do Sul em Porto Alegre, para discutir sobre a formação dos mesmos. A vida delas se divide em oração, trabalho e lazer. As orações são feitas de manhã à noite, com horários definidos. O trabalho é feito em forma de trabalhos manuais como pintura e crochê, e através de uma horta par subsistência. Nas horas de lazer, que correspondem a duas horas por dia, elas jogam vôlei, brincam e se divertem. São horas de descontração, e nos domingos o tempo dedicado ao lazer é maior.

É uma entrega a Deus, uma vocação que exige o amor pela vida no Carmelo. A vocação religiosa desafia a coragem, principalmente os jovens que se sentem atraídos pela paz do Carmelo. “O Carmelo é o país da alegria!” afirmam as irmãs que vivem lá.

As Irmãs Carmelitas convidam a comunidade em geral para comemorarem o Jubileu de Ouro da Irmã Bernadete, que entrou no Carmelo com apenas 16 anos e já fazem 50 anos que ela faz parte do grupo. Vai ser na Igreja São José, dia 21, às 10h30min da manhã.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 14 de maio de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

Festas Juninas:

Use a força dos santos do mês e as crenças que traduzem tudo de bom

– E se prepare hoje para a Festa de São João –

 O mês de junho conta com a ajuda de Santo Antônio, São João e São Pedro. Segundo as crenças, é possível contar com a poderosa ajuda dos santos que auxiliam em tudo, e a vida amorosa é a especial protegida por eles, no mês de junho. É um mês de muita alegria. Há festas e mais festas superdivertidas, e também é um período cercado por uma série de crendices. Mas além disso, os santos nos trazem lições belíssimas.

O mês começa com a comemoração do Dia de Santo Antônio. Este santo nasceu em 1195, em Lisboa, Portugal. Ainda muito jovem começou a sentir uma fé intensa arder em seu coração, por isso entrou para a Ordem dos Franciscanos. Em total pobreza, viajando a pé, percorreu o mundo, levando a mensagem cristã. Aos 26 anos já era considerado uma celebridade, um exemplo para os demais frades peregrinos. Continuou sua tarefa até a morte, que ocorreu quando tinha apenas 36 anos.

São João

Dia 24 de junho comemora-se o nascimento de São João Batista, que foi previamente anunciada pelo Anjo Gabriel ao pai Zacarias. Ele é o único santo, além de Nossa Senhora, que se festeja o nascimento, porque isso representou para a Igreja a preanunciação do Natal de Cristo.

Desde pequeno ele devotou seu espírito a Deus, entregando-se à oração e à penitência. “…o machado será posto à raiz das árvores, e toda a árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo”, pregava João, chamado o povo à penitência para a remissão dos pecados. Embora não se achasse digno de desatar as sandálias de Cristo, ele teve o privilégio de batizar o Messias. Ele morreu degolado por anunciar o adultério do Rei Herodes.

O nome de João é venerado em todo o mundo cristão, mas a sua imagem é associada a festa e alegria, cantos, danças folclóricas… Uma lenda bem popular diz que São João é muito festeiro, por isso ele adormece na noite do dia 24, caso contrário, vendo o clarão das fogueiras, não resistiria e desceria dos céus para comemorar.

Os rituais

Essas comemorações de junho são cheias de símbolos e crendices. A fogueira, por exemplo, é um costume que veio da Europa. No passado, os camponeses acendiam fogueiras para garantir boa colheita, espantando as forças malignas que poderiam prejudicar a lavoura.

Esse ritual era realizado no dia 24 de junho, data do início da safra naqueles países. E como no campo as reuniões sempre acabavam em festa, havia doces, bebidas, fogos de artifício e muito mais.

Os portugueses, quando vieram para o Brasil, trouxeram esse costume, que coincidia com o Dia de São João. Assim, acabou se tornando um ritual nas festas de comemoração ao santo.

A Quadrilha, que quase todo mundo já dançou, é um símbolo de conquista, era uma forma de os rapazes conhecerem as moças, isso no tempo e que os portugueses colonizavam o Brasil.

Já o quentão, é uma bebida originária do Norte do país, enquanto que no Sul a bebida predileta dessas festas é o vinho quente. Quanto às comidas, a pipoca representa proteção para as mulheres, porque é um alimento da Orixá Nanã, e o amendoim é para dar mais libido.

E por falar em fogo, os fogos de artifício indicam o início de uma nova era, atraindo a sorte com luz e barulho.

As crendices

Junho é o mês mais importante do ano para as moças e moços que querem se casar, porque há uma série de crendice envolvendo casamento. Pular a fogueira pode trazer um bom partido para a moça, mas essa tentativa é um pouco arriscada porque ela pode se queimar.

Essa e mais fácil: a moça deve pegar um ramo de manjericão e passa-lo sobre a fogueira, depois atirando sobre um telhado. Se na manhã seguinte o ramo estiver verde, significa que vai se casar com um moço, se ele estiver murcho, vai se casar com um homem mais velho.

Para dar sorte de arrumar logo um casamento, deve-se pegar uma moeda e deixa-la na fogueira por alguns minutos. Depois tire-a com cuidado e guarde para a dar a um garoto pobre, no dia seguinte.

A mulher que quer saber a primeira letra do nome do seu futuro marido, na véspera do dia de São João deve enfiar uma faca nova no tronco de uma bananeira. No dia seguinte, ao retirar a faca, a inicial deve estar gravada na lâmina.

Na véspera do Dia de Santo Antônio, escreva o nome dos homens por quem você se interessa em pequenos pedaços de papel, dobre-os e coloque-os dentro de uma bacia com água limpa. Deixe passar a noite inteira no sereno. Bo dia seguinte, bem cedo, você deve pegar a bacia e ver qual nome do seu futuro marido vai estar aberto no papel.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 23 de junho de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

43ª Romaria de Fátima já está sendo programada

 Com o lema “Eis aí a Tua Mãe”, a 44ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima já está sendo programada, através de quatro reuniões realizadas desde o mês de abril, até o final do mês de junho, pois é o maior evento cristão da região e da Diocese de Cruz Alta.

Os trabalhos de organização, planejamento e preparação da Romaria de Fátima já se encontram em pleno andamento, através da comissão de festeiros, constituídas pelos seguintes casais: Coordenador Marli e Jeferson Bastos Silveira; Secretário Jussara e Valdir Pereira Dill; Tesoureiro Teresinha e Dirceu Antonio Alflen; Tenda de Assados Sonilda e José Eduardo Reis; Tenda de salada de frutas Antoninha e Hermes Alves Martins; Tenda de saladas Vera e Gilberto Scapin; Tenda de cucas e pães Silvania e Ivan Gomes dos Santos, tenda de cachorro quente Anísia e Jorge Barcellos, Tenda de Bebidas Eliane e Ricardo da Veiga Lisboa.

Segundo o secretário do evento, Valdir Pereira Dill, a comissão de organização do evento inicia os preparativos com antecedência, pois o Monumento de Fátima é um ponto turístico da cidade, e sua festa é de grande importância para toda a região.

Além da parte religiosa que é muito grande, iniciando com uma novena em setembro, que termina com a festa em outubro, a parte material da festa é trabalho da comissão organizadora, que desde abril se prepara para em setembro realizar os encontros de família e a visita da Imagem de Fátima às comunidades e às escolas.

A comissão é encarregada também da arrecadação de doações por parte dos cristãos interessados em colaborar com os reparos a serem feitos no Monumento e recuperação da Cúria (casa paroquial).

A programação está sendo feita, mas já está confirmada a Missa de Abertura às 8h, a procissão às 9h, desde a Catedral até o Monumento, a missa de chegada ao Monumento e a benção aos enfermos às 15h.

Durante todo o dia haverão festejos populares com a venda de churrasco, bebidas e saladas em aproximadamente 11 tendas montadas dentro da área do Monumento. O Secretário Valdir explica que as outras tendas montadas fora da área do Monumento não são para ajudar na festa, e sim, um comércio paralelo que nada tem a ver com a festa. Estão confirmados 2 bispos e 3 padres de Cruz Alta que se encarregarão das celebrações religiosas, além de outros padres e bispos convidados, da região e da Diocese de Cruz Alta, como é o caso de Soledade e Santo Ângelo.

As pessoas que estiverem interessadas em contribuir com a festa, podem entrar em contato com os integrantes da comissão, o que, sem dúvida, garantirá o êxito do evento.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 2 de julho de 1995

 

 

 

 

 

 

 

Dia do Colono e Motorista

São Cristóvão – o padroeiro

Dizem algumas pessoas que a profissão motorista é uma das mais antigas do mundo, e isto pode ser confirmado segundo a fé, pela lenda de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas que, mesmo vivendo no ano de 250, já levava essa profissão em diante, movido pela fé.

A situação não é muito diferente da atual, onde devido aos perigos constantes a que são expostos os motoristas, a profissão só pode ser justificada pela fé. Quase todas as classes e categorias tem um santo protetor, e este é o caso dos motoristas que tem em São Cristóvão o seu padroeiro e o grande companheiro nas estradas.

Segundo a lenda deste santo homem, o mesmo viveu por volta do ano de 250, e santificou-se ao converte-se totalmente ao que chamava de “o mais poderoso dos soberanos”, ou seja, Cristo. A lenda conta que na época em que viveu, por ter uma força e habilidade extraordinária, ambicionava coloca-la à disposição do ser mais poderoso que pudesse existir no mundo, e colocou seu trabalho á disposição do Demônio, mas esta imagem de ser poderoso desmoronou-se em sua mente ao perceber que o mesmo tinha medo da cruz.

Neste momento mudou seu pensamento, e para poder servir a quem então passou a considerar o mais poderoso dentre todos, começou a estudar um modo de poder ser servo deste. Neste caminho de buscas, um eremita contou-lhe que o meio mais fácil de chegar até Cristo era adorando e meditando.

Diante da dificuldade encontrada por Cristóvão, que dizia não poder jejuar e nem ao menos ter jeito para orar ou meditar, o ermitão propôs-lhe que, tendo então uma força extraordinária, e havendo no local um rio no qual não havia ponte alguma, poderia o mesmo fazer o transporte das pessoas de um lado para o outro e, desta forma, ganhar a gratidão dos mesmos para aproximar-se de Deus.

A proposta agradou a Cristóvão, que construiu uma choupana à beira do rio e prontificou-se a transportar as pessoas gratuitamente.

Certo dia um menino pediu-lhe que o carregasse até a outra margem do rio e, colocando o mesmo nas costas, transportou-o até o outro lado, só que durante o percurso o menino, em um estranho fenômeno, começou a ficar cada vez mais pesado.

Cristóvão, apavorado, perguntou o que havia acontecido, pois parecia que havia carregado todo o peso do mundo nas costas. O menino respondeu-lhe que não havia carregado todo o peso do mundo nas costas, mas sim o Senhor do mundo.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 25 de julho de 1995

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia de Fátima foi criada em 1953

Na história de Cruz Alta a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é bem recente. Antes toda essa área fazia parte da Paróquia do Divino Espírito Santo. Aqui chegou no dia 24 de abril de 1952 o Mons. Floriano Cordenunsi para preparar a criação da Paróquia. Em 14 de agosto de 1952, foi adquirida por escritura pública, a propriedade de Djalme Juchen, onde foi instalada a igreja provisória.

A paróquia foi criada por decreto de Dom Antônio Reis, Bispo de Santa Maria, no dia 8 de março de 1953. Neste mesmo dia foi instalada a paróquia e empossado o primeiro pároco Mons. Floriano Cordenunsi. Foram testemunhas do ato os senhores João Durigon e Bento Bisso. E segundo o Padre João Bagolin, depois de Mons. Floriano muitos padres passaram pela paróquia, dentre os quais se destacou o Padre Fortunato Dal’Agnol, que permaneceu durante 12 anos como pároco, período em que foi construída a atual Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A Paróquia faz parte da Diocese de Cruz Alta, e por isso assume as diretrizes traçadas pela mesma. As atuais diretrizes estão no 12º Plano Diocesano de Pastoral e constam no objetivo geral, das prioridades e destaques. O objetivo geral é “Ser Igreja, povo de Deus, que evangeliza com novo ardor missionário, novos métodos e nova expressão, considerando o Processo de Urbanização, respeitando as diferenças culturais, regatando a vida, participando de uma sociedade justa, assumindo o projeto de Jesus Cristo”.

As duas prioridades são “Reformulação da organização e da prática pastoral, tendo em vista o processo de urbanização”, e “Formação de agentes para atuações nas comunidades e nos centros de influência”. Os destaques, isto é, o que está merecendo uma especial atenção, são a Pastoral Urbana e Rural, Vocações, Família e Juventude.

Estas diretrizes são estabelecidas por três anos.

Visita Pastoral

Este ano temos na Paróquia a Visita Pastoral que teve início no dia 14 deste mês, e se prolonga até o dia 20. A visita pastoral é uma vista que o Bispo faz periodicamente, em todas as paróquias de sua Diocese, e a programação prevista é a seguinte:

Dia 14 foi visitada pelo grupo a comunidade da Vila Abegay; no dia 15 tivemos o encontro das lideranças do Espinilho, Ivaí e Bairro Tamoio; no dia 16 foram visitadas durante todo o dia as comunidades da Ponte Queimada, Carlos Gama e Capela Santana; dia 17, ontem, estiveram sendo visitadas durante todo o dia a comunidade de Capão Grande, Benjamin Nott e Santo Antônio; hoje serão visitadas a Vila Toríbio Verissimo e São Judas Tadeu; amanhã a programação será um pouco diferente.

Haverá o encontro de todas as lideranças da Paróquia de Fátima, e serão visitadas as comunidades de Perpétuo Socorro e São José; no domingo será celebrada a missa de encerramento, na Paróquia de Fátima.

O bispo tem como objetivo principal, no decorrer destas visitas pastorais, tomar conhecimento da vida e da atuação de cada comunidade e ser para com a comunidade uma motivação para a vivência pastoral.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 18 de agosto de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reformas agilizam atendimento na Romaria

Com o objetivo de dar mais agilidade e facilitar o atendimento aos romeiros, está sendo construída, na área que compreende o Monumento de Nossa Senhora de Fátima, uma sede para a secretaria onde deverão ser vendidos os cartões e para a livraria, onde serão vendidos os santinhos.

As reformas que iniciaram há poucos dias, fazem parte de um plano diretor e devem estar concluídas até o final de setembro. Segundo o presidente do Monumento, Romilton de Bortoli, os produtos utilizados para esta reforma foram comprados a prazo, sendo que o pagamento será feito com o lucro apresentado pela Romaria. Ele diz que para o largo do Monumento pertencer de vez à Mitra, falta comprar apenas uma das casas, já que as outras duas já foram adquiridas em anos anteriores.

Quem repassa o dinheiro para a manutenção do Monumento é a Mitra Diocesana, mas o ideal, diz ele, é que o dinheiro da Romaria fosse revertido totalmente em benefício do próprio Monumento. Desta maneira, afirma Romilton, teríamos maiores condições de melhorar e engrandecer mais ainda esta festa que é realizada há 44 anos.

Tema

Este ano o tema da Romaria será “Eis a tua Mãe” e deverá se realizar no dia 8 de outubro, saindo da Igreja da Matriz do Divino Espírito Santo com direção ao Monumento. Para melhorar ainda mais e atrair turistas, a comissão está centralizando toda a infraestrutura do largo do monumento, como as tendas e as churrasqueiras, além das reformas.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 9 de setembro de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

 

44ª Romaria de Fátima:

Preparativos incluem parte espiritual nas escolas e municípios

A 44ª Romaria ao Monumento de Nossa Senhor de Fátima, maior evento religioso da região, que acontece dia 8 de outubro, neste ano terá uma participação mais efetiva dos 30 municípios que fazem parte da Diocese e das escolas da rede municipal e estadual da região.

A comissão de festeiros está se reunindo desde março, com o objetivo de antecipar os preparativos da festa. Várias visitas foram realizadas aos demais municípios da Diocese, através de seus prefeitos, religiosos e pessoas da comunidade, que estão se empenhando na divulgação e dinamização do evento, confirmando a presença dos fieis através de vários ônibus.

As escolas também estão realizando um amplo trabalho de divulgação através de confecção de cartazes, preces, frases e até mesmo textos religiosos, inseridos nos projetos “Exemplo de Maria” e “Estamos contigo Maria”, que está sendo dinamizado pelas Secretarias de Educação e 9ª DE, numa perfeita integração entre as disciplinas, incentivando a participação de toda a comunidade neste evento regional, numa demonstração de fé e devoção à Maria.

As visitações às escolas e comunidades estão acontecendo desde o dia 1º de setembro, e se estendem até o dia 28. Já a novena inicia dia 29 de setembro, às 20h na Catedral do Divino Espírito Santo. “Nossa grande preocupação foi com a parte religiosa da Romaria, pois foi o que o Bispo Dom Jacó nos pediu: que nos empenhássemos no trabalho de divulgação nas escolas e nos outros municípios, para que houvesse uma participação cada vez maior de fiéis e o retorno está sendo muito positivo. Estamos satisfeitos com o que os alunos e as pessoas da comunidade estão fazendo para o seu êxito”, destaca Marli Silveira, da Comissão de Festeiros da Romaria.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Dia 24 a Comissão de Festeiros irá deslocar a imagem de Fátima do Monumento para a Matriz Nossa Senhora de Fátima, na Rua Mariz e Barros, onde será realizada uma missa solene às 19h. Logo após, segue uma procissão luminosa até a Catedral do Divino Espírito Santo, onde a novena será realizada, com início no dia 29.

A comissão convida toda a comunidade para mais este ato de fé e devoção à Maria que oportunizará a integração destas comunidades, estimulando e incentivando a participação das famílias católicas.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 15 de setembro de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

Mensagem para o nosso Bispo Dom Jacó

 “Fazem 19 anos que temos em nossa Diocese, o carinho, a amizade, a fé, o amor, a perseverança e um trabalho sério e responsável daquele que é um grande discípulo de Cristo. Não há palavras suficientes para definir todas as qualidades que vemos em nosso Pastor; mas sabemos que suas obras realizadas e nas sementes que foram por ele semeadas durante este período germinaram, e continuam dando frutos.

Dom Jacó, que o Espírito Santo o ilumine sempre, e que o Amor Materno de Maria o conserve na saúde e na graça, e que Cristo seja o seu guia, e nós sejamos seu rebanho fiel e amigo”.

Com carinho, são os votos do Pároco Padre João Wickert, presidente Geraldo Rubin e demais membros do Conselho Paroquial.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 26 de setembro de 1995

 

 

 

 

 

 

 

Inicia hoje a Novena de Fátima

Imagem visita a Prefeitura de Cruz Alta

 A Novena de Fátima que se realiza antes da Romaria, neste ano tem temas novos que vão agradar aos leigos e aos fiéis de Nossa Senhora de Fátima. A Novena inicia hoje, e durante todos os dias será no horário das 20h, na Igreja da Catedral.

Os temas serão os seguintes:

Dia 29/09 – “Maria, Mãe de Jesus e das crianças”, com o pregador Padre João Wickert;

Dia 30/09 – “Maria Mãe da Igreja”, com o pregador Padre Odilar Vargas;

Dia 1º/10 – “Maria a jovem acolhida – Os jovens”, com o pregador Bispo Dom Jacó Hilgert;

Dia 02/10 – “Maria Modelo de Mãe”, com o pregador Frei Lino Kunz;

Dia 03/10 – “Maria Mãe educadora”, com o pregador Padre Ernesto Pradebom;

Dia 04/10 – “Maria Estrela da Evangelização”, com o pregador Frei Tomé Michelin;

Dia 05/10 – “Maria e o Novo Milênio”, com o pregador Padre Luiz Bruno Kolling;

Dia 06/10 – “Maria e o Espírito Santo”, com o pregador Padre João Luis Machry;

Dia 07/10 – “Maria, seu Sim ao plano de Deus e nosso Sim ao plano da Diocese”, com o pregador Padre João Alberto Bagolin.

Visita de Fátima

No último dia 27 de setembro a Prefeitura Municipal recebeu a visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, onde os funcionários, a administração, e os secretários colheram-na com muita devoção. E na ocasião foi celebrada uma missa pelo Padre João Bagolin.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 29 de setembro de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

Novena de Fátima:

Mais de 800 pessoas participam do primeiro dia

 O primeiro dia da Novena da Romaria de Fátima contou com a participação de mais de 800 pessoas dos municípios de Cruz Alta, Chapada e santa Bárbara do Sul, cujo tema foi “Maria, Mãe de Jesus e das Crianças”, as quais foram lembradas através dos enfermos que não puderam estar presentes pela oração Mãe de Misericórdia, que faz parte de um momento de reflexão de cinco minutos antes da novena.

Os festeiros, preocupados com a parte de evangelização, organizaram um momento de reflexão e motivação, que acontece sempre cinco minutos antes das novenas, preparando os fiéis para participarem da Romaria, no dia 8 de outubro.

Os 30, municípios que fazem parte da Diocese de Cruz Alta foram divididos em três ou quatro em cada dia da novena, para que todos pudessem acompanhar o maior evento religioso da região, que acontece em Cruz Alta.

No sábado, o tema será “Maria, Mãe da Igreja” no qual será feita uma reflexão através dos patrocinadores e doadores pelo poema “Só Deus pode, mas…”. Estarão presentes autoridades e pessoas das comunidades dos municípios de Lagoão e Fontoura Xavier, e já foi confirmada a presença dos dois prefeitos.

No domingo, a homenagem a Maria será prestada através do tema “Maria, a jovem escolhida”, onde haverá um momento de reflexão com o texto “Pessoas Dedicadas”, para as pessoas disponíveis. Estarão presentes pessoas de Joia e Coronel Barros.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 1º de outubro de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

Romaria de Fátima

Mais de 1.500 pessoas participam da Novena

O dado de que os primeiros dias da Novena contaram com a participação de 800 pessoas, nos primeiros dias, ficaram longe da realidade. Os três primeiros dias da novena de preparação para a Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima contaram com a participação de mais de 1.500 pessoas, o que vem a comprovar que as pessoas voltaram a ter fé e a acreditar na religião.

Os festeiros, engajados na evangelização proposta pela Romaria deste ano, propiciam cinco minutos de reflexão e motivação, antes das novenas, homenageando Maria. Dia 2 Maria foi homenageada através da família, pelo canto “Canção da Família” apresentada pela professora Inajá, acompanhada pela professora Beth Azambuja no teclado.

Ontem a homenagem a Maria foi realizada através das vocações, pela poesia “Prece à Maria”, elaborada pela aluna Isadora da Escola Gabriel Miranda, e apresentada pela aluna Célia da Escola Annes Dias. Todas as pessoas serão lembradas, no decorrer das novenas, promovendo a integração diocesana, uma vez que conta com a participação de vários municípios como Chapada, Santa Bárbara, Lagoão, Fontoura Xavier, Joia, Coronel Barros, Condor, Fortaleza dos Valos, além de Cruz Alta, totalizando mais de 1.500 pessoas por noite.

Os municípios se fazem presentes com a representação da comunidade e autoridades locais. Segundo os festeiros da Romaria “Os pregadores de cada noite, portadores do Espírito Santo, trazem a palavra do Evangelho com ardor, fazendo com que cada devoto de Maria Santíssima, aprenda algo mais sobre sua santa vida, regada pela dedicação de mãe, educadora e comunicadora. Domingo à noite, Dom Jacó conclamou aos jovens a imitarem Maria”.

Fonte:

Jornal Diário Serrano, 4 de outubro de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

44ª Romaria de Fátima:

Novenas estão superando as expectativas dos organizadores

A Romaria de Fátima é o maior evento religioso da região, da qual participam os 30 municípios que fazem parte da Diocese de Cruz Alta. As novenas, que antecedem a festa do dia 8, estão sendo marcadas pela integração das comunidades, escolas, das autoridades municipais, dos religiosos, e, principalmente, dos devotos de Nossa Senhora de Fátima.

Nem o mau tempo refreou a presença de um maior número de pessoas a cada noite nas novenas, demonstrando uma enorme frequência, que está surpreendendo até mesmo os organizadores da Romaria. Estes, mais conhecidos como festeiros, se propõem a motivar as pessoas na integração religiosa, oferecendo cinco minutos de reflexão, antes de cada novena.

Na quarta noite, a homenagem à Maria “Estrela da Evangelização” foi realizada através dos excluídos, pela poesia “Maria” de autoria da professora Lurdes Macagnan Teles e apresentada pela jovem Angélica Martins.

Na 7ª noite da novena, quinta-feira, o tema foi “Maria e o novo milênio” e Ela foi homenageada através dos responsáveis pelos meios de comunicação, pelo texto “Ser Mulher Comunicadora”.

Na oitava noite, que se realizou sexta-feira, a homenagem a “Maria e o Espírito Santo” foi prestada através das autoridades com a oração “Espírito Santo iluminai”. Também colaboraram no estímulo à participação, os cantos do coral Mário Moraes em todas as noites da novena.

Segundo os festeiros, “É destaque nas novenas o entusiasmo das comunidades dos bairros e vilas da cidade, e o grupo de alunos uniformizados, representando suas escolas (municipais e estaduais), portando faixas e cartazes.

O Bispo Dom Jacó, ao dar a benção final, lembra de modo especial estas escolas, os municípios presentes e os pregadores das noites, cujos temas abordados conseguem captar completamente a atenção dos adultos, jovens e crianças, pois nos trazem a mensagem positiva de Maria, o grande modelo a ser seguido”.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 7 de outubro de 1995

 

 

 

 

 

 

 

 

A 44ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima foi realizada em 8 de outubro de 1995

(Vide histórico das Romarias)

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição inaugura dia 10 de dezembro

 Depois de um ano de atividades, inaugura dia 10 de dezembro a nova construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição, feita a partir da colaboração da comunidade, com promoções e doações.

Uma intensa programação irá festejar a data, marcando a culminância de um trabalho que beneficiará a milhares de pessoas. Conforme Valdir Hacke, primeiro tesoureiro da diretoria de construção da obra, na área onde foi construída a nova igreja, existia um salão onde eram celebradas as missas, e realizadas as promoções para arrecadar fundos para o andamento do projeto.

Em julho do ano passado, começou a construção propriamente dita, em terreno cedido pela Mitra Diocesana, em frente à Praça do Bairro Conceição, fundos da antiga Francar. O sistema de mutirão pelos moradores marcou o início de tudo.

A partir do momento em que se decidiu por erguer a igreja, foi escolhida uma comissão para a construção, formada por: Valmor de Bortoli, presidente; João L. Schereiner, vice-presidente; Valdir Hacke, primeiro tesoureiro; Adinor Marchionatti, segundo tesoureiro; Dirceu Rubin, primeiro secretário e Clausídio Lanzarin, segundo secretário.

E, ainda fizeram parte da comissão de construção os seguintes colaboradores: Marcos Gravina, Eugênio Murussi, Pompílio S. Silva, Adelino Pienez, Abílio Mareth, Antoninho Della Mea, Dilson Horn, Dirceu Sgardella, Darci Guidini, Ernesto Minussi, Hélio Librelotto, Jorge Nicolodi, João Alfredo Girardi, Roger Miron, Odir Nicolodi, Paulo Emir Lauxen, Paulo Pacheco, Pedro Hammes, Loreno Marcial da Silva, Sidnei Ferrarin, João Luis Cadore, Jacinto Manjabosco, Flávio Rossato, Walter Guintzel, Flávio Madruga e José Cadore. Já Arlindo Carvinatto e Sérgio Carvinatto fora os construtores da obra, com o auxílio do engenheiro Jorge Nogueira e do Padre Dino Ciotta, que foi o colaborador especial e deu grande incentivo aos trabalhos da comunidade.

Moradores das comunidades vizinhas e, de toda a cidade, estiveram colaborando pelo erguimento da obra, com sorteios, rifas e todo o tipo de promoções para a construção da obra que teve um custo que ultrapassa os R$ 150.000,00.

Programação

Para o dia 10, uma intensa programação estará sendo realizada, iniciando às 8h30min, com a abertura dos envelopes de Padrinho e Madrinha da construção. Às 9h30min será feito o corte inaugural e Benção da Igreja.

Já às 10h acontece uma missa de Ação de Graças na nova igreja. E, ao meio-dia, um churrasco com saladas, cucas e bebidas em geral estará sendo servido. Durante a festa, a animação fica por conta do conjunto Mensagem, de Selbach. No encerramento da festa, às 17h, será feito o sorteio com bingo, da rifa de um veículo 0 KM, uma televisão e uma bicicleta.

 Fonte:

Jornal Diário Serrano, 28 de novembro de 1995

 

 

 

Clique aqui para continuar lendo a Pesquisa por Ano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X