Celebração, na sede da CNBB, marca o início da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil nesta segunda-feira
Uma celebração, com início às 7h, desta segunda-feira, 12 de abril, direto da Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), marcará a abertura da 58ª Assembleia Geral ordinária dos Bispos do Brasil (AG CNBB).
A missa de abertura será presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, terá participação restrita, em observância às orientações médico-sanitárias, e contará com a participação de convidados e assessores da entidade. As missas serão transmitidas diariamente pelos canais católicos de TV do Brasil e pelas redes sociais da CNBB.
De acordo com as disposições estatutárias e regimentais, a 58ª AG da CNBB acontece, de 12 a 16 de abril de 2021, em modalidade virtual, por meio da Plataforma Zoom. Em função da pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história da Conferência uma assembleia será realizada em formato totalmente remoto. O evento contará com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.
Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos hoje, dos quais 309 exercendo alguma missão e função de governo mais 166 bispos eméritos (aposentados).
Qual o tema central e os outros temas deste ano?
O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.
Os bispos vão aprofundar também outros 30 assuntos previstos estatutariamente sobre a vida da Igreja e a evangelização no Brasil, entre os quais a análise de conjuntura; o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a pandemia do novo coronavírus.
O episcopado brasileiro também aprovará mensagens a serem enviados ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero da Sé Apostólica e ao povo brasileiro. Durante a assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e do ecônomo. Esse também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes. O arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley, será o pregador de uma manhã de retiro, no dia 15 de abril.
12 de abril – Destaques da pauta no 1º dia
Os destaques para a programação do primeiro dia, são as solenidades de abertura, com início às 7h30 (abertura da Assembleia, acolhida oficial e acolhida do Presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte-MG). Às 8h50 está prevista uma fala do novo Núncio Apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro. É a primeira vez que ele se dirigirá ao episcopado brasileiro reunido em Assembleia. Ainda na primeira sessão, na parte da manhã, serão apresentados o relatório bienal 2019-2020, organizado pelo Presidente da CNBB, a mensagem do Santo Padre à assembleia e aos bispos do brasil e abordado o tema dos ministérios concedidos às mulheres pelo Papa Francisco. Também serão apresentados o relatório econômico e o tema central. Os destaques do período da tarde ficam por conta das análises de conjuntura eclesial e social e a programação de atividades dos anos Amoris Laetitia e Josefino, em 2021.
O caráter da Assembleia Geral este ano
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, explica que a legislação canônica geral e a legislação própria da Conferência da CNBB não permitem que se realize votações de modo virtual em razão do formato on-line, novidade não prevista no regimento.
Frente a esse limite, o Conselho Permanente da CNBB, órgão que define e encaminha a realização do evento, optou por realizar uma Assembleia sem votações que impliquem alterações ou consequências de natureza legislativa para a Conferência. Por outro lado, as votações de natureza pastoral poderão ocorrer, como acontece normalmente sobre as mensagens que a Conferência envia ao povo brasileiro.
Como será a cobertura jornalística?
Todos os dias, às 13h, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da CNBB organizará uma Coletiva de Imprensa, pela Plataforma Zoom, com três bispos indicados pela presidência da CNBB para apresentar os assuntos e desdobramentos dos debates realizados pelo episcopado brasileiro na Assembleia Geral. Os jornalistas que se credenciaram previamente receberão um link de acesso à essas coletivas.
- Acesso ao plenário on-line
Em determinados momentos da pauta, definidos pela coordenação geral da 58ª AG CNBB, os jornalistas terão acesso, via canal da CNBB no Youtube, à plenária da Assembleia para fazer imagens e fotos.
No primeiro dia, 12 de abril, os jornalistas credenciados poderão ter acesso à plenária on-line, das 8h às 8h30 (abertura da Assembleia, acolhida oficial e acolhida do Presidente da CNBB). Tão logo tenhamos o link, enviaremos por e-mail. Fiquem atentos/as!
- Fotos e imagens
Um fotógrafo da CNBB produzirá fotos do primeiro dia da participação remota na sede da entidade, em Brasília (DF). A Ascom CNBB vai disponibilizar no álbum da 58ª AG CNBB, no Flickr, no site da entidade (www.cnbb.org.br), para uso dos jornalistas.
- Releases diários
Ao final de cada dia, os jornalistas credenciados receberão um release com as informações e detalhes da pauta do dia seguinte, bem como os momentos que poderão ter acesso à plenária, via canal do Youtube da CNBB.
- Demandas dos jornalistas sobre a Assembleia
As demandas, dúvidas e informações dos jornalistas sobre a Assembleia e bispos, poderão ser encaminhadas ao e-mail: imprensa@cnbb.org.br e/ou ao celular nº 61 – 11 98136-1595, falar com a assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro.
A ASCOM CNBB vai atender e coordenar os pedidos de jornalistas/veículos que desejarem entrar na sala on-line da Assembleia Geral. O conteúdo das Coletivas será disponibilizado para os jornalistas no canal do Youtube da CNBB.
SERVIÇO:
O quê: 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (cobertura jornalística)
Quando: 12 de janeiro, 1º dia
Contato/demandas: E-mail: imprensa@cnbb.org.br e/ou ao celular 11 98136-1595
Mais informações: www.cnbb.org.br