Diocese de Cruz Alta

Destaques, Notícias › 20/02/2024

Diocese de Cruz Alta lança novo Hinário Litúrgico

Depois de 04 anos de trabalho, o novo Hinário Litúrgico da Diocese de Cruz Alta foi apresentado aos diocesanos. No sábado, 17/02, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, mais de 150 pessoas, representantes de equipes de canto e liturgia das 31 paróquias da Diocese, estiveram participando do lançamento, que seguiu com ensaios e estudo.

O processo de atualização e o resultado do novo hinário, pensado e organizado pela equipe de Liturgia da Diocese de Cruz Alta, foi apresentado durante o encontro. Segundo o padre João Bagolin, que coordenou os trabalhos da equipe, o livro está de acordo com o novo Missal e dentro das orientações da Igreja. “Então, hoje, estamos lançando o nosso hinário litúrgico, que é um trabalho de quatro anos. Um trabalho de muito estudo e escolhas dentro das orientações da igreja. Logo estará chegando a todas as comunidades o nosso hinário Litúrgico que realmente vai nos ajudar a melhor celebrar. É um livro para chegar nas mãos de todos os nossos católicos. Em todas as comunidades da nossa da nossa Diocese. Inclusive nós tivemos a autorização da CNBB para publicar os textos, principalmente as orações eucarísticas, e também está em sintonia com as orientações da Igreja naquilo que se refere ao canto ritual”, destaca.

Para Dom Nélio Domingos Zortea, o momento é de muita alegria para a Diocese. “A Diocese tem seu início lá das primeiras pessoas que aqui chegaram, começaram a rezar e plantaram a cruz. E ao redor da cruz de Cristo, ao redor do próprio Cristo, que continua até hoje sendo essa centralidade da vida do povo de Deus aqui da região, de toda a Diocese de Cruz Alta. Agora temos este trabalho precioso da equipe diocesana de liturgia e canto, que faz memória a tudo o que já aconteceu e foi acontecendo durante o caminhar da Igreja Diocesana do povo que aqui viveu, participou, colaborou. Agora, apresentamos uma nova edição do hinário, o Livro de Cantos, os hinos, a Liturgia, tudo compactada no num livro, para que as comunidades, todas as pessoas possam rezar e cantar, louvar, bendizer a Deus”, destaca o Bispo. Segundo ele, nesta unidade, a Igreja caminha. “É precioso a participação de todas as representações das paróquias da Diocese de Cruz Alta, que se interessam em buscar mais conhecimento, de caminhar como Igreja, na Igreja e como Igreja e, nesta unidade, levar também as nossas comunidades a melhor participação, crescimento espiritual e também momentos de celebrativos”.

De acordo com o Pe. Aldecir Corassa, Coordenador de Pastoral, este é mais um momento que ficará marcado na história da Diocese. “O lançamento, na verdade, ele quer ser um ápice daquele trabalho já realizado e também uma proposta para que nossas comunidades possam ter esse material em mãos e melhor celebrar nas suas comunidades de fé. Tenho certeza que esse material tem sido um crescente na diocese desde lá de meados de 90, quando iniciamos esse processo de construção de um material próprio da diocese, que viesse a ajudar na liturgia. E agora então, um novo material já atualizado com os textos atualizados de acordo com também com a terceira edição típica do Missal. E creio que isso vai ajudar as comunidades a melhor celebrar”, reforça.

Para os integrantes da equipe, ver o resultado do trabalho realizado e motivo de muita alegria.

Renati Machiavelli esteve participando desde o início da atualização do novo hinário e conta que apesar de ser um processo bastante trabalhoso, é muito gratificante ver o resultado. “A organização foi trabalhosa, mas prazerosa, porque a gente foi vendo assim, que tem muita coisa bonita, muita coisa boa, e a gente tentou trazer então, um pouco dessa satisfação, desse prazer de trabalho, para a construção desse novo hinário que agora vai ser impresso e vai estar nas mãos das comunidades”, diz.

Também, Andrinelli Kempf, integrante da equipe, se alegra em ver o resultado. “Para nossa diocese, para nossa equipe de Liturgia é uma alegria. Foi um trabalho muito extenso, muito longo, de quatro anos, muito minucioso, com muitos detalhes, com muito cuidado, feito com muito carinho pela nossa equipe e que a gente deseja. E que esse hinário ajude as nossas comunidades a bem celebrar, para que a gente possa então celebrar fielmente a liturgia de acordo com as instruções litúrgicas da Igreja, em consonância com o Hinário Litúrgico da CNBB e também de acordo com a realidade pastoral da nossa Diocese”, ressalta.

E o encontro seguiu durante todo o dia e contou com o ensaio de cantos.

Por Greice Pozzatto

Assessora de Comunicação Diocese de Cruz Alta