Diocese de Cruz Alta presente na 45ª Romaria da Terra
“Terra e Pão – em defesa dos territórios e da vida” foi o tema proposto para reflexão da 45ª Romaria da Terra, que neste ano foi realizada no Assentamento Integração Gaúcha em Eldorado do Sul, entre os dias 19 a 21 de fevereiro. A Diocese de Cruz Alta participou com diversas caravanas, reunindo romeiros de diversas paróquias.
Diferentes segmentos vinculados à espiritualidade e a luta social estiveram reunidos para caminhar, rezar e refletir sobre as dificuldades, desafios e compartilhar experiências.
Para Cinara Dorneles, Coordenadora das Pastorais Sociais e Cáritas da Diocese de Cruz Alta, mais uma vez o povo se fez presente, retomando a caminhada. “A nossa Diocese de Cruz Alta teve uma representação bem significativa na 45ª Romaria da Terra. Diversas caravanas e padres de nossa diocese participaram. Estava tudo muito bonito. Uma verdadeira retomada destas atividades. Mesmo com um pouco de chuva na parte da manhã, os romeiros não desanimaram. Foi um momento de louvar e agradecer a Mãe-terra pelos frutos que ela oferece e todas as maravilhas que ela nos dá. Foi, também, momento de fortalecer as lutas comuns, dos pequenos produtores, das pessoas que admiram o trabalho na terra, os assentados, indígenas, quilombolas. Foi um momento muito bom”, destaca.
A 46ª Romaria da Terra, em 2024, será em Ipê, na Diocese de Vacaria.
Por: Greice Pozzatto
Assessora de Comunicação da Diocese de Cruz Alta