Diocese de Cruz Alta

Destaques, Notícias gerais › 16/11/2021

Diocese de Cruz Alta realiza formação para aplicação dos 5% para a caridade

 

A caridade foi tema em destaque no final de semana em que se celebrou a V Jornada Mundial dos Pobres. Não apenas pelas atividades desenvolvidas em prol dos mais necessitados nas paróquias, mas, com a realização do encontro formativo sobre a aplicação dos 5% do dízimo para a caridade. A normativa já faz parte das Diretrizes da Diocese de Cruz Alta que deve ser colocado em prática em todas as paróquias a partir de 2022.

O encontro marca o recomeço das atividades presenciais na Diocese, seguindo protocolos de saúde e cuidados necessários, visto que ainda estamos em tempo de pandemia.

Conforme a Coordenadora das Pastorais Sociais, Cinara Dorneles, este encontro foi uma preparação para aquelas pessoas que serão os responsáveis, nas paróquias e comunidades, de fazer o atendimento àqueles que mais precisam, sejam eles: desempregados, migrantes e tantas pessoas que sofrem e estão m situação de pobreza. “O nosso papel é estar preparando estas pessoas para a ação pastoral sob o viés da caridade. Estamos felizes, pois muitas paróquias estão participando hoje, realmente empenhadas em seguir essa normativa, esta diretriz diocesana que já existe e será aplicada mais fielmente”, destaca.

Segundo o Pe. Eliseu Oliveira, o dízimo já tem esta dimensão da caridade, além da dimensão religiosa, eclesial e missionária e, por isso, a Diocese de Cruz Alta quer assumir com mais veemência esta dimensão. “Queremos que estes 5% sejam, de fato, para os pobres, para os excluídos, para a caridade, porque é o que está na Bíblia, é o que a igreja vem reforçando e o que nos pede o nosso Papa Francisco, para que olhemos para os pobres e nossa Diocese está indo para este caminho”, diz.

O padre Silvio Mazzarolo, Administrador Diocesano, destaca a importância do encontro formativo, visto que é importante ter uma boa preparação para fazer com que estes valores sejam investido em ações de caridade e estas ações cheguem, realmente, até aqueles que necessitam. “Um dos objetivos fundamentais da nossa igreja é o bem estar do ser humano. A igreja está sempre voltada para a vida e a dimensão da caridade faz parte disso”, reforça.

Por Greice Pozzatto

Assessora de Comunicação da Diocese de Cruz Alta

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X