Catequese é a temática do 31º Curso para Bispos
Dom Adelar Baruffi, Bispo Diocesano de Cruz Alta, está participando, de 26 a 28 de janeiro, do 31º Curso para os Bispos, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e pela CNBB. O curso tratou da temática da catequese. No dia 26 de janeiro, as conferências foram realizadas pelo Excelentíssimo Dom Rino Fisichella, Presidente do Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. No dia 27 de janeiro e 28, pela manhã, foi a vez de Pe. Flavio Placida, professor de catequética da Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma. No dia 28 de janeiro, à tarde, será a vez de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética, da CNBB. Após cada um das colocações, os bispos puderam assistir a um vídeo realizado de maneira clara, nas realidades do nosso tempo, em diversos regionais de nosso Brasil. Ao todo, foram 53 participantes do curso.
Segundo Dom Adelar Baruffi, os conferencistas souberam apresentar o Diretório Geral para a Catequese, que foi aprovado no último dia 23 de março de 2020. Portanto, “um grande e belíssimo texto, que merece nosso aprofundamento. As temáticas desenvolvidas foram uma apresentação geral do documento e, após, foi apresentado a Palavra de Deus e a catequese; a linguagem na catequese entre narração e beleza; a catequese e o compromisso ecológico. Enfim, a temática apresentada foi a da relação entre catequese e discipulado, uma história de aprofundamento e crescimento”. Dom Adelar acrescenta que “a catequese, que vive em nossa Diocese a Iniciação à vida Cristã, precisa estar sempre aprofundando seu conhecimento e a maneira mais adequada de poder apresentar o Evangelho aos homens do nosso tempo. Com certeza, só teremos bons cristãos amanhã, se tivermos uma séria e boa catequese hoje”.
O olhar principal está na dimensão do querigma. O anúncio fundamental da fé e seu acompanhamento está na fundamentação da missão da Igreja. “A catequese é um ato de natureza eclesial, que nasce do mandado missionário do Senhor (Mt 28,19-20) e que está orientada, como seu nome indica, ao fazer ressoar continuamente o anúncio de sua Páscoa no coração de cada pessoa, para que a sua vida seja transformada” (DGC, n. 55).