Diocese de Cruz Alta

Notícias gerais › 04/11/2021

Memória Litúrgica de Bem-Aventurada Bárbara Maix será celebrada neste sábado

No sábado, 06/11, será celebrada a Memória Litúrgica de Bem-Aventurada Bárbara Maix (ou Beata), fundadora das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A data também recorda os 11 anos da beatificação, ocorrido no Gigantinho.
Madre Bárbara foi a primeira mulher beatificada no RS.
HISTÓRICO
Madre Bárbara Maix nasceu na Áustria, em 1818. Perseguida em Viena, por causa de sua opção pela vida religiosa, mudou-se para o Brasil, em 1848. No ano seguinte, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Viveu no Brasil por 25 anos, dos quais, 11 no Rio de Janeiro e 14 anos em Porto Alegre, onde trabalhou no atendimento às meninas pobres e desvalidas. Também teve passagem pelas cidades de Rio Grande e Pelotas. Faleceu em 17 de março de 1873, no Rio de Janeiro (RJ).
A vida cristã de Bárbara Maix, o testemunho de santidade e a cura milagrosa do menino Onorino Ecker, vítima de grave queimadura, ocorrido em 1944, em Santa Lúcia do Piaí, Caxias do Sul, foram determinantes para que o Papa Bento XVI a proclamasse Bem-Aventurada (ou beata, em italiano). A beatificação aconteceu no dia 06 de novembro de 2010, no Gigantinho, em Porto Alegre. A Causa de Canonização está em andamento, na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano.

Irmãs ICM/Divulgação

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X