Missa do Crisma e Bênção dos Santos óleos reúne Clero da Diocese de Cruz Alta
Missa foi celebrada pelo Arcebispo Emérito de Santa Maria, Dom Hélio Rubert
O Clero da Diocese de Cruz Alta esteve reunido na celebração da manhã desta Quinta-feira Santa, 06/04, para a celebração da Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. A celebração foi presidida por Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Santa Maria.
Dom Hélio abençoou os óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Cada padre leva uma porção dos óleos para a prática dos sacramentos em suas Paróquias.
“Fui muito bem recebido em Cruz Alta. Quero desejar a todos uma Feliz e Santa Páscoa do Senhor. Rezem bastante, confiem no Senhor e não esqueçam que Deus sempre está em primeiro lugar em nossa vida”, diz o Arcebispo. Dom Hélio lembra a vinda do novo Bispo para a Diocese de Cruz Alta, que define como “uma pessoa querida. Eu o conheço. Acolham-no com o coração aberto, de braços abertos, para ele se sentir, realmente, numa grande família, em casa, como eu me senti. Que Nossa Senhora de Fátima estenda sempre sua mão materna e carinhosa sobre as famílias, sobre todos, especialmente aqueles com maior dificuldade. Não estamos sozinhos. Somos uma família e o Senhor caminha conosco”, destaca.
Conforme o padre Silvio Mazzarolo, Administrador Diocesano, o dia é de alegria, tanto pelo encontro de todo o clero, como pela importância da data, dia da instituição da eucaristia, bem como dia de renovar as promessas feitas no dia da ordenação. “Com esta missa, estamos abrindo oficialmente o nosso tríduo pascal, que segue com a missa de lava pés nesta noite, nas paróquias, a celebração da paixão, na sexta-feira, no sábado a vigília Pascal, culminando no domingo de Páscoa, a grande festa da Cristandade, a festa da Ressurreição do nosso Salvador. E assim com toda a Diocese, continuamos em oração para que permaneçamos a na unidade e logo possamos receber nosso novo Bispo, Dom Nélio”, ressaltou.
Quais são os óleos
Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus
Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. O óleo é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
Greice Pozzatto
Assessora de Comunicação da
Diocese de Cruz Alta