Diocese de Cruz Alta

Missa festiva marca despedida de Dom Adelar e abertura do sínodo na Diocese de Cruz Alta

 

Uma missa festiva, celebrada no domingo, 24/10, Dia Mundial das Missões, marcou a abertura do Sínodo na Diocese de Cruz Alta, os 190 anos da Paróquia Divino Espírito Santo – Catedral Diocesana e, de forma especial, a despedida de Dom Adelar Baruffi. Esta foi a última missa celebrada por ele antes de sua posse como Arcebispo de Cascavel, em 31 de outubro.

A celebração contou com a presença de padres da Diocese e foi aberta ao público, respeitando o distanciamento social e as orientações de saúde.

Em sua homilia, Dom Adelar falou sobre a importância da participação no Sínodo, que traz o tema: Por uma Igreja sinodal, e lembrou que “Sínodo Eclesial significa o povo de Deus com/ e pelo caminho. Sinodalidade – O específico modo de viver do povo de Deus”, explicou.

No dia 17/10 Papa Francisco iniciou o caminho sinodal em três fases: Diocesano, Continental e Universal. Este caminho terá suporte maior em 2023 e todos devem participar.

“Temos questões a resolver. Temos que dar a nossa resposta. O Papa não precisa disso, mas ele quer assim. O caminho de Sinodaliedade é o caminho que Deus espera da Igreja. Este caminho proposto pelo Papa é único. Não existe e nunca existiu outro. Antes era diferente. Agora, todos podem dar sua palavra e, após 03 anos, em 2023, o resultado será escrito pelo Papa”, comentou.

Sobre sua despedida da Diocese de Cruz Alta, Dom Adelar reforçou as palavras do dia de sua nomeação, destacando que acolheu o pedido do núncio apostólico e irá para Cascavel, onde toma posse como Arcebispo no próximo domingo, 31, levando boas lembranças do povo da Diocese de Cruz Alta e com o coração cheio de esperança. “No coração bate o sentimento de perda e de esperança. Perda por deixar para trás o grande bem precioso que sempre temos conosco, que são as pessoas. Vou para Cascavel, mas cada um de vocês vai junto; e levo esperança neste novo caminho, de uma nova missão, um novo olhar para a vida. Tudo na vida é um novo começo. Um novo tempo. Deixa-se algum lugar para começar algo diferente, algo novo, cheio de desafios. Um novo tempo, uma nova oportunidade. A todos, muito obrigado”.

Ao final da missa, representações da Diocese, movimentos e pastorais prestaram homenagens a Dom Adelar. Ao meio dia, um almoço de confraternização foi servido no salão paroquial da Catedral, onde mais homenagens foram prestadas.

 

Por Greice Pozzatto

Assessora de Comunicação da Diocese de Cruz Alta

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X