Diocese de Cruz Alta

Notícias › 11/04/2020

Nossa Senhora de Fátima intercede por Cruz Alta

No dia da Ressurreição do Crucificado, dia 12 de abril, em que celebramos, de maneira restrita, por causa do COVID 19, a Páscoa, também, por iniciativa dos padres que atuam na cidade de Cruz Alta, será levada a imagem da Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, para interceder pelo povo nas ruas da cidade. No mesmo dia, em comunhão com toda a Igreja da América Latina, participaremos da consagração, pedida pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América. Queremos “pedir-lhe a saúde e o fim da pandemia, colocando-nos sob seu olhar amoroso nestes momentos difíceis, em que ela pode abrir-nos as portas da esperança”. A consagração a Nossa Senhora de Guadalupe também será no dia 12 de abril, na Basílica Nacional do México, às 14h no horário local. Claro, sabemos que a mesma Virgem Maria, de tantos nomes, qual mãe amorosa, acompanha-nos nos momentos alegres e, também, nas dificuldades. Sabemos da fé de nosso povo por Nossa Senhora de Fátima, basta ver a devoção, todos os anos, na novena e no dia da Romaria ao Santuário Diocesano, no segundo domingo de outubro, bem como tantas pessoas que lá no Santuário vão todos os dias. De lá do Santuário, a imagem, desde 1952, está voltada para a cidade, como uma mãe que cuida e ora por todos nós. Nestes dias, porém, queremos nos unir à sua súplica ao Filho Jesus, morto e ressuscitado, que vive e caminha conosco, pelo fim da pandemia e pela proteção de nossa cidade e Diocese.

Sempre que Maria se manifesta a nós, seus filhos, ela vem estender a mão da misericórdia do seu Filho Jesus. Foi assim em 1531, no México, quando diante da aflição do índio São João Diego, por causa da enfermidade do seu tio, Maria lhe diz: “Meu filho, nada te aflija. Não estou eu aqui que sou a tua Mãe? Não estás tu sob o meu amparo? Não sou eu vida e saúde? Não estás no meu regaço e sob a minha proteção? Tens necessidade de outra coisa? Não tenhas medo porque o teu tio já está curado”. Também nossa devoção maior, em 1917, em Lisboa, a Virgem de Fátima aparece aos três pastorzinhos e lhes recomenda que eles levem a mensagem da oração do terço, da penitência, da confissão e da construção da paz.

            Com a imagem da Virgem Maria iremos percorrer as principais ruas da cidade e, passaremos, em vários bairros. Iniciaremos após a missa das 8h, em frente da Catedral Diocesana. É o significado do que nos é pedido neste dia da Páscoa: vão e anunciem a todos a Ressurreição do Senhor, fonte de vida e de esperança. Nunca podemos desanimar. É obvio que não poderemos passar em todas as residências, mas toda a cidade e seus moradores serão abençoados. Como sinal da ressurreição de Cristo e da paz, os que desejarem podem deixar na janela um pano branco. Pediremos, pela intercessão da Virgem Maria, bênção aos hospitais São Vicente e Santa Lúcia, o Asilo, o Presídio Estadual e a UPA. Abençoaremos a todos os que têm como profissão o cuidado dos doentes. Passaremos pelas igrejas matrizes das Paróquias da Catedral, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Conceição. Concluiremos, com uma oração de bênção no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, que será transmitida pelo Facebook.

Ó Virgem de Fátima, renovamos mais uma vez, nossa confiança em vossas mãos por todo nosso povo da cidade de Cruz Alta e por toda nossa Diocese. Confiamos em vosso cuidado de mãe.

Dom Adelar Baruffi

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X