Nota da Diocese de Cruz Alta sobre o coronavírus (Covid 19)
Dirigimo-nos a todos os católicos de nossa Diocese de Cruz Alta, das 555 comunidades, nas 31 paróquias, sobre o modo de prevenirmos a chegada e o avanço da pandemia do coronavírus. Nossa Diocese quer ser solidária e acolher as orientações que as secretarias da saúde dos municípios e do Estado pedem a todos.
Neste tempo especial da Quaresma, quando caminhamos para Jerusalém, com Cristo, para sua morte e ressurreição, buscamos viver a conversão e a compaixão. Trazemos uma certeza: pelo nosso batismo somos uma grande família em Cristo. Precisamos demonstrar esta comunhão na fé, na liturgia e na caridade. Contudo, nossa comunhão nos traz a certeza que se um membro do corpo sofre, nós sofremos junto (cf. 1Cor 12,26).
Ordenamos que sejam, imediatamente, suspensas por tempo indeterminado algumas atividades eclesiais, como: festas patronais ou não, convivência nos salões paroquiais, catequese, cursos de formação, casamentos, batizados, retiros, grupos de oração e encontros pastorais. As celebrações de exéquias sejam somente com os familiares. A celebração das confissões seja realizada diretamente com o padre da paróquia, sobretudo neste tempo quaresmal.
No caso das celebrações das missas, deve-se seguir o que pede cada secretaria municipal da saúde.
- a) Onde é possível haver missa, deve-se observar as determinações das autoridades sanitárias e que as pessoas permaneçam sentadas com dois metros de distância. Também se deve retirar a água benta da entrada da capela. O ministro cuide da higiene das mãos para utilização dos vasos litúrgicos e, o povo, receber a comunhão eucarística sempre na mão. Manter as igrejas abertas, limpas e bem ventiladas.
- b) Onde não é possível haver celebração eucarística com a assembleia, dependendo da realidade de cada paróquia, pode-se realizar transmissão da missa por rádio ou facebook, presidida pelo padre da paróquia e o auxílio de alguns fiéis. Deve-se manter sempre a igreja aberta para as pessoas rezarem. E estando liberadas, podem responder ao preceito dominical, nesta situação emergencial, acompanhando pelos meios de comunicação. Recordemos que, em Cristo, estamos unidos na comunhão espiritual.
Enfim, continuamos nossa comunhão, com Cristo e com os irmãos e irmãs. Manifestemos nossa solidariedade neste momento. Colaboremos para que sejam evitadas aqui, entre nós, em nossas queridas famílias, os sofrimentos que esta pandemia pode trazer. O amor que temos pela vida nos pede esta prudência e fazer todo possível de permanecermos em nossas casas. É tempo de convivência familiar, boas leituras e de orações.
Estas orientações são passíveis de serem revistas.
A Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, saúde dos enfermos, interceda a Deus por todos os infectados e nos proteja.
Cruz Alta, 17 de março de 2020.
Dom Adelar Baruffi
Bispo Diocesano de Cruz Alta