Pastoral Presbiteral – Retiro do Clero
Caríssimos irmãos presbíteros da Diocese de Cruz Alta, em tempos de pandemia, em que o isolamento social representa a alternativa mais segura, devemos ter a certeza de que Deus em sua infinita bondade não nos isola. Nossas comunidades, mesmo com todos os problemas, permanecem vivas, assim como a chama da Fé que mantinha os Apóstolos confiantes, no Cenáculo, logo após a crucificação.
Atravessamos um período difícil na saúde pública por causa do “novo Coronavírus”, que se espalha rapidamente e pode representar um risco sério para a saúde e até para a vida de muitas pessoas. Por isso, na reunião do Conselho de Presbíteros no dia 10/06/2020 DECIDIMOS pelo CANCELAMENTO do Retiro Espiritual do Clero secular. Como proposta alternativa e segura para todos, faremos um Retiro Espiritual Orientado, mas em casa (Obs: material e demais detalhes foi encaminhado pelo WhatsApp, apenas para o Clero secular).
Ficou decidido que a Renovação das Promessas Sacerdotais (Clero secular e religioso) serão feitas na missa dia 02/08 nas respectivas paróquias onde cada presbítero esteja trabalhando, preferencialmente no horário da missa já existente (obs: rito da Renovação das promessas sacerdotais será encaminhado no final de julho).
O encontro do dia dos padres previsto para o dia 03/08 assim como o Encontro de Estudos do clero (secular e religioso) previsto para o dia 19/08 no Centro de Pastoral, estão cancelados.
Fujamos da tentação do ativismo como atestado de comprometimento com a missão. Antes, estejamos compromissados no testemunho verdadeiro e convincente de uma vida colocada a serviço, feita doação. Deixemo-nos conduzir pelo Paráclito – aquele que conforta, encoraja e reanima – pois “sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o Evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos”(Atenágoras)
Abraço fraterno!
Pe Magnus Camargo
Coordenador da Pastoral Presbiteral
Ijuí, 16 de junho de 2020.