Diocese de Cruz Alta

Pastoral da Família

Pastoral da Família

Coordenação: Pe. Gibrail Walendorff
e-mail: wgibrail53@gmail.com

Objetivo Geral

Promover, Fortalecer e evangelizar a família.
Objetivos Específicos
Formar agentes qualificados;
Acolher toda família da realidade em que se encontra;
Santificar aos laços familiares;
Apoiar a família no seu papel educador;
Promover a missão em família;
Valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;
Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais e movimentos eclesiais;
Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.

Metas e Ações

1. Formar agentes qualificados. Essa é a meta prioritária e indispensável da PF. Deve-se lembrar, porém, que a formação é um processo contínuo: ninguém se considere “diplomático e pronto” em matéria de pastoral. A formação dura a vida toda.
2. Oferecer, com qualidade, formação aos noivos, destacando os aspectos matrimoniais que apresentam maior fragilidade: que o matrimonio é indissolúvel, que as crises conjugais podem ser superadas, que a relação conjugal tem que estar aberta à procriação e a responsabilidade, em primeiro lugar, da educação dos filhos.
3. Acolher toda e qualquer realidade familiar, para que o Evangelho continue a penetrar em cada realidade da Igreja e especialmente na pequena Igreja doméstica, isto é, a família.
4. Unir esforços para que a família seja, de verdade, um santuário da vida, valorizando o ser humano desde a concepção até a morte e repudiando, de todos os modos, qualquer tipo de aborto, ajudando a compreender e praticar os métodos naturais.
5. Fortalecer os laços familiares pelos ensinamentos evangélicos, apontando caminhos para a solução das crises e dos problemas, para evitar as separações e o divórcio.
6. Incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras, para que pais e filhos façam do lar o melhor ambiente para o desenvolvimento da sua vida Cristã.
7. Despertar a família para o seu papel educador, pois a tarefa educativa é para os pais uma missão sagrada, insubstituível e intransferível.
8. Despertar o sentido missionário da família, pois é a família que evangelizará a família.
9. Oferecer sempre apoio aos casais e famílias das comunidades e paróquias, e aproximar as famílias afastadas da Igreja.
10. Promover participação das famílias nos tempos litúrgicos mais importantes programando reuniões para reflexão, celebração e oração, utilizando subsídios especialmente preparados.
11. Continuar articulando e buscando apoio dos membros dos Movimentos, Serviços e Instituições Familiares e de promoção e defesa da vida, que até já atuam como agentes da PF nas paróquias ou dioceses.
Destinatários
A Pastoral Familiar se destina a todas as famílias e a todas as situações familiares. Destiná-se as famílias já bem constituídas, às famílias desestruturadas e as famílias que ainda serão construídas. Abrangendo três etapas: Pré – matrimônio, Pós- matrimônio e Casos Especiais.

X