Diocese de Cruz Alta

Destaques › 05/05/2022

Visita ad limina: Padre Silvio participa de audiência com o Papa Francisco

Foto do Site VaticanNews: Episcopado gaúcho com o Papa Francisco

 

O momento mais esperado da Visita Ad Limina, a audiência com o Papa Francisco, aconteceu na manhã desta quinta-feira, no Vaticano. A Diocese de Cruz Alta, que se encontra vacante desde o dia 22/09/2021, está representada pelo seu Administrador Diocesano, Pe. Silvio Jorge Mazzarolo, na Visita Ad Limina, que acontece em Roma, de 02 a 10/05.

A Visita, que reúne todo o episcopado gaúcho pertencentes ao Regional Sul 3, estava marcada para o ano de 2020, mas, em função da pandemia do covid-19, precisou ser adiada.

O desembarque foi ainda no domingo, dia 1º de maio e, desde o início da visita, a cada dia, o episcopado inicia as atividades celebrando a Missa em um local especial: as Basílicas de São Pedro, São João do Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.

De Roma, o padre Silvio nos relata que passaram por vários Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões e puderam conhecer o funcionamento de vários setores do Vaticano. O ponto culminante e mais esperado pelo grupo foi a audiência com o Papa Francisco, realizada na quinta-feira, dia 05.  “Encontramos o Papa Francisco, muito alegre, muito feliz. Recebeu-nos de coração aberto, pedindo que falássemos e perguntássemos o que fosse preciso. Francisco não mediu esforços para responder nossas indagações, sempre com muita sabedoria e lucidez. Realmente ele é um homem de Deus. Mais do que isso, é o Espirito Santo em pessoa no meio de nós, cristãos católicos. Nós só temos a agradecer a tudo que o Papa representa para nossa Igreja Católica, e, também, pela amável recepção que ele nos fez”, destaca.

Segundo o padre, o encontro com o Papa foi um momento muito rico, muito fraterno, um “momento de união da Igreja do Rio Grande do Sul com o Papa”.

Conforme relato do Administrador Diocesano, entre os assuntos esteve a guerra entre Rússia e Ucrânia, a preocupação do Papa com alguns extremismos que estão acontecendo na América Latina, entre outros assuntos, como o Pacto sobre a educação lançado em 2019, sendo um ponto alto da audiência. “Durante a reunião, abordamos ainda a situação do clero no Brasil e, de modo especial, no Rio Grande do Sul, onde destacamos certa crise vocacional e os problemas enfrentado por muitos padres no pós-pandemia”, conta.

Para o padre, este está sendo um momento de muita graça, de uma experiência rica, e também de muito aprendizado. E lembra: “O Papa manda benção para todo o povo brasileiro e para cada diocese. Que as bênçãos de Deus estejam com todos vocês”.

 

Por: Greice Pozzatto

Assessora de Comunicação Diocese de Cruz Alta

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X